junho 25, 2011

livros: "Paulo Futre - El Portugués"

Bastou uma conferência de imprensa, para que um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos, ultimamente esquecido e ainda mal amado por grande parte dos sportinguistas, voltasse à ribalta. Paulo Futre estava de novo sob a luz dos holofotes!


Pessoalmente confesso que quando Dias Ferreira anunciou que o homem forte para o futebol da sua candidatura às eleições do Sporting, era Futre, pensei para comigo que o homem tinha acabado de dar um tiro no pé! Pensei eu e, acredito, terão pensado muitos sportinguistas que ainda não esqueceram a sua saída para o Porto com 17 anos ou pior ainda, o seu regresso a Portugal, anos mais tarde, para o vizinho da segunda circular. A memória nestas coisas não perdoa. Contudo, bastaram uma conferência de imprensa e várias aparições em tudo o que era programa de tv, para perceber que Futre é genuíno e humilde. E assim, bastantes anos mais tarde se ficou a saber que saiu do Sporting para o Porto, porque ia ser dispensado por Toshack e que regressou a Portugal para o Benfica, porque Sousa Cintra não cumpriu uma promessa e o deixou durante 1 dia à espera no aeroporto...mais que sempre que defrontou o Sporting, como o próprio faz questão de dizer, era contra Toshack primeiro e S. Cintra depois que jogava e nunca contra o clube que o viu nascer.

Estas histórias e muitas outras, tão ou mais interessantes (como por exemplo a ida de Figo do Barcelona para o R. Madrid! Sim. Futre teve uma quota parte importantíssima para o sucesso do negócio...infelizmente!), fazem parte deste livro que serve acima de tudo para passar um bom bocado, para conhecer um pouco mais duma das figuras ilustres do nosso desporto rei, que a foi numa altura em que o nº de estrangeiros num plantel era limitado a 4 e só 3 jogavam. Ainda assim, Futre foi rei em Espanha e um dos melhores extremos esquerdos que o mundo do futebol já viu.

Fica o livro, para já, para o conhecer um pouco melhor.

Sem comentários: