dezembro 29, 2005

Corrs "All The Way Home"

Estou sem palavras! Acabei de ver o documentário sobre a vida do grupo irlandês The Corrs, que vem no duplo dvd "All The Way Home". Ao ver como foi feita a história desta familia musical, revi tantas memórias! Sim..os Corrs fazem parte da minha vida! Ainda me lembro perfeitamente quando em 1996 eu procurava desesperadamente pelo cd daquele grupo de irmãos cuja música ("Runaway") ecoava na minha cabeça há dias! Tanta loja de música e se havia alguém do outro lado que me respondia "Sim, conheço" já era uma vitória!! Ter o cd à venda...isso era outra história!! Mas ao fim de algum tempo lá o mandei vir de Espanha...

Este documentário percorre toda a história dos Corrs, desde 1990 quando ensaiavam na sala, até aos dias de hoje em que prepararam há pouco tempo o ultimo album todo ele composto por músicas tradicionais celtas. Tem cenas inéditas, videos de actuações nos irish pubs onde eles começaram, mostra o longo percurso que foram percorrendo até atingir o patamar do sucesso mundial, coroado com o seu 2º album "Talk on Corners" no 1º lugar de vendas e o 1º album "Forgiven, not Forgotten" no 2º lugar...

A sua música faz-me alcançar uma paz interior e harmonia que é dificil traduzir por palavras! Hoje em dia são conhecidos em todo o lado, enchem pavilhões e alguns estádios onde quer que vão, mas para mim hoje têm exactamente o mesmo valor que tinham há 10 anos quando os ouvi pela 1ª vez! É com bastante alegria que vejo este dvd editado e com legendas em português por exemplo! Era impensável há uns tempos atrás, até porque só no ano passado eles vieram pela 1ª vez ao nosso país, mas a recepção foi de tal maneira que voltaram uma 2ª vez 4 meses mais tarde!

É dificil definir a música do grupo, talvez pop-rock-folk, não sei! Mas uma coisa eu sei, é a paixão que eles colocam no que fazem e o facto de terem o ingrediente da música tradicional celta que faz com que capturem o coração de quase todos aqueles que os ouvem. Ainda que tenha um mau pressentimento, espero que este dvd não seja o ponto final numa carreira que começou há 15 anos e que tem tudo para continuar na senda do sucesso já alcançado. Assim espero...

dezembro 28, 2005

Retrospectiva de 2005..

Chegados a esta altura e pegando no exemplo do ano passado neste mesmo blog, é tempo de fazer uma revisão da "matéria dada" ao longo do ano. Aqui fica a minha opinião sobre o que de melhor se passou no ano de 2005!

exemplo: os adeptos do Sporting após a derrota na final da taça Uefa em Alvalade. Eu estava completamente de cabeça baixa a partir dos 70m, mas a maioria do estádio continuou a apoiar a equipa e deu-lhe uma enorme ovação após o apito final, fazendo posteriormente o mesmo com a equipa do CSKA Moscovo. Eu, não consegui fazer o mesmo!!..

anedota: "O Joãozinho estava a comer um gelado e chega a Maria e diz: - Joãozinho, deixas-me chupar um bocadinho? e o Joãozinho: - Deixo, enquanto eu como o gelado!" by Thoth

filme: "Crash". Num ano excelente do ponto de vista cinematográfico, acabo por escolher este filme realizado pelo argumentista de "Million Dollar Baby". É um autêntico soco no estômago do espectador e que nos faz pensar e falar sobre ele nos dias seguintes a vê-lo. Praticamente no mesmo patamar coloco "Lord of War" e aquele que foi o filme que mais mexeu comigo,"Elizabethtown". Com uma menção honrosa ficam outros títulos como "Batman Begins", "Sin City", "King Kong" e "An Unfinished Life".

música: Este ano não vou escolher uma, mas sim 12!! São as 12 músicas daquele que para mim foi o album do ano ainda que tivesse sido realizado em 2004, "Hopes and Fears" dos britânicos Keane. Uma pena não terem ido a Alvalade..

desporto: Sporting. Se o ano passado neste item tinha colocado o FC Porto, este ano o normal seria colocar o campeão nacional por o ter sido ao fim de 10 anos, apesar da forma menos clara como o conseguiu. Contudo a equipa do Sporting merece a referência devido à magnífica carreira europeia que realizou! Só baqueou na final, ainda que no seu próprio estádio! Ficam eternamente na memória a brilhante reviravolta contra o Newcastle, a excelente exibição em Roterdão e em Middlesborough e a épica meia final com o Az Alkmaar com o passaporte para a final a ser conseguido no último segundo do..prolongamento!

surpresa: 18-05 Lisboa e Tiago Monteiro. Assistir ao vivo a uma final da Champions League não é todos os dias! Assistir ao vivo a uma final da Taça Uefa também não!! Assistir a uma final estando o teu clube presente, é um sonho! Ainda por cima, gratuitamente e com tratamente VIP..Mais uma vez, à pala de um passatempo estive presente numa nova final, desta vem em Lisboa, no novo Estádio José de Alvalade. Foi pena o desenlace..não há mesmo finais felizes, pelo menos para alguns..
Quanto ao Tiago Monteiro, os factos falam por si! Acabou praticamente todas as corridas do mundial, pontuando por 2 vezes num carro medíocre! Dificilmente poder-se-ia esperar melhor. Que a sorte o acompanhe em 2006...

sms: "Ola,fala-vos o Bono...obrigado pela mensagem. Por favor, de agor o proximo passo em www.pobrezazero.org e faca parte da geracao que diz nao a pobreza extrema" by 3033, durante o concerto dos U2 em Alvalade, após mandarmos uma sms para África

msn: "conoes escolhidos bem a dedo" by marshal

revelação: Sp. Covilhã. Numa altura em que muitos clubes estão à beira da falência e com ordenados em atraso, este pequeno clube da beira interior que veio da 2ª Divisão B, está nos lugares de topo da 2ª Liga do futebol português! O feito torna-se ainda mais relevante devido ao facto de grande parte do plantel ser constituído por miúdos da região! Fantástico!

momento "dread": sem dúvida o dia 20-08! Foi o casamento do dread Proença, vulgo "palhacito" ou também "Ricardito da oficina". Foi memorável!! Duma coisa ele já não se livra...foi e será sempre o 1º dread que se casou! Parabéns palhacito!

"carreira": após uma experiência no inicio do ano a "ensinar" miúdos, eis-me em Lisboa desde Setembro, a ensinar teenagers!

nostalgia: 21-12 CILAN. E já passaram 10 anos sobre o dia que viria a mudar a vida de alguns...pelo menos no que à estupidez diz respeito!

o momento: 14-08 Lisboa, U2 ao vivo. Palavras para quê...são provavelmente a melhor banda do Mundo!

dezembro 27, 2005

"Bono por Bono"


Este livro bem podia ser uma biografia do senhor que dá pelo nome de Paul Hewson e que para muitos foi a personalidade de 2005. Mas este livro consiste num conjunto de conversas informais de Bono com o seu amigo e jornalista Michka Assayas, que vive e trabalha em Paris e que conheceu Bono em Londres em 1980, e foi o primeiro jornalista a apoiar os U2 fora da Irlanda e do Reino Unido.

Ao longo do livro, Bono aborda inúmeras questões muitas delas relacionadas com a causa que o move presentemente, África. No entanto nalguns capitulos ainda nos é dada a conhecer a forma única como ele vê certos e determinados assuntos, ou como ele viveu alguns acontecimentos que o marcaram. Desde a pressão de ser uma estrela de rock, ao modo como os U2 quase foram à falência com a ‘Zoo TV Tour’, aos seus ídolos (Bob Dylan, Willie Nelson, Prince entre outros), como Adam Clayton precisou de quase 5 anos para ultrapassar os problemas de álcool e drogas, como Bono encarou a morte do seu pai Bob ou como ele escapou por pouco a um ataque bombista em Dublin, em ‘74, em que morreram 33 pessoas.

Bono é uma estrela como qualquer outro elemento dos U2, mas a forma como ele nos dá a conhecer a sua maneira de ver e viver as coisas no livro torna esta obra uma viagem obrigatória não só para os seus fãs ou da banda, mas também para todos os outros, porque não há no mundo muitos como ele..

dezembro 26, 2005

clássicos: "Sensible Soccer"


Quem não se lembra de imagens como as anteriores!! Que saudades! Este foi "o jogo" que revolucionou o futebol para o pc! Na altura estava para os mesmos como hoje em dia o está o Pro Evolution Soccer 5!

"Sensible Soccer" era um jogo bastante simples do ponto de vista gráfico, mas enormemente aditivo! Tantas tardes passei eu na jogatana..a marcar aqueles remates em arco de fora da área, aqueles golos de cabeça após um canto, a tentar tapar os buracos defensivos após uma expulsão dum defesa nosso, era demais! Revolucionou o "cyberfutebol"! Aqui fica um pequeno tributo a um dos melhores jogos de futebol de sempre para pc! Se quiseres aprofundar mais um pouco o conhecimento sobre o jogo aqui fica um link interessante..

dezembro 21, 2005

era uma vez...há 10 anos atrás!

e aqui vem o 2º post do dia!!! Sem ser inédito...é coisa rara!! ehehehehe!! Mas este, no dia de HOJE era inevitável...

é verdade..já lá vão 10 anos! Podia ter escolhido a foto oficial para este post, mas escolhi esta devido ao facto de grande parte do grupo (não estão todos na imagem, mas hoje será sempre o dia de todos!) ter vestido as famosas t-shirts pimpirlas aka pano do pó!!


Parabéns para nós e que este dia 21 de Dezembro esteja sempre presente na nossa vida! Para quase todos é certo que está...

p.s. - já agora parabéns palhacito (Proença)!! Hoje também é o teu dia!

a noite de KOBE..



"Kobe Bryant, dos Los Angeles Lakers, estabeleceu nesta madrugada um novo recorde pessoal esta temporada ao conseguir 62 pontos na vitória da sua equipa sobre os Dallas Mavericks por 112-90. No primeiro tempo, Kobe Bryant tinha já 32 pontos e no terceiro período fez mais 30, a quarta melhor contagem num quarto, na história da NBA. Bryant esteve todo o último tempo no banco, o que torna a sua marca ainda mais meritória."
in O JOGO
Palavras para quê..he's the best!!

dezembro 19, 2005

xiiiiiiiii...ao tempo!!

esta faz parte do meu imaginário..

Fábio Jr. e Bonnie Tyler "Sem Limites Pra Sonhar"

Há uma chance da gente se encontrar
Há uma ponte pra nos dois em algum lugar
Quando homem e mulher
Se tocam num olhar
Não há força que os separe

Há uma porta que um de nos vai ter que abrir
Há um beijo que ninguem vai impedir
Quando homem e mulher
Se deixam levar
É fácil viver mais

Há uma estação
Onde o trem tem que parar
Tô na contramão
Te esperando pra voltar
Pra poder seguir
Sem limites pra sonhar
Pois é sé assim
Que se pode inventar o amor

There's a story which is waiting for the heart to write
I'm going crazy here, just wanting you to close up the night
When the love in a woman
Finds the love in a man
There's nothing too precious to hold it

The door is open for the first time when your heart returns
In the silence of a kiss we will burn
When the heat in a woman
Finds the heat in a man
The flame burns forever

They'll come a time, my love, when the searching has to end
I'm on the wrong-way street, I need more than just a friend
And I"m standing here, just trying to touch the stars
Nothing else to lose when you're reaching for the infinite heart

dezembro 18, 2005

curiosidades...ou memória curta?


Carga sobre o guarda-redes!!!?? Naaaa...tão mas...este tinha sido um frango e este agora para os media já é falta?? Há algo que me escapa...

Já agora..curioso como os jogadores do Setubal escolheram logo o jogo contra o Benfica para começarem a rescindir...

dezembro 14, 2005

uma das músicas do ano!

Há músicas que quase podemos apelidar de nossas! Simplesmente porque desde a 1ª vez que a ouvimos no meio daquele album tão bom ou mau, foi logo aquela que mais nos chamou a atenção. E tão bom que é quando essa música não é um dos singles que sai logo para as rádios e que toca vezes sem conta!! Sim..porque aí a música começa a perder aquela essência que tem logo no início e que nos dá o prazer de podermos chegar a casa e colocá-la a passar de quando em vez. A partir do momento que começa a passar na rádio vezes sem conta, a música passa a ser de todos e ao mesmo tempo começa a ganhar aquele estatuto que algumas ganham ao fim de algum tempo e tornam-se quase banais. Isto tudo para dizer que por exemplo o "Daffodil Lament" ainda hoje é na minha opinião a melhor música dos Cranberries, "Tear" uma das melhores dos Smashing Pumpkins, "Van Diemen's Land" dos U2 e por aí fora. Aposto que alguns destes nomes nunca ouviste sequer falar..

A música que me fez realizar este post é na minha opinião a melhor música de um excelente album, talvez mesmo o melhor do ano, o que a torna como uma das melhores músicas do ano na minha opinião! O album chama-se "Hopes and Fears" dos britânicos Keane e o single começou há umas semanas a "rodar" nas rádios, mas desde o inicio foi aquela que me ficou logo: "Bedshaped". Aqui fica o mp3 e a respectiva letra. Colunas a meio gás e sintam a música...

Many's the time I ran with you down
The rainy roads of our old town
Many the lives we lived in each day
And buried altogether
Don't laugh at me
Don't look away

You'll follow me back
With the sun in your eyes
And on your own
Bitch'in and legs of stone
You'll knock on my door
And up we'll goIn white light
I don't think so
But what do I know?
What do I know?I know!

I know you think I'm holding you down
And I've fallen by the wayside now
And I don't understand the same things as you
But I do

Don't laugh at me
Don't look away

You'll follow me back
With the sun in your eyes
And on your own
Bitch'in and legs of stone
You'll knock on my door
And up we'll goIn white light
I don't think so
But what do I know?
What do I know?
I know!

Ooh
And up we'll go
In white light
I don't think so
But what do I know?
What do I know?
I know!

dezembro 07, 2005

Parabéns!!!


Parece que foi ontem!! É verdade..faz hoje 1 anito que isto nasceu! Obrigado a todos os que cá passaram, muitas ou poucas vezes, ao longo deste ano. Algumas das vezes como um simples desabafo, outras como um ponto de vista este passou a ser o meu cantinho na net! Não é imprescindível, mas também é sempre bom saber que há alguém do outro lado que de vez em quando até vem dar uma vista de olhos neste chorrilho de baboseiras..

Bem haja!

../ l00ker

dezembro 02, 2005

aquela música...

Eis uma música que desde a primeira vez que ouvi me ficou! É fantástica!! Foi no trailer do filme "Broken Flowers" e faz parte da sua banda sonora. A sonoridade faz lembrar os Rolling Stones e tem algo de especial. Talvez no filme ainda ganhe mais vida..

The Greenhornes "There Is An End"

Words disappear,
Words weren't so clear,
Only echos passing through the night.

The lines on my face,
Your fingers once traced,
Fading reflection of what was.

Thoughts re-arrange,
Familar now strange,
All my skin is drifting on the wind.

Spring brings the rain,
With winter comes pain,
Every season has an end.

I try to see through the disguise,
But the clouds were there,
Blocking out the sun (the sun).

Thoughts re-arrange,
Familar now strange,
All my skin is drifting on the wind.

Spring brings the rain,
With winter comes pain,
Every season has an end.

There's an end,
There's an end,
There's an end,
There's an end,
There's an end.

novembro 30, 2005

"Elizabethtown"


O poster engana! Este filme é muito mais que uma simples comédia romântica que o mesmo leva a crer. Este filme é excelente, na onda de outro grande filme do mesmo realizador: "Jerry Maguire". Filme com algumas cenas que se tornarão míticas na história do cinema (tal como o "Show Me the Moneeeeeeey!!") e com um elenco a merecer nota de destaque! Orlando Bloom tem a sua melhor interpretação até à data e Kirsten Dunst está simplesmente..fabulosa!! Começa a ganhar estatuto neste tipo de filmes!! A sua simples presença é qualquer coisa..

O filme é imperdível! Mesmo quando o mundo parece querer desabar sobre nós, há sempre alguém que vai estar do nosso lado: a família!

"I mean everybody's got to take a road trip, at least once in their lives. Just you and some music.."

novembro 26, 2005

Moby "Love Should"

aqui fica o mp3 e respectiva letra.

So we sleep in beds
We've never made
Holding close to love
When love should fade
Holding on to this is the best thing we'll ever do

Morning sun is sweet and soft on your eyes
Oh my love, you always leave me surprised
Before my heart starts to burst
With all my love for you

And know how it rains
And know how it pours
I never could feel this way
For anyone but you

And know how it rains
And know how it pours
I never could feel this way
For anyone but you

So it takes some time
And slip away
Holding on to love
When love should stay
Holding on to you is the best thing I'll ever do

Evening sun is sweet and soft in your face
So I'll never ever leave this place
I feel my heart start to burst
With all my love for you

And know how it rains
And know how it pours
I never could feel this way
For anyone but you

And know how it rains
And know how it pours
I never could feel this way
For anyone but you

novembro 20, 2005

Real Madrid 0:3 FC Barcelona

Palavras para quê? As imagens e as crónicas dos jornais espanhóis, alguns deles de Madrid, falam por si...






Apenas uma nota final..Samuel Eto'o aquele que o Real teimou em emprestar durante alguns anos e que o Barcelona foi buscar o ano passado, voltou a marcar contra o seu ex-clube! É preciso ter azar...

novembro 17, 2005

uff..mas que dia!!

Isto passou-se na passada 3ª feira, dia 15! Como todas as terças, lá comecei o dia às 6.40 da manhã dando aulas até ás 16.45. O dia custou bastaaaaaante a passar!! Tava morto de sono pois quase não tinha dormido. Mas..mal chego a casa, tinha um convite para me iniciar num desporto que já há algum tempo queria experimentar: o squash!

Ás 20h lá fui com o meu comparsa desportivo, o Júlio, jogar a um clube que existe perto de Alvalade. Bem...no final, apenas me resta dizer que aquelas t-shirts COMPLETAMENTE encharcadas que um gajo costuma ver na tv..é mesmo verdade!! Fiquei desfeito em suor!! Mas valeu a pena! É um desporto muito porreiro, bastante exigente e que requer uma condição física potente (tudo o que ainda me falta!) pois uma pessoa está sempre em movimento! Gostei e temos desporto pró Inverno que se aproxima...

Após o merecido banho e quando me preparava para subir as escadas que dão acesso à entrada do clube, deparo-me com uma classe de Judo ou Taekwondo que decorria numa porta ao lado. Aprochego-me e qualnão é o meu espanto quando vejo quem era um dos professores que estava debruçado sobre uma morenaça com um belo parzorro, enquanto faziam um exercício..ufa!! o ganda maluco RUI UNAS!! :)

A seguir tinha combinado um jantar com o Claudio e o João, rapazolas que ca anda por Lisboa e que conheço dos tempos do liceu! Lá fomos nós à Portugália! O Claudio estaciona o carro perto do Vasco da Gama e quando íamos só os 2 na rua a conversar, olho pra frente e penso "Eu conheço este gajo!!" de repente vejo quem vinha atrás e até fiquei sem palavras!!! Eram os GATO FEDORENTO!!! Nem tive reação! Faltaram-me as palavras!! Foi pena..

E pronto..de seguida lá emborquei 3 canecas da melhor cerveja que já bebi até hoje (é de fabrico próprio e desce tão bem!!), a da Portugália! E não..não encontrei mais ninguém conhecido!! Mas sim...sonhei com a morena que tava na aula de judo!!

novembro 12, 2005

"Senhor da Guerra"


E S P E C T A C U L A R ! ! ! ! !

Magnífico filme! Já tinha lido e ouvido boas críticas, mas sinceramente não esperava que este filme fosse tão bom!! O melhor elogio que lhe posso fazer é que está ao nível de "Colisão"! Alías não tenho ideia de um ano em que houvesse dois filmes tão bons como estes! Fantástico!!

Nicolas Cage é um ucraniano que desde cedo começa a sentir aquilo que lhe estava destinado na vida: as armas! Ao longo dos anos vai subindo a pulso até chegar ao topo do negócio, digamos assim. Mas isto é apenas o inicio de uma história fabulosa (mais uma obra-prima do argumentista e realizador Andrew Niccol) que mexe com o espectador e que acaba por ter no final do filme, a cereja no topo do bolo! É dificil adjectivar este filme e poder dizer mais qualquer coisa, porque será sempre pouco.

Imperdível!!

novembro 11, 2005

"Coçar onde é preciso"

Não há palavras para descrever aquilo que ao longo dos anos este senhor tem feito! Voltar a vê-lo ao vivo foi algo de extraordinário, após a "A Treta Continua..". Não sou um grande fã de teatro, admito, mas sempre que puder não volto a falhar uma peça deste senhor, porque este homem merece tudo de bom! É dos actores mais talentosos do nosso país, desde o tempo do "Rir é o melhor remédio", passando pela "Herman Enciclopédia" onde começou a ganhar estatuto de culto, até à "Conversa da Treta", incorrendo no teatro por "Molero" ou "Arte". Este "Coçar onde é preciso", como o próprio refere é um apanhado de situações que lhe aconteceram ao longo destes anos e que são tipicamente "portugas" no bom sentido da palavra.

Tudo o que passa adjectivar à peça é pouco, porque estas coisas é para serem vistas ao vivo, apreciadas e têm o valor que têm! É caro? É, mas é qualidade garantida! Ainda bem que há pouco tempo, forças maiores acharam que ainda era cedo levá-lo deste mundo! Como ele não há muitos e a prova disso, se para tal fosse preciso, é a sua obra.

Pegando numa frase celébre duma personagem sua do "Herman Enciclopédia".. "ESTE HOMEM É UM SENHÔRE!!"

novembro 09, 2005

"As Bonecas Russas"


Nem sei o que diga! Posso começar por dizer que hoje houve partes do filme que ainda não me sairam da cabeça..contudo a maior parte do filme é completamente inconsequente!! Vou trocar isto por miúdos..

Até aos ultimos 25m de filme o saldo era bastante negativo! Apenas uma ou outra cena cómica, mas um argumento muito fraquinho, sem grandes momentos e que não trazia nada de novo relativamente ao original! Os ultimos 25m...salvam o filme e de que maneira!! Muito bons!! Pegam finalmente no tema que era suposto o filme tratar (são os mesmos personagens do 1º filme, A Residência Espanhola, mas 5 anos mais tarde) e tem cenas bastante bem conseguidas! Há momentos na parte final que ficam pra história como se costuma dizer, lembrando-me especialmente da cena no comboio!

Por vezes a perfeição não está naquilo que sempre sonhámos, mas sim naquilo que encontramos...

novembro 03, 2005

rascunhos..

03-04-99, tudo está em harmonia! Estou sentado num banco de jardim, sozinho, em frente ao Nou Camp onde espero que os portões abram para ir comprar o tão ansiado bilhete que me vai levar no dia seguinte a um carrocel de sentimentos fantástico! Um dos meus sonhos de criança..o sítio que me habituei a ver desde menino e onde grande parte dos meus ídolos pisava o relvado e realizava magia com as chuteiras. Enquanto esperava, o tempo parecia parado, uma brisa agradável abraçava-me a cara e não conseguia, não sei porquê, tirar os olhos da árvore em frente! Que segredos ela escondia? Quantos sonhos prestes a realizar-se como o meu teria presenciado? Enquanto me encontrava neste clima harmonioso, os meus irmãos que não de sangue, encontravam-se na praia da cidade. O relógio não andou nesse dia, nem nos anteriores na cidade! Estava esquecido, pela 1ª vez na vida senti-me parte do local onde me encontrava! Naquele banco de jardim, sentia que tinha passado ali toda a minha vida, pois tudo era tão familiar, tão..tão..é dificil descrever! Quem dera que alguém tivesse pintado esse quadro...

03-11-05, tudo está mal!! Estou sentado no banco do 55 que todos os dias me acompanha no trajecto casa-escola. Os 30m do percurso parecem intermináveis. Durante esse tempo, vivo uma vida inteira! Tantas ideias, tantos lugares, tanta coisa..a indiferença eatá constantemente presente nos outros, contangiando-me cada vez mais! É incrível a forma como todos "deixam andar". Como é que chegámos aqui? Será que sempre foi assim e eu é que estava num mundo aparte? A cidade das luzes cegas está mortalmente ferida! Dificilmente recuperará e dificilmente eu mudarei algo. Cabe-me cumprir o "calendário" e esperar que estas nuvens que tanta chuva têm trazido, se movam de novo para oeste, porque para este fica o lugar onde pertenço...

outubro 26, 2005

"E Viveram Felizes Para Sempre..."

E eis que nos surge mais uma pérola do cinema francês!! Fantástico! Cada vez sou mais fã do cinema francófono! Têm o condão de mostrar de uma forma simples mas genial, as trivialidades do dia a dia, quer sejam amorosas, existenciais, etc. Este tipo de filmes no cinema americano, na maior parte das vezes tende para a lágrima fácil ou para o comercial, salvo raras excepções! O cinema europeu, do qual o cinema francês é o expoente máximo, mostra os filmes sem grandes alaridos técnicos mas com o essencial, ou seja o "sumo" sobre o tema do filme. EXCELENTE!

Falando mais especificamente do filme, este "Ils se marièrent et eurent beaucoup d'enfants" é mais uma grande obra cinematográfica que neste caso relata a determinada altura da vida as histórias de 3 amigos, sendo que 2 deles estão casados e anseiam pela vida que leva o 3º, que por sua vez é solteiro e mulherengo, mas que no entanto anseia pela vida que levam os outros 2...e quanto ao resto há mesmo que ver, porque este filme é dos melhores dos ultimos tempos. Divertidíssimo (já não me lembrava de rir tanto), emotivo, estranho, cativante e com uma banda sonora que foi escolhida a dedo! Os temas assentam que nem uma luva nas diferentes acções do filme em que se ouvem e ajudam a torná-lo como um dos melhores filmes do cinema francês de que tenho memória! A não perder, para quem realmente aprecia esta arte que dá pelo nome de cinema..

outubro 24, 2005

o mestre é e será sempre o mestre!...


"Entre el fútbol espectáculo y de control que yo defiendo y defenderé siempre y el fútbol resultadista por encima de todo hay un mundo. Un equipo pequeño se tiene que defender como sea y como pueda. Un equipo grande, con grandes jugadores, siempre tiene que dar más. Mucho más. Por el bien del fútbol. Por eso no sintonizo con los entrenadores que sólo priman los resultados, que sólo piensan en sí mismos sin pensar en el bien del fútbol. Por eso me alegra saber que a Mourinho le gustaría que le enseñara algunas cosas que defiendo. Le podría enseñar a jugar muy bien. Como en los setenta con el Ajax de Amsterdam y como en los noventa con el Barcelona. Con mucho gusto le enseño no solamente a ganar y a jugar bien, sino a ganarte el respeto de todo el mundo. Y esto está por encima de los títulos que uno pueda obtener. ¿Que mejor no le enseñe a perder una final por 4 a 0? Esto pasa cuando tienes una carrera muy larga. Una carrera que empieza a los 17 años y se alarga hasta los 40 como jugador, y luego otros años como entrenador. A su edad, tiene tiempo suficiente para aprender a ganar y a perder. Ganarte el respeto de todo el mundo ya es una historia distinta."

Johan Cruyff no diário espanhol "La Vanguardia"

Não podia estar mais de acordo! Mais uma vez repito..no desporto em geral não são só aqueles que ganham que ficam na história! Na estatística sim, mas há muitos outros que mesmo sem resultados tão bons ficarão para sempre na memória de quem é verdadeiro adepto de uma modalidade. Mourinho pode ser muito bom naquilo que faz e é, mas o Chelsea não tem um futebol que entusiasme! Ganha quase sempre? Ok, mas com o investimento que tem feito e aquilo que se tem visto, certamente não ficará na memória de todos como aquela equipa que maravilhou tudo e todos com o seu futebol, quer queiram ou não...

outubro 23, 2005

a crise do Sporting..

E o inevitável aconteceu na semana que passou. José Peseiro demitiu-se, seguiu-se-lhe o administrador da SAD Paulo de Andrade e o presidente Dias da Cunha!! No actual momento do clube, concordo com todas e penso que foi a melhor solução. No geral e esquecendo um pouco a situação actual, tenho pena duma delas, a de Peseiro!

Actualmente o técnico não tinha condições para continuar à frente da equipa, isto porque já não tinha mão sobre a mesma, via-se claramente que muitos dos jogadores já não estavam com ele (o jogo contra a Académica foi mau de mais) e grande parte dos adeptos também não...mas esses nunca estiveram!! Talvez se ele se chamasse Peseroski ou Peserovic a história fosse diferente..

A crise em que o futebol se encontra é claramente culpa da incompetência da direcção do clube que nunca teve olhos na cara para se ir apercebendo dos problemas que iam aparecendo, ou terá sido por acaso que homens competentes como Ribeiro Telles, Bettencourt e Carlos Freitas foram abandonando o barco? Peseiro para seu bem e porque merecia por tudo aquilo que tinha realizado, deveria ter saído com eles no final da época passada! Continuou fiel à direcção e agora acaba por sair pela porta pequena para muitos dos adeptos, mas não para aqueles que percebem um pouco de futebol!! E isto porquê?

1. Porque o único jogador que pediu à direcção durante todo o tempo (Wender) apenas lhe foi dado no último dia de inscrições (já se tinha perdido a hipótese de entrar na Champions) e com a contra de Rochemback sair;

2. Porque com uma equipa com metade do orçamento dos rivais Porto e Benfica, e apesar do péssimo início da época passada, com um plantel muito limitado e que não foi reforçado em Dezembro (entrou apenas o então júnior João Moutinho) conseguiu jogar "finais" todas as semanas durante 2 meses conseguindo a 3 jornadas do fim do campeonato chegar ao comando, não sendo campeão porque no jogo decisivo na Luz aconteceu aquilo que todos sabemos...;

3. Porque com esse mesmo plantel e jogando com uma equipa diferente aos domingos e 5ªs feiras conseguiu levar o Sporting pela 2ª vez na sua história a uma final europeia! Em 15 jogos europeus apenas conheceu o sabor da derrota em Alkmaar na meia-final num jogo memorável decidido no ultimo minuto do prolongamento (os jogadores que agora não correm, nesse jogo até comeram a relva..) e..na final ingloriamente perdida em Alvalade!;

4. Porque além de ter estado muito perto de conseguir os sucessos, fez com que a equipa jogasse um futebol fantástico em muitos dos jogos, pecando apenas nalguns por alguma irregularidade! Contudo ninguém esquece a forma como jogaram e ganharam em Roterdão ao Feyenoord, como viraram a eliminatória com o Newcastle marcando-lhes 4 golos, num jogo em que Liedson nem jogou, como espetaram 4:0 no Bessa e 3:0 em Braga quando jogavam sobre brasas e em que até mesmo o empate seria fatal para as aspirações! Mas o que fica mesmo era a maneira como a equipa jogava. Peseiro teve esse mérito! Tudo levava a crer que este ano seria só dar alguma continuidade e serem mais regulares, assim o técnico tivesse uma direcção competente a apoiá-lo;

Por tudo isto, Peseiro tem a sua quota parte de culpa..correcto! Mas nem por sombras é o principal culpado! A solução passará por eleições, que só acontecerão em Maio e até lá resta apoiar o profissional Paulo Bento e esperar que tenha mais sorte que o seu antecessor. Os resultados ditarão a sua continuidade ou não com a nova direcção da qual não tenho dúvidas que o senhor Dias Ferreira será o próximo presidente!

outubro 19, 2005

o 15º aniversário do IMDB!


Este site não precisa de apresentações!! É a bíblia online do cinema! Se lá procurares um filme e ele lá não estiver, é porque pura e simplesmente ele..não existe! E este site de referência é notícia no meu blog, porque no dia 17 de Outubro completou 15 anos de existência!

Possuindo a maior base de dados sobre cinema existente é obrigatório para quem gosta de estar informado relativamente aquele filme que vi no outro dia, aquele actor/actriz que entrou naquele filme e não sei o nome, à ficha completa de cada actor/actriz, sobre as próximas estreias e projectos que estão previstos ou simplesmente para ver o que acham outros internautas relativamente ao último filme que vimos! É também por isso que a nota que cada filme possui, neste site, salvo raras excepções é de levar em linha de conta! Um filme que tenha no mínimo nota 7 já poderá ser interessante, 8 já é quase uma obra de arte e 9 é imperdível..

Para celebrar este aniversário, o pessoal do IMDB preparou a sua história , dando-nos a hipótese de ficar a par das histórias mais relevantes desde 1990 até aos dias de hoje. Por tudo isto e muito mais apenas me resta desejar felicidades para o futuro e deixar um merecidíssimo voto de PARABÉNS!

outubro 12, 2005

Resumo de 3 semanas

Ora aqui vai um breve resumo do que tenho feito por terras da capital!

O início foi terrível! Ir ao domingo pra Lisboa e saber que no dia a seguir ia-me apresentar numa escola secundária, imaginando o tipo de "gandulos" que ia apanhar, sendo tudo em cima do joelho pois só 2 dias antes tinha sido colocado e ter que começar logo dar aulas, sem nenhuma preparação prévia! Assustou-me um pouco no começo..confesso.

A recepção na escola, pura e simplesmente, não houve! A indiferença quando entrei na sala dos professores foi brutal! No Conselho Executivo apenas me perguntaram, "Quando é que começa a dar aulas?". Não foi propriamente o melhor começo!! No dia a seguir lá comecei a leccionar..

A 1ª impressão das turmas até nem foi má e hoje passado 3 semanas posso dizer que o saldo é positivo e as coisas têm tendência a melhorar! Além de tudo isto, levei com o acréscimo de ser director de turma...foram praticamente 3 semanas a aprender, a escrever muito no papel, a passar sempre a componente não lectiva na escola a trabalhar e culminou digamos que ontem com a 7ª reunião em...6 dias!! Que bem me está a saber a folga hoje! Mas não vai durar muito visto que as reuniões de departamento costumam ser às 4ªs...

No meio disto tudo, lá ia fazendo todos os dias 45m (30 de metro e 15 a pé) para ir prà escola, procurando por quarto havendo ofertas bastante superiores que aquilo que eu pretendia pagar, preparando as aulas do dia seguinte e dormindo pouco...muito pouco. Há 12 dias, quando já tinha um quarto pra ficar, soube que um dos colegas do Claudio, amigo que já vem dos tempos do Cilan e que gentilmente me ofereceu estadia até resolver o problema, ia deixar a casa e...lá acabei por ficar no mesmo sitio onde entrei: Chelas.

Posso dizer hoje que tou já mais adaptado a esta vida, vou e venho de autocarro todos os dias, as aulas começam a correr melhor e até já comecei a marcar pontos em passatempos aqui por Lisboa!!!... (ante-estreia)

Bom e por hoje fico-me por aqui. No próximo post prometo comentar o meu 1º fim de semana por cá, que foi passado no autódromo do Estoril a assistir à World Series da Renault. Brutal...

outubro 08, 2005

regresso pra breve..

Poizé..isto tem sido terrível!! Até ver foram 15 dias alucinantes!! Sem tempo para quase nada, mas aos poucos as coisas vão-se compondo. Prometo novidades pra breve e contar aqui algumas das peripécias dos últimos dias..

setembro 23, 2005

1ª semana de trabalho em Lisboa..

"It's the sense of touch. In any real city, you walk, you know? You brush past people, people bump into you. Here, nobody touches you. We're always behind this metal and glass. I think we miss that touch so much, that we crash into each other, just so we can feel something."

in CRASH

setembro 16, 2005

novo emprego..

E de repente..tenho outra vez emprego!! Foi tudo tão rápido...

Cheguei domingo das férias com os velhotes e até 2ª ca andei eu descansadinho da vida! Na 3ª de manhã recebo um telefonema pra ir a uma entrevista para um estágio numa empresa e na 4ª ao fim da tarde telefonam-me duma escola perto de Santarém, pra me apresentar lá no dia seguinte tb pra uma entrevista! Hoje lá fui eu, pra uma entrevista de...5m!!

De repente hj ás 10 da noite toca o telefone a dizerem-me que me tinha sido adjudicado lá um horário! Lá vou eu amnhã novamente até Alto dos Fornos, pra começar a trabalhar...na 2ª!!

E assim vai o mundo..

setembro 13, 2005

"Salto Mortal"


aqui fica uma amostra em formato mp3 da excelente banda sonora deste filme que primeiro se estranha mas depois se entranha..

Decoder Ring "Somersault"

I see your breath hanging there
Like snow clouds
Like snow clouds
Across the valley
The snow falls down
Onto my skin...

In my heart, you'll stay
In my heart, with me
In my heart, you'll stay
In my heart, in my heart.

I miss you when the
Air is still
And i can hardly feel
But with one breath
You are here

You are here
(in my heart, you'll stay)
You are here, with me
In my heart, you'll stay
In my heart, in my heart...

Out of all the breath in me
I keep yours in my heart
Out of all the breath in me
I keep yours in my heart

Now you will always be with me
In my heart
Now you will always be with me

agosto 30, 2005

e assim vai o mundo..

E pronto..sairam as listas e eu fiquei não colocado! Paciência, era apenas mais uma hipótese...siga siga!! Tenho mais umas cenas em perspectiva, os próximos dias poderã dar novidades. Até lá, vou aproveitar uns diazitos com a minha familia e vou até Vieira de Leiria passar uns dias junto aos meus primos de Torres Novas! :) Daí que novos posts, só daqui por uns dias. Bom..acho melhor começar já a "treinar" pq os meus primos não costumam perdoar..

agosto 27, 2005

"Oldboy"

No festival de Cannes de 2004, teve o seu ponto alto, quando ganhou o Prémio do Júri e estando, segundo Tarantino, a muito poucos votos de conquistar a Palma De Ouro. O filme é de origem coreana e é brutalíssimo..OldBoy!

Tem algumas partes algo tarecas, especialmente uma luta num corrimão, ao estilo de jogos de computador dos tempos do Spectrum, mas conforme nos vamos aproximando do final, o filme vai ganhando mais interesse criando no espectador uma terrível ansiedade no intuito de ver o "quadro completo". E deixa-me que te diga, que quando isso acontece...meu caro...espectacular!! Aliás, acaba por ser o grande trunfo do filme, o seu grandioso argumento! Na minha opinião este filme rivaliza já com outros filmes de culto (Seven e The Others), no que ao argumento e ao twist final diz respeito..

Mesmo que não sejas um fã do cinema oriental, e eu não sou, este filme é obrigatório!

Image Hosted by ImageShack.us

"Be it a rock or a grain of sand, in water they sink as the same"

agosto 23, 2005

as férias de 2005: Tarifa!

Este ano fui passar uns dias a uma terra que desconhecia até então mas que tem a curiosidade de ser a terra mais meridional da Europa: Tarifa em Espanha.



É uma terra bastante simpática, cujas praias não chegam aos calcanhares das de Portugal, mas que tem a particularidade de ao estar situada geograficamente num local previligiado, uma pessoa pode escolher entre ficar a observar as montanhas em África (ao fundo), tomar banho no mar Mediterrâneo (lado esquerdo do forte) ou no oceano Atlântico (lado direito)!!


Ao centro da foto está um forte ao qual não temos acesso infelizmente..fiquei num parque de campismo em que 90% do pessoal era italiano, mas o que me abriu realmente o apetite de voltar foi a cidade de Sevilha! Passei lá 1 dia e sem dúvida é uma cidade a visitar com mais atenção..

Agora...é mãos à obra à procura de um novo emprego.

agosto 21, 2005

aos noivos..


Foi ontem a 20 de Agosto de 2005 que o "Ricardito da Oficina" e a Bia se casaram! Foi uma bela cerimónia, cheia de alegria e de muito boa disposição, aliás outra coisa não seria de esperar! A festa durou até às 5 da manhã e só foi pena a presença do Balta.. :p eheheheh

Mas qual o objectivo deste post? Não é mais do que procurar, hoje já com as ideias no lugar e sem a influência do líquido que ontem me acompanhou durante grande parte do dia, prestar uma singela homenagem aos noivos! Eu já deixei as minhas mensagens ontem no papel e pessoalmente, mas hoje achei que tinha que escrever mais qquer coisa e passo a explicar..

Não me lembro de ir a muitos casamentos nos últimos anos, realmente até se devem contar pelos dedos, mas o de ontem ficará para sempre na minha memória! Senti especialmente durante grande parte da tarde uma enorme felicidade e digo isto do fundo do coração! Dou-me bastante bem com qquer um dos dois, sei aquilo com que posso contar para o resto da vida, assim como eles também o sabem, mas nunca pensei que me sentisse tão feliz! Já fiquei contente muitas vezes, por exemplo quando me deram a noticia que se iam casar mas ontem..eu não estava contente...estava feliz!! É dificil explicar isto, só passando por essa experiência, mas senti uma enorme felicidade porque no fundo sabia que aquelas duas pessoas que estavam a unir os destinos tinham chegado finalmente ao ponto da vida, que ambos mereciam! Nunca tive dúvidas em afirmar que foram feitos um para o outro e nunca vou esquecer a seguir à cerimónia da igreja quando me dirigi a eles, primeiro ao palhacito e em seguida à Bia, a forma como expressei os meus votos e vi a reação de ambos!! Muitas vezes não é preciso falar para nos expressarmos e como acho que dizia um poeta, o silêncio por vezes é a mais bela das palavras..na altura senti-me parte da história dos dois! Não há palavras para descrever isso..sente-se.

