fevereiro 01, 2005

o encanto da Irlanda: The Cranberries

" 'OK meninos, mostrem-me o que têm' – foi como Dolores O’Riordan se apresentou aos Cranberries em 1990. Nessa altura, Noel e Mike Hogan (guitarra e baixo) e Fergal Lawler (bateria) andavam à procura de um vocalista para a sua banda, mas esta pequena e frágil rapariga que estava à frente deles não se encaixava bem no que queriam. Noel tocou alguns acordes que tinha andado a fazer e Dolores voltou para casa e escreveu um conjunto de letras para os acordes. Voltou no dia seguinte com uma canção chamada Linger. Eles deram-lhe o trabalho.." E assim nasceram...os Cranberries!

Quando no Verão de 1994 o hit "Zombie" varreu todos os tops e deu a conhecer esta banda a nível mundial, já eles tinham editado o seu 1º album um ano antes, na minha opinião talvez um dos seus melhores, "Everybody else is doing it, so why can't we.." Após o êxito do single "Zombie", o correspondente album, "No need to argue" teve um sucesso enorme (15 milhões de albuns vendidos em todo o mundo) e fez com que as pessoas quisessem conhecer o antecessor. Foi então que músicas como "Dreams" e "Linger" passaram a ser hinos em qualquer concerto da banda.

1996 traz-nos o album "To the faithfull departed" e começam a aparecer os primeiros rumores que o futuro da banda estaria por um fio. Dá-se um interregno de 3 anos e é então que voltam a editar um album, "Bury the hatchet". Estes 2 albuns não cumprem as expectativas e apenas músicas como "Animal Instint", "Free to Decide" e "Salvation" acabam por ter algum sucesso. Entram então em digressão e passam por Portugal em Abril de 2000 no Pavilhã Atlântico. Belo concerto, que nos mostra uma Dolores que sozinha enche o palco!! Excelente!! Ela não pára.. Na altura lembro-me que no caminho para casa, houve uma música que me ecoava pela cabeça, "Pretty"...

Em 2001 chega "Wake up and smell the coffee" que nos traz uns Cranberries renascidos e a voltarem aos bons velhos tempos!! O single "Analyze" é talvez uma das músicas não tão boas do album. Em 2002 nova tournée e nova passagem por Portugal! Novamente em Abril, lá estive no Atlântico, desta vez acompanhado pelos caros amigos Bean e David, que entretanto consegui convencer a irem ver! Penso que não deram o tempo por mal empregue..

Ainda em 2002 é editado o Best of da banda "Stars" o que fazia antever que apesar de voltarem à boa forma, os constantes rumores da separação sempre presentes era provável que tivessem fundamento..infelizmente! Em Outubro desse ano, quando passaram por Coimbra para um dos últimos concertos, ninguém sabia que aquela era efectivamente a última vez que estariam juntos.. Foi memorável! O melhor dos 3 concertos que assisti! Num pavilhão pequenissímo para a tanta gente, os Cranberries encantaram Coimbra cantando praticamente todos os seus grandes êxitos. "Dying in the sun" foi um dos momentos da noite, com Dolores ao piano a solo deixando-nos no final um sorriso de espanto e quiçá de despedida ao fim de 10 anos de boa música!


Estarão sempre no meu coração, pois foi a 1ª banda sobre a qual segui a carreira praticamente desde o início e momentos como os que se vivem a ouvir "Daffodil lament" ao vivo, só passando por eles! Curiosamente, apesar de ser uma das músicas não tão conhecidas para o público comum, foi a música eleita pelos fãs para fazer parte do best of.. Boa sorte e felicidades para cada elemento da banda.

"I have decided to leave you forever, I have decided to start things from here, Thunder and lightning won't change What I'm feeling And the daffodils look lovely today..."

Sem comentários: