fevereiro 22, 2011

ser SPORTING!

Ao longo destes anos em que acompanho o futebol, nomeadamente o português, deu para aperceber-me de três coisas, salvo raríssimas e honrosas excepções que aliás muito estimo, a nível comportamental. O Porto quando ganha um título fica automaticamente numa redoma de vidro, à qual ninguém se pode chegar, fazendo valer o seu estatuto algumas vezes de forma arrogante. Basicamente são os maiores e nem pensem em beliscá-los. O Benfica, por ser o clube do povo, são sempre os maiores. Quando ganham, mesmo que não seja um título, tornam-se automaticamente os maiores do mundo e arredores, gostando de espezinhar os outros e apoiando-se no seu historial, dizem-se os melhores. Ainda agora o treinador anda em toda a imprensa a dizer isso mesmo e estranha-me que estejam a 8 pontos do 1º, mas enfim, outras histórias. O Sporting quando ganha...ganha! O Sporting sabe que para ganhar tem que fazer jus ao seu lema. O Sporting para ganhar tem que haver esforço, dedicação e devoção. Só assim poderá alcançar a glória. Não é por acaso que nas manobras obscuras que se vão tornando públicas não há, nem houve gente do Sporting envolvida...

Actualmente, no Sporting, só há esforço. Falta a devoção, a dedicação, que são na prática o que permite mesmo aqueles menos bons serem melhores, e ombrearem com os grandes por forma a alcançar vitórias. No Sporting, ao contrário de outros lados onde não se olha a meios para alcançar fins, mesmo que isso signifique passar por cima de tudo e todos, isso não acontece. Isto para mim, é o Sporting. O Sporting é uma maneira de ser e de estar. Por isso se costuma dizer que ser do Sporting é ser diferente. Não é ser melhor ou pior, é ser diferente. As vitórias do Sporting, especialmente os títulos, dão-nos alegria e chega. Sim, basta-nos sentir o esforço, a dedicação e a devoção que foi preciso dispender para alcançar a alegria da vitória, da glória. Isso chega. Não é preciso subir ao pedestal ou envergonhar os vencidos.

Hoje o céu está cinzento e cheio de nuvens, mas em breve, espero e acredito, o Sporting voltará a ocupar o espaço a que tem direito no panorama desportivo nacional ao nível do futebol, porque a outros níveis continua a ser um exemplo.
Estou triste? Sim, estou. Mas hoje como sempre, ser SPORTING!

4 comentários:

JL disse...

Este que escreveste é o comentário de um adepto, Nuno. Respeito-o por isso. Quanto a estas coisas de ser-se do Benfica, do Sporting ou do FC Porto, eu ontem estive no estádio de Alvalade. E, confesso-te, estive à beira de ser agredido fisicamente por alegados sportinguistas sem nada ter feito por isso e ainda fui violentamente atacado verbalmente. Eu e as três pessoas que me acompanhavam. No entanto,eu não condeno o Sporting nem confundo estes adeptos com a esmagadora maioria dos outros sportinguistas. E sei que aquilo que passei provavelmente outros já passaram no estádio do meu clube. Infelizmente o futebol é isto: irracionalidade total ou, noutra vertente, a incapacidade de ser isento. Isto é, o Sporting não é melhor que todos os outros, apesar de te custar percebê-lo. Mas não tenho dúvidas que és um gajo porreiro. :)

Abraço.

l00ker disse...

Joaquim, o que passaste, infelizmente e como bem dizes é comum acontecer em todos os estádios, sejam eles de que cor forem. Eu pessoalmente não passei, mas já assisti também. A questão aí é outra e como bem dizes, não há melhores nem piores, são todos iguais.

O meu comentário era a outro nível, ao nível da forma como a vitória é encarada por cada um, mas também coloquei a negrito e para que se perceba, que há "raríssimas e honrosas excepções que aliás muito estimo". Já deu para perceber há algum tempo que tu, como benfiquista, és uma dessas excepções. Parabéns pela vitória que foi merecida.

O meu post surge por tudo aquilo que já li e ouvi desde ontem à noite. É devido a isso, que a seguir a derrotas como esta eu me sinto ainda mais Sporting, mesmo que isso implique estar 18 anos ou mais sem ganhar um campeonato.

Abraço ;)

Marshal disse...

Porque usas-te o logotipo antigo ?

l00ker disse...

porque o novo faz-me lembrar SAD's e bancos e isso não é o Sporting!