E pronto..achei que tinha que escrever isto, peço desculpa aos próprios pela lamechice até porque não necessitava de o fazer, mas ontem foi realmente um dos dias mais felizes da minha vida! Estranho...mas real! Para terminar e mais uma vez, as maiores felicidades e tudo de bom para a vossa vida em conjunto.

Parabéns!! Ricardo e Beatriz

agosto 18, 2005

"Charlie e a Fábrica de Chocolate"


Que dizer deste filme...acho que basta mesmo dizer que é o novo filme de Tim Burton e chega!! Só este génio poderia contar-nos mais esta fábula de uma maneira original e visualmente fascinante! O filme propõe ser uma crítica à sociedade, especialmente ao papel dos pais na educação dos filhos, tem um final lógico e tem uma ou outra parte mais chata, mas...a maneira como a história é contada, os cenários que nos são apresentados e tudo aquilo a que o génio Burton já nos habituou faz deste, mais um filme a não perder! Tim Burton mostra mais uma vez que é o maior contador de histórias e criador de cenários espectaculares e originais que existe actualmente em Hollywood. Não é à toa que no outro dia ouvia um dos actores deste filme comentar, "É fantástico!! Ele parece ter o filme todo na cabeça apesar de nós contracenarmos em cenários de paredes azuis e verdes!". Os mestres são mesmo assim! Não seguem...lideram.

Para acabar uma palavra para um dos melhores actores actuais, Johnny Depp! Mais uma vez está absolutamente fantástico!! Não me admiraria a 3ª nomeação consecutiva para o Óscar! Mas uma coisa é certa...mais cedo ou mais tarde, ele irá ser galardoado! A versatilidade e a classe que tem demonstrado em diferentes papéis provam isso mesmo.

Resumindo, uma fábula para voltarmos aos tempos de infância pela mão do génio Burton.

agosto 16, 2005

Vertigo Tour em Lisboa: o resumo de uma noite inesquecível..

"Today, we became portugueish!"

E assim, com esta frase Bono incendiou completamente o lotado estádio de Alvalade na noite do dia 14! Seguidamente explicou o porquê, agradecendo a condecoração dada pelo presidente da república umas horas atrás, e mostrando aos fãs a Ordem da Liberdade. Este foi apenas um dos momentos de um grande concerto, que contudo ficou algo aquém dos anteriores Zoo TV e especialmente do Pop Mart em 97.

Para mim tinha finalmente chegado a hora!! Ia ver a maior banda do mundo ao vivo, após tão longa espera! O lugar, na bancada, cedo provou ser bom pois o palco para qquer lugar no estádio apresentava-se bem perto. Às 5 da tarde lá entrei e já "só" faltavam mais 5 horitas para os irlandeses subirem ao palco. Entretanto tocaram os Kaiser Chiefs, que não sendo maus de todo passaram um pouco ao lado, pois a ansiedade para ver os U2 falava mais alto.

21.55 - Os 4 elementos da banda aproximam-se do palco, ao som dos gritos dos fãs mais próximos do mesmo que se aperceberam. Foi a loucura!! Cada um toma a sua posição, Bono aproxima-se do micro e diz "Hello! Hello!" retibuído de seguida pelo público. Estava dado o mote para a 1ª música! Em seguida veio a habitual contagem da Vertigo Tour "um, dois, três..catorze!" num português bem falado e estava acendido o rastilho!! "Vertigo" provou que ao vivo funciona bem melhor e mais ninguem ficou de pé. Os saltos invadiram os fãs e nem mesmo as bancadas escaparam.

Em seguida viria um regresso ao passado com temas como "I Will Follow" e "The Electric Co" a que se seguiu um dos grandes momentos do concerto, com um "Elevation" que levou ao rubro a multidão. Aliás, foi inesquecível apreciar como todo, mas mesmo todo o estádio esteve com o quarteto ao longo do concerto! Todas as músicas foram acompanhadas pelas 52 mil vozes presentes, fazendo nalguns casos inclusivé Bono parar de cantar para apreciar. Foi tb engraçado verificar que so à 8ª música do concerto, "City of Blinding Lights", o ecrã gigante atrás da banda se acendeu, fazendo com que até lá os U2 quisessem dar a ideia que apesar de serem os maiores, são como qualquer outros. Cantaram temas do inicio de carreira, apenas acompanhados pelas luzes habituais e por uns efeitos normalissimos. O publico como que os aconchegou para si mesmos, pois a loucura estava instalada. Confesso que aos primeiros acordes de "New Years Day", talvez por ter sido o primeiro clássico mais antigo a ter sido tocado, senti um enorme arrepio! Eu estava lá...eles estavam ali a cantar os hinos que durante tantos anos eu traulitei vezes sem conta. Senti-me nas nuvens..

Um dos momentos mais emocionantes foi quando Bono cantou "Sometimes You Can't Make It on Your Own", música dedicada ao falecido pai, que ele fez questão de lembrar antes do inicio da mesma. Nos 4 ecrãs mais pequenos, que durante o concerto estavam divididos por cada um dos membros da banda, estava Bono a preto e branco e no grande ecrã aparecia o mesmo Bono do lado esquerdo e uma imagem de um boneco do lado direito que ia caminhando na sua direcção ao longo da música. Foi um momento bastante emotivo, antes das 4 músicas seguintes que no fundo chamam a atenção para a guerra e para a procura da paz. Durante "Love and Peace or Else", "Sunday, Bloody Sunday", "Bullet the Blue Sky", Bono colocou uma venda na testa, que mais tarde usou para tapar os olhos donde se podia ler a mensagem Coexist numa alusão às diferentes religiões, em que o "c" tem a forma de meia lua islâmica, o "x" a estrela de David e o "t" simbolizado numa cruz de Cristo.. O 4º tema foi dedicado às vitimas dos atentados de Londres, "We can't become a monster like the one we fight against", e levou a que Alvalade se transformasse pela 1ª vez numa árvore de Natal. "Miss Sarajevo" foi tremendamente bonito, surpreendendo o facto de Bono ter cantado também a parte original da música na qual se ouvia Pavarotti.

De seguida viria aquele que para mim foi "o momento"! No ecrã principal começou a passar a Declaração Universal dos Direitos do Homem em português, que emocionou grande parte dos presentes que contudo não tiveram muito tempo para pensar, pois vieram os acordes iniciais de "Pride (In the Name of Love)", "Where the Streets Have no Name" e "One", que deixou completamente de pé, os já poucos pêlos que ainda existiam nos braços! Seguir-se-ia o 1º encore..

Na onda da tour Zoo TV, o quarteto tocou "Zoo Station" e "The Fly", sempre com mensagens subjacentes no ecrã principal. Foi então dada a oportunidade aos presentes de ajudar África, enviando uma sms, após Bono ter pedido para todos elevarem bem alto o telemóvel naquilo que revelou ser um efeito estrondoso, superior ao dos isqueiros nas baladas. Estava dado o mote para o que viria a seguir..."With or Without You". Já na parte final Bono subiu uma fã ao palco e abraçou-se a ela, fazendo provavelmente que ela tivesse o momento da vida dela..

O fim estava perto e pelo meio do 1º e 2º encore, começa a passar no ecrã gigante os nomes das pessoas que entretanto tinham enviado a sms..os U2 lá voltaram e a "All Because of You" e "Yahweh" seguiu-se aquela que viria a ser a nota final do concerto. Quando todos pensavam que "Vertigo" seria o encerramento do mesmo, os U2 brindaram os fãs portugueses com a "velha" "40" que deixou o publico a cantar, mesmo após as luzes que davam por findo o espectáculo se terem acendido. Entretanto os elementos da banda, um a um, iam agradecendo e saindo do palco, restando para o final o aparentemente gélido Larry.

E pronto..tinha acabado aquilo que serviu de sonho durante muitos anos. Estava consumado, os U2 tinham estado ali a alguns metros a fazerem aquilo que os levou ao mais alto do mundo da música. Provaram porque são os melhores, ficando contudo a ideia que esta Vertigo Tour ficou algo aquém das anteriores. Mas...U2 são U2!! E são tão poucas as vezes que os podemos ver e ouvir de tão perto...

julho 30, 2005

julho 27, 2005

finalmente...férias!!

Poizéeeeee...tenho andado um pouco arredado disto, mas é porque só hoje acabei o trabalho!! Já há muito que acabei as aulas, mas ainda me "surgiram" alguns trabalhos para fazer conforme o tempo foi avançando..

O que interessa é que tou de férias e se tudo correr bem, prá semana vou até uma praiazita curtir as férias, acabando dia 14 no apoteótico concerto dos U2 em Alvalade! :) Como tal também é provável que até lá o blog não seja actualizado, por isso aqui ficam alguns links interessantes para ir passando os teus dias enquanto navegas ;)

o fórum onde passo a maior parte do tempo: Os Dreads;
um fórum do universo leonino;
um blog novinho em folha de um amigo;
um dos melhores blogs que conheço!;
o jogo mais antigo que ainda me mantém viciado como no 1º dia: o Hattrick;
nada como ir estando actualizado desportivamente falando;

fica bem e até daqui a uns dias!

julho 24, 2005

"Uma Casa no Fim do Mundo"

Image Hosted by ImageShack.us

Tremendamente emotivo e simplesmente belo, na sua mais pura essência! Este filme é como uma viagem e só quem está disposto a ir olhando para as paisagens durante a mesma, chega ao fim e pode dizer que foi uma das mais lindas viagens feitas! Para muitos que vão dormindo e bocejando durante a mesma, é provável que a viagem passe ao lado. Grande interpretação de todos, mas especialmente dum actor que anda um pouco caído em desgraça, após o insucesso de "Alexandre, o Grande": Colin Farrell.

Enorme filme para ver e reflectir..

julho 21, 2005

Vem aí novo album!!

Praticamente 1 ano depois do dia de sonho em que os Corrs vieram a Portugal (16 de Julho em Braga) pela 1ª vez, sabe-se que vem aí novo album do grupo!! Chama-se "Home" e está previsto sair em meados de Setembro! :)

Desse album farão parte algumas das músicas que o grupo tocou num concerto recente para a cadeia de tv, RTL2: "My Lagan Love", "Heart Like a Wheel", a instrumental "Old Hag You Killed Me" e a na minha opinião fantástica "Black is the Colour", que tem um solo divino. Bons prenúncios para aquele que será o novo album da magnifica banda irlandesa.

julho 18, 2005

Buuuuuuuuuuuuuaaaaaaaaaaaaaa!!

"Em 2008 já estaremos a liderar o futebol de formação em Portugal, à frente do Sporting e do FC Porto, e seremos um dos clubes formadores de referência na Europa." por António Carraça, director desportivo do Benfica in Record

Acho tão ridículo que nem vou comentar, mas não quis privar quem visita o blog de tamanha anedota!

julho 16, 2005

"Covilhã, Cidade Neve"

esta música faz parte do meu imaginário. Lembro-me de em miudo ir com o meu pai ao estádio do Covilhã ver o joguinho semanal e antes do inicio do jogo, lá ecoava esta música por todo o estádio...lindo!! Só de me lembrar até me arrepio..por outro lado não é qquer cidade que se pode gabar de ter uma música cantada pela grande Amália Rodrigues.

aqui fica o mp3 e a letra.

Covilhã, cidade neve
Fiandeira alegre e contente
És o gesto que descreve
O passado heróico e valente

És das beiras a rainha
O teu nome é nome de povo
És um beiral de andorinha
Covilhã tu és sangue novo

[Refrão]
De manhã quando te levantas
Que briosa vais para o tear
E os hermínios tu encantas
Vestem lã para te namorar

E o pastor nos montes vagueia
Dorme à noite em lençol de neve
Ao serão teces longa teia
Ao tem bem que de longe te escreve

Covilhã cidade flor
Corpo agreste de cantaria
Em ti mora o meu amor
E em ti nasce o novo dia

Covilhã és linda terra
És qual roca bailando ao vento
Em ti aura quando neva
Covilhã tu és novo tempo

[Refrão]

julho 08, 2005

que dia mais estranho!!

Ontem, pq o post ja está ser escrito na madrugada de 6ª, foi um dia do carago!!

Mal acordo, por volta do meio dia, ouço na tv da cozinha a falarem de atentados em Londres! Isto acontece o dia seguinte a Londres saber que iria ser sede dos JO em 2012. Espero que não mas n me admiraria nada que o próximo alvo dos terroristas fosse Lisboa! (lembram-se na altura dos atentados nos EUA, quem os veio defender? Aznar - Espanha, Blair - Inglaterra e Durão - Portugal)

Na parte da tarde, enquanto ando pelo centro da cidade, de repente ouço "Ó professor de informática!!". Olho pró lado e vejo uma miuda a correr em direcção a mim pra me vir cumprimentar. Até aqui nada de novo, até porque já não era a 1ª vez que isso acontecia. O bonito da história e a parte que mais me tocou, foi que a miúda em questão nas 4 aulas que teve comigo, se lhe ouvi a voz 3 vezes...foi muito!! Na altura fiquei com a sensação que para ela aquelas aulas n eram nada de especial e que era uma seca! Como depois a miúda até nem acabou por fazer o exame, mais ainda confirmei essa ideia! Com a reacção dela hoje e principalemente a alegria que demonstrou ao ver-me, ao ponto de vir correr pra me cumprimentar, deixou-me lisonjeado e mais uma vez orgulhoso do "trabalho" realizado! Acima de tudo, o factor humano foi conseguido e como dizia num dos posts anteriores, acredito que muitos deles não se vão esquecer de mim. :)

À noite, fui ao cinema ver a estreia nacional do ultimo filme do Spielberg "A Guerra dos Mundos".
Mas antes de passar ao filme propriamente dito, aqui vai mais uma das que me aconteceu hoje! Antes de entrar para a sala, estava eu a cumprimentar um amigo que já n via ha algum tempo, quando a senhora que estava ao lado dele se vira pra mim e diz "Tu chamas-te Nuno, não chamas?". Eu olho pra ela perplexo, pois n a comnhecia, e respondo que sim. Quando ela então me diz que tinha sido minha educadora de infância...fénix!! De repente, olhando pra cara dela, lá me fui lembrando e realmente parte das feições estavam la! Mas o que mais me impressionou foi ao fim de 23 anos, ela olhar pra mim e reconhecer-me! Até fiquei parvo..pois eu não a reconhecia, e educadoras só tive duas, ao contrário dela que deve ter tido bastantes miúdos!!!

Com 1o minutos de atraso, devido à fila que havia fora do cinema pra comprar bilhete, lá começou então o filme. Como já era de esperar, a nível visual e de efeitos especiais o filme está BRUTALÍSSIMO!! Do melhor que já se fez! Contudo, e como não há bela sem senão, a história do filme e maneira como ele acaba, penso que não foi mto bem conseguido, ficando no ar a sensação de que com uma boa história, estaríamos na presença de um dos grandes filmes da história do cinema! Assim...é apenas mais um grande filme de efeitos visuais, que no entanto só por si já valem a pena ir vê-lo ao grande ecrã...

julho 05, 2005

"Colisão"

Há algum tempo surgiu um filme que desde logo me chamou a atenção! Conforme ia lendo críticas sobre o mesmo, a vontade de o ver ia crescendo..ontem fui vê-lo e...ainda hoje não me sai da cabeça! No original chama-se "Crash", nas salas portuguesas tem o nome "Colisão".

"Crash" é retumbante..um verdadeiro soco no estômago sobre as relações sociais e o labirinto que é a mente humana! Um filme que nos vai agarrando cada vez mais e nos vai surpreendendo conforme a acção avança até um final que tem tanto de irónico como de surpreendente e belo.

"Crash" é claramente um filme de grandes interpretações! Aí realce para alguns actores até agora desconhecidos, mas que não ficam em nada aquém dos já consagrados Don Cheadle, Sandra Bullock (tem um papel pequeno mas é talvez do melhor que já se lhe viu) ou Matt Dillon. Acredito que algumas nomeações, e quem sabe senão mesmo óscares, vão recair sobre este filme..

É já um dos grandes filmes do ano e aconselho vivamente a ver com calma, mas a deixar-te guiar pelo filme, sem aquela ideia de ir tentando adivinhar o fim de cada personagem. O que torna este filme grande é mesmo o envolvimento que vai criando no espectador levando-o, como se de um combate de boxe se tratasse, várias vezes às cordas, até ao KO final...

Às vezes sentimos tanto a falta do toque das pessoas, que colidimos com elas só para as sentir..

julho 02, 2005

um blog de valor!!

tenho que aqui recomendar o seguinte endereço!

http://na-cama-com.blogspot.com/

vão vendo o que lá vai sendo escrito pq é brutalmente verdadeiro e cómico!! Contudo...não deixes de aqui vir na mesma!! hehehehe..

junho 28, 2005

o "futebol" que temos...

"Está finalmente sanado o diferendo que o Tottenham mantinha com o Chelsea, do qual acusava de aliciamento do seu director desportivo, Frank Arnesen. Os 'blues' vão compensar os 'spurs' em cerca de 15 milhões de Euros por forma a evitar uma queixa formal na League que, tendo em conta a sentença do caso "Colegate", poderia implicar a dedução de 3 pts tendo em vista a temporada que se avizinha", in Record

Mas que é isto??? Onde é que já chegámos?? O Chelsea dá 5 milhões de euros por cada ponto!!?? O Chelsea, só por ter poder financeiro pode fazer o que bem quiser e lhe apetecer...comprar quem quiser e como quiser, porque o dinheiro paga tudo??? Até possíveis sanções?? O Tottenham alegou que defendeu os interesses do clube (obrigado, 3 milhões de contos por um director desportivo!!!) e que se apresentasse queixa, o Chelsea seria descontado de pontos...pelo andar da carruagem, daqui por 2 anos o Chelsea vai ter que ter alguns 30 autocarros de reserva, porque onde quer que vá vai ser apedrejado!! E a revolta dos adversários, com notícias como esta depois do caso Cole do Arsenal, até tem razão de ser...

Depois disto, será que ainda vale a pena seguir e vibrar com o futebol dos chamados "grandes" da europa?!...

junho 27, 2005

o professor de Economia..

Hoje o dia foi esquisito!! Lá acordei, como nos ultimos meses, às 8 da manhã...mas virei-me pró lado...as aulas dos miúdos já acabaram!! Da parte da tarde lá estive a colocar os relatórios finais em dia, pôr tudo em ordem...mas foi diferente!

No entanto, o ponto alto do dia ainda estava para vir!! Encontrei aquele que pra mim foi o melhor professor que já tive até hoje! O professor de Economia do 10º e 11º anos, Paulo Alçada! Brutal!! No início da conversa, como é normal, ele não estava bem a ver quem eu era, mas aos poucos lá fomos falando e recordando algumas cenas (ele a mim tratava-me por poste devido a ser alto e a ter no nome luz) e ele lá fez o seu sorriso de orelha a orelha, mesmo típico de cabrãozito (no bom sentido claro!), que só ele tem.

Aqueles dois anos no liceu foram inesquecíveis!! Cada aula com ele era um enigma! Lembro-me que tínhamos por hábito mal tocava, o pessoal vazava logo e n dava tolerancia oas profs. Com ele, a gente sabia que ele tinha que ir levar os miudos ao infantário e as aulas nunca começavam às 8.30. Quando a gente fugia, ele lá gritava ao fim do corredor "FUGA!! FUGA!!!". Mas houve uma vez que foi brutal e que me marcou!! Numa dessas ocasiões toca, a gente espera um pouco e ele não aparece!! A turma pelo sim pelo não, foi pelo lado contrário ao qual costumávamos bazar. Pra nosso espanto quando já vamos a meio caminho, vem ele cheio de pressa, com a mala debaixo do braço quase a cair, e com um papel e caneta na mão já pra apontar os nomes dos que iam desertar!!! LOL!! Só visto..

Aquelas pessoas que são diferentes são aquelas que mais nos marcam e que acabamos por nunca esquecer, por mais que os anos passem. Hoje gostei de falar com ele e de o rever ao fim de tantos anos. E acho que ele tb gostou quando ao dizer "Você fale-me, mesmo que eu não o veja e não o conheça!" eu lhe respondi: "Claro que sim!! O professor nunca o esqueço e falar-lhe-ei sempre com muito gosto!"

junho 24, 2005

"Batman Begins - o início"

E o morcego está de volta!! O 5º episódio da saga, que acaba por ser o primeiro bateu as minhas expectativas! Nunca fui um grande fã do personagem Batman, achei o 1º filme de Tim Burton bom, mas quanto aos outros a qualidade foi sempre decaindo...este filme pode ser a viragem!


Muito bom!! Agarra o espectador do início ao fim..tá muito bem realizado, boas interpretações (penso que Christian Bale consegue ser talvez o melhor dos Batmans que já houve) e quando assim é, juntando ao espéctaculo dos efeitos especiais e a uma boa história, o sucesso tá garantido! Com filmes destes até eu, que sempre gostei mais do Homem-Aranha, tenho que me render e passar a ser um fã do homem morcego..assim os filmes seguintes, pelo menos, sejam tão bons!!

junho 22, 2005

o sentido do dever cumprido!!

Poizé...hoje foi o dia mais importante, a nível de trabalho, desde que comecei em Janeiro! E isto porque hoje foi o dia dos quase 200 alunos de 4º ano que eu tive ao longo destes meses, fazerem o seu exame de conhecimentos informáticos..

O teste foi feito na escola Pêro da Covilhã (ciclo) e juntou os alunos de todas as escolas da cidade e arredores, que fazem parte do agrupamento. Foi um dia de festa para eles que além do exame acabaram por conhecer a escola que os vai acolher no próximo ano. No que a mim diz respeito, senti um enorme orgulho pois a maioria apesar da duração do teste ter sido encolhida, mostrou que apreendeu bem os conhecimentos e no final, houve 100% de aproveitamento!!

Teoricamente acabo as aulas dia 24 de Junho, na prática acabo de trabalhar para o projecto NETIN, no dia 12 de Julho na sessão de encerramento que decorrerá no auditório da ESE. A experiência revelou-se bastante enriquecedora e não tenho palavras pra descrever a cumplicidade que muitos dos miúdos ganharam comigo, o qual ficou demonstrado no dia do exame! Enquanto andei pelo meio da malta, eles não me deram descanso sempre a querer cumprimentar e mandar um bitaite. É gratificante, já pra não falar da maioria dos professores que conheci. A nível humano foi uma experiência 5 estrelas!! A nível profissional foi...estranho, mas ao mesmo tempo, engraçado! A nível de objectivos, foram todos cumpridos, apesar de nem sempre as coisas correrem pelo melhor a nível de topo, mas pronto!

O mais importante e acima de os miúdos terem ou não aprendido alguma coisa, que aprenderam, é o facto de ter sentido que muitos deles não se esquecerão do "professor" de Informática!

Moulin Rouge

"The greatest thing you'll ever learn is just to love and be loved in return"


Aproveitando o facto de ter passado há pouco na tv, aqui fica o meu tributo a um dos filmes mais geniais, criativos e bonitos a que já assisti! Um daqueles filmes que já ganharam na minha opinião o direito a filme de culto: Moulin Rouge!

Confesso que quando na altura soube que este filme era um musical, torci a orelha! Quando fui ao cinema, fiquei estupefacto!! Lembro-me de ter saído completamente assombrado com o que tinha presenciado..desde a magnifica banda sonora (talvez a melhor de sempre), à genialidade das montagens, passando pelas grandiosas interpretações (especialmente da Nicole Kidman), a criatividade colocada nas cenas que nos vão contando a história, a mensagem, enfim...um filme daqueles que não se esquece!! Andou semanas sem me sair do pensamento...


O filme é todo ele um verdadeiro espéctaculo e é muito dificil escolher uma ou outra cena como as melhores, pois elas são tantas!! O "love medley" no elefante, o próprio início do filme frenético, a peça final...o melhor é mesmo ver, ou antes, rever!! Contudo há uma cena que me ficou desde a 1ª vez...o olhar da Nicole quando o Ewan começa a cantar o "Your Song" na parte inicial do filme...é dificil de descrever!! Fascinante!!


Voltando só a referir a banda sonora, penso que os 2 cds editados são imprescindíveis para quem gostou do filme. Versões como a já referida "Your Song" de Elton John, passando por "Roxanne" dos Police, "The Show Must Go On" dos Queen, o fantástico "Elephant Love Medley" e as originais, mas igualmente fabulosas "One Day I'll Fly Away" e "Come What May". Tudo isto, junto com a magnífica obra que nos é apresentada por todos os actores e realizador, faz deste filme uma das mais belas histórias de amor da história do cinema!


"...and I wrote our story. A story about a time. A story about a place. A story about the people. But above all things a story about...love."