março 05, 2011

ás de trunfo!

Apesar de não ser sócio, logo a minha opinião vale o que vale pois não tenho direito a voto, tenho acompanhado as campanhas às eleições do Sporting.

Primeiro apareceu um Braz da Silva vindo do nada com 50 milhões! Depressa desistiu. Seguiu-se um Bruno de Carvalho que tem a seu lado Inácio, mas que me parece ainda muito tenrinho para estas andanças. Mais tarde um tal de Zeferino Boal que ou muito me engano ou deve ter tantos votos como o nº de pessoas que consiga dizer o seu nome dez vezes seguidas sem ter uma trombose nos queixos. O último a surgir foi Abrantes Mendes, já candidato noutras eleições e que até ver não disse nada mas aponta surpresas para o debate de hoje às 22h na Sic Notícias, com os outros 5 candidatos.

Guardei para o final aqueles que aparentam ser os favoritos: Dias Ferreira, Godinho Lopes e Pedro B
altazar. Os dois primeiros mais que o último. Dias Ferreira anunciou a sua candidatura e no dia seguinte apontava o homem forte do futebol: Paulo Futre. Pessoalmente a minha primeira reacção não foi a melhor. Hoje, acredito que possa ser uma escolha interessante. Também porque ontem, Dias Ferreira lançou o nome do seu treinador e devo dizer que me deixou boquiaberto: Frank Rijkaard! Um verdadeiro ás de trunfo que confirmou que se sentia entusiasmado pelo projecto e que era com grande satisfação que finalmente iria ingressar no Sporting. Um treinador com o seu currículo e categoria pode perfeitamente ser suficiente, por si só, para vencer as eleições! É que Rijkaard além da qualidade que já mostrou, trabalhou nas duas melhores escolas de futebol mundial, a par do Sporting, na formação de talentos: Ajax e Barcelona. Parece-me pois ser uma excelente opção!

Godinho Lopes é um adversário de peso. Os nomes de Luis Duque e Carlos Freitas (dupla campeã em 2000) pesam muito. Contudo, para quem leia mais um pouco (o que aliás tenho feito), facilmente descobre esqueletos no armário desta lista! Isto porque há vários elementos da mesma que hoje defendem o que há meses atrás denunciavam. Parece-me uma lista feita à pressão com nomes para todos os gostos e feitios, mas onde me parece que não seja muito fácil vislumbrar um fio condutor. Além do mais, não me agradou ver nomes de instituições bancárias (BES) associadas à candidatura! Duma vez por todas, o SPORTING não é um clube dos bancos, é um clube desportivo que pertence aos sócios e adeptos. Espero que quem vota tenha isso em consideração, pois esta lista no fundo parece-me ser mais do mesmo...

Finalmente Pedro Baltazar. Tem junto a ele Santana Lopes e outras altas individualidades do panorama leonino. Zico surge como uma possibilidade para o banco. É uma candidatura recente, logo ainda dificil de analisar, mas nada melhor que o debate de hoje para medir as propostas de todos os candidatos.

Estarei atento.

3 comentários:

l00ker disse...

Bruno de Carvalho foi a surpresa da noite! Mostrou ter estofo e deu baile a Godinho Lopes que foi uma das desilusões. Mostrou que sob pressão abana todo e não tem argumentos. Já Dias Ferreira esteve como se esperava e apresenta-se, na minha opinião, a par de Bruno Carvalho como o favorito. Pedro Baltazar e principalmente Zeferino Boal foram nulidades autênticas! Sérgio Abrantes Mendes mostrou boas intenções e sportinguismo, mas pouco mais

Peter disse...

Então e o Van Basten no Sporting? Muda tudo em termos de favoritismo?

l00ker disse...

Van Basten foi um dos meus ídolos como jogador. Foi talvez o melhor nº 9 que vi jogar. Como jogador. Como treinador, vem de uma boa escola, mas nem sei que te diga! A esse nível preferia Rijkaard, mais traquejado e com currículo. A nível de escola são equivalentes. A nível de experiência Rijkaard ganha aos pontos. Domingos também seria uma boa opção.

Amanhã o debate da RTP N é fundamental para ver se realmente Dias Ferreira já perdeu o barco e se a vitória vai mesmo estar entre Godinho Lopes e Bruno de Carvalho