dezembro 30, 2011

os melhores filmes de 2011

2011 foi um ano razoável ao nível da 7ª arte. Verdade seja dita que vi muito menos filmes que em anos anteriores, mas houve algumas desilusões (entre eles os filmes de animação! Já ao tempo que não me lembrava de na lista de 10 melhores não haver um de animação). Contudo, qualquer um dos que vem na seguinte lista é um bom filme! Diria mesmo que os 3 primeiros da lista acabaram por ser umas belas surpresas pois não foram muito falados e até passaram algo despercebidos, ainda assim encheram-me as medidas! Eis pois, a lista.

E que 2012 nos traga tão boas, ou ainda melhores, propostas cinéfilas.

dezembro 18, 2011

naturalmente...

..a melhor equipa do Mundo! Não me lembro de ver uma equipa brasileira levar um banho de bola na final da Intercontinental. Os primeiros a consegui-lo.

dezembro 13, 2011

"Drive - Risco Duplo"

Banda sonora muito sui generis, mas excelente. Interpretações ao mais alto nível. Acção. Emoção. Violência.  Até nos momentos de silêncio, a adrenalina passa. Este é daqueles que tem que constar na lista dos melhores de 2011.

Filmão!

dezembro 01, 2011

"Assim é o Amor"

Ainda há 2 dias anunciei que o blogue tinha entrado em modo zombie e hoje aqui estou eu novamente a escrever qualquer coisa!! O culpado? O filme que vi ontem á noite, "Beginners - Assim é o Amor".

"- Well, let's say that since you were little, you always dreamed of getting a lion. And you wait, and you wait, and you wait, and you wait but the lion doesn't come. And along comes a giraffe. You can be alone, or you can be with the giraffe. 
- I'd wait for the lion."

Este é daqueles filmes que fica connosco após o seu visionamento e que nos faz querer anunciar ao mundo o que acabámos de ver, ou simplesmente falar sobre ele com alguém, ou apenas escrever sobre o filme! Basicamente, comunicar. Foi o que me aconteceu, mais uma vez ontem e hoje aqui estou.

"Assim é o Amor" é um filme sobre a vida, como a própria tradução portuguesa (mais uma vez muito aquém do esperado) deixa antever. O filme é-nos mostrado aos bocados entre três espaços temporais do personagem Oliver (McGregor): o presente, onde conhece uma irreverente Anna (Laurent), a sua infância, onde nos é revelada a sua relação parental e os últimos meses da vida do seu pai, Hal (Plummer). E é através das viagens temporais que nos vamos apercebendo, à medida que o filme decorre, das razões por detrás das personalidades de cada um destes personagens. E aí, devo dizer, chapeau aos três! Ewan McGregor, competente como sempre. De Christopher Plummer dizer apenas que já é apontado como um dos candidatos ao Óscar. E Mélanie Laurent, mon dieu! Que beleza fascinante que enche o ecrã a cada close-up. E que senhora actriz! Neste papel encaixa como uma luva. Deslumbrante.

"Assim é o Amor" é um filme sobre o amor, as relações humanas, as expectativas, o sonho, a magia, o não desistir, o saber esperar. É um filme sobre a vida e sobre como iniciar algo, ainda que não se tenha a mínima ideia de por onde começar..