junho 27, 2005

o professor de Economia..

Hoje o dia foi esquisito!! Lá acordei, como nos ultimos meses, às 8 da manhã...mas virei-me pró lado...as aulas dos miúdos já acabaram!! Da parte da tarde lá estive a colocar os relatórios finais em dia, pôr tudo em ordem...mas foi diferente!

No entanto, o ponto alto do dia ainda estava para vir!! Encontrei aquele que pra mim foi o melhor professor que já tive até hoje! O professor de Economia do 10º e 11º anos, Paulo Alçada! Brutal!! No início da conversa, como é normal, ele não estava bem a ver quem eu era, mas aos poucos lá fomos falando e recordando algumas cenas (ele a mim tratava-me por poste devido a ser alto e a ter no nome luz) e ele lá fez o seu sorriso de orelha a orelha, mesmo típico de cabrãozito (no bom sentido claro!), que só ele tem.

Aqueles dois anos no liceu foram inesquecíveis!! Cada aula com ele era um enigma! Lembro-me que tínhamos por hábito mal tocava, o pessoal vazava logo e n dava tolerancia oas profs. Com ele, a gente sabia que ele tinha que ir levar os miudos ao infantário e as aulas nunca começavam às 8.30. Quando a gente fugia, ele lá gritava ao fim do corredor "FUGA!! FUGA!!!". Mas houve uma vez que foi brutal e que me marcou!! Numa dessas ocasiões toca, a gente espera um pouco e ele não aparece!! A turma pelo sim pelo não, foi pelo lado contrário ao qual costumávamos bazar. Pra nosso espanto quando já vamos a meio caminho, vem ele cheio de pressa, com a mala debaixo do braço quase a cair, e com um papel e caneta na mão já pra apontar os nomes dos que iam desertar!!! LOL!! Só visto..

Aquelas pessoas que são diferentes são aquelas que mais nos marcam e que acabamos por nunca esquecer, por mais que os anos passem. Hoje gostei de falar com ele e de o rever ao fim de tantos anos. E acho que ele tb gostou quando ao dizer "Você fale-me, mesmo que eu não o veja e não o conheça!" eu lhe respondi: "Claro que sim!! O professor nunca o esqueço e falar-lhe-ei sempre com muito gosto!"

Sem comentários: