fevereiro 13, 2005

"Mar Adentro"

Ramón (Javier Bardem) leva quase 30 anos numa cama ao cuidado da família. A sua única janela para o mundo é a da sua habitação, junto ao mar por onde tanto viajou e onde sofreu o acidente que interrompeu a sua juventude. Desde então, o seu único desejo é acabar com a vida dignamente...

Eis a sinopse de um filme que já recebeu os louvores da crítica. Tem 2 nomeações para os Óscares, ganhou o Globo de Ouro para "Melhor Filme Estrangeiro", além de ter sido nomeado na categoria de "Melhor Actor - Drama". Ganhou ainda 2 prémios no European Film Awards, nas categorias de "Melhor Realizador" e "Actor" e 14 prémios Goya (Óscares do cinema espanhol) em 15 nomeações. Finalmente, ganhou o Grande Prêmio do Júri e o Volpi Cup de "Melhor Actor", no Festival de Veneza. Os prémios falam por si, mas...como sabemos nem sempre são justos, ou nem sempre o filme merece tanto alarido! Não é este o caso...este filme mostra mais uma vez que o cinema europeu, principalmente ancorado no que se faz em França e Espanha, está bem vivo e muitas vezes não fica a perder em relação ao americano!

Realizado por Alejandro Aménabar, que é já um caso sério como realizador (quem não se recorda do grandioso filme "The Others"), este filme é baseado no personagem real Ramón Sanpedro que há uns anos conseguiu questionar a Espanha sobre a eutanásia e o verdadeiro significado da morte. É pois um filme bastante emotivo que nos mostra um panorama sombrio, mas ao mesmo tempo real, em que é necessário morrer para viver..


Possivelmente, estamos na presença do melhor filme do ano...

Sem comentários: