março 12, 2011

"U Know Who I Am Tour": soberbo!

Absolutamente rendido a este senhor! Ontem ouviu-se a certa altura alguém gritar "David és o maior!". Não podia estar mais de acordo! David Fonseca é, na verdadeira acepção da palavra, o verdadeiro artista! E que artista.

O concerto de ontem, já se sabia, iria ser bem diferente do último que assisti. A começar pelo local do concerto, um cine-teatro, antevia-se um concerto (ou sessão como David gosta de lhe chamar) mais intimista, mais pessoal, um pouco na onda da conhecida rubrica da VH-1, Storytellers. Contudo esta tour tinha outro aspecto diferente: é que David Fonseca iria estar sozinho em palco com uma data de instrumentos e munido de apenas uma polaroid.

A sessão não é mais do que uma passagem pela "casa" de David Fonseca, sendo-nos dada a possibilidade de assistir ao momento da criação das canções. Donde é que elas nascem, como é que os sons e melodias aparecem e se unem, até entrar a poderosa voz do David. Devo dizer que foi absolutamente fantástico de assistir!! Uma lufada de ar fresco no panorama musical nacional. Depois, David Fonseca mostrou ter um excelente sentido de humor. As histórias que acompanharam muitas das canções ajudaram a tornar o momento ainda mais intimista e informal, ao mesmo tempo.

A terminar, as canções. Muitos foram os momentos altos. Pessoalmente, houve um que me tocou particularmente. Porque já aos anos que adoro o original de Roy Orbison. Porque a versão do David foi também ela, genial. Depois de mais este espectáculo, é com o maior orgulho que digo que além de possuir a sua disco e dvdgrafia, dificilmente não comprarei tudo o que este grande Artista fizer. Porque é um prazer financiar alguém tão inovador e criativo que tem tanto gosto naquilo que faz e o transmite para o público.


Por tudo isto, chapeau David!!

Sem comentários: