fevereiro 10, 2005

Clássicos da tv: CHEERS


Em 1982 surgia na tv americana uma série de nome "Cheers" baseada num bar de Boston, o Bull & Finch, que ao longo dos anos se viria a revelar ser imortal. Aliás, o facto de ainda hoje, passados 24 anos, ela passar na tv portuguesa e ser alvo de uma grande audiência comprova o seu sucesso por estas bandas, quanto mais a nível mundial..mas vamos a um pouco de história!

Corria então o ano de 82 quando esta série surge pela 1ª vez. O cenário era um bar, baseado no já referido homónimo de Boston, onde havia personagens..

- Sam Malone (Ted Danson), o dono do bar que era o clássico "macho man"! Ex-jogador de baseball de 2ª categoria nos Red Sox, ex-alcoólico e mulherengo inverterado, não perdia uma oportunidade para deitar um olhar sobre todas as mulheres que se lhe cruzavam no caminho. Tinha no entanto uma pedra no sapato, Diane, com a qual nunca conseguia nada..

- Diane Chambers (Shelley Long), empregada de mesa que nutria uma atracção especial pelo dono do bar, apesar de detestar a pose machista de Sam. Universitária interessada em arte e literatura, acaba por trabalhar no Cheers, porque foi lá que o seu noivo por quem tinha deixado tudo, a largou! Sem dinheiro, Diane percebeu que talvez o trabalho como empregada de bar não fosse assim tão mau..o resto é história!

- Ernie 'Coach' Pantusso (Nicholas Colasanto), o "treinador"! Ajudante de balcão de Sam, aquele que em tempos fora 3º treinador dos Red Sox, acaba por assumir na série a figura paternalista de Sam.

- Carla Maria Victoria Angelina Teresa Apollonia Lozupone Tortelli LeBec/Annette Lozupone (Rhea Perlman), a mais pequena de 7 irmãs desde muito cedo começa a servir à mesa, de tal maneira que quando entra em Cheers é já uma professional experiente. Muito temperamental não pensava duas vezes quando tinha que insultar alguém, sendo um dos seus alvos preferidos Cliff, embora Diane e mais tarde Rebecca também o fossem.

- Norm Peterson (George Wendt), o verdadeiro cliente!! Ele e o balcão formavam um só ser! Aliás os seus dois amores eram mesmo o balcão e a caneca de cerveja, cheia de preferência..Um dos mistérios da série foi contudo o facto da sua devota mulher Vera, com a qual casou por esta se encontrar grávida o que ela negou logo após o casamento, nunca ter aparecido..

- Cliff Clavin (John Ratzenberger), juntamente com Norm um dos clientes assíduos. Deixado pelo pai muito jovem, Cliff viveu sempre com a mãe e acabava por escapar à sua presença nas vezes que ia ao Cheers. Carteiro de profissão, procurava estar sempre informado sobre as novidades por forma a criar teorias, as quais compartia no bar..

..às quais se juntaram outras ao longo do tempo..

- Woody Boyd (Woody Harrelson), o jardineiro ingénuo de Indiana que se tinha apresentado em Cheers para conhecer o "treinador" depois de seguir um curso de barman por correspondência que este tinha organizado por correio. Era digamos que o bobo da corte e ao ficar a trabalhar em Cheers acabou por tornar-se na consciência de Sam.. Acabou por surgir na série para ocupar o lugar deixado em aberto após a morte do "treinador", o actor Nicholas Colasanto.

- Frasier Crane (Kelsey Grammer), o psiquitra, que foi apresentado a Cheers por Diane. Ela levou-o para ajudar Sam com o problema de alcoolismo e acabou por instalar-se como cliente normal do bar. Mais tarde iria aparecer também na série a sua mulher Lilith, também psiquiatra de profissão..

- Rebecca Howe (Kirstie Alley), acaba por ser a chefe de Sam quando este decide vender o bar a uma grande empresa. Ambiciosa e bonita, tinha uma habilidade inacta para apaixonar-se por homens que não lhe ligavam nenhuma, o que acabava sempre mal. Naturalmente, interessa-se por Sam e começa uma relação amor/ódio..

..completando assim o cast global de Cheers ao longo dos 11 anos de emissão.

Mas...de início as coisas não foram fáceis! A emissão de Cheers não teve resposta por parte do público e no final da 1ª série esteve prestes a ser cancelada, isto porque foi a 75ª série mais vista no horário nobre americano, em...75 séries!! Contudo e apesar do fraco sucesso de audiências, a série nesse mesmo ano é nomeada para 12 Emmys como Melhor Série acabando por arrecadar 5 troféus! Era o reconhecimento da crítica que apesar de tudo a série era inteligente e os diálogos muito bem conseguidos. No entanto, só em 1984 quando aparece no canal a série "The Bill Cosby Show", que dava um pouco antes de Cheers, e que foi um enorme sucesso de audiências, Cheers começa a ter o reconhecimento que merecia. Isto porque o show de Cosby acabou por "arrastar" consigo todos os outros programas seguintes que davam no canal..

Após o público se começar a interessar pela mistura de comédia, romance e novela de Cheers, o mesmo foi ganhando o seu espaço e já todos falavam da história de amor entre Sam e Diane, das pequenas batalhas dos inenarráveis Norm e Cliff, do mau génio da empregada Carla, etc. Cheers era passado pouco tempo uma das 5 séries mais vistas da América. Houve alguns contratempos, a morte de Nicholas Colasanto que encarnava o "treinador" em 1985 lugar entretanto ocupado pela personagem Woody e a saída de Shelley Long em 1987, o que poderia deixar antever o fim da série. Contudo, os produtores mais uma vez gerem mais esta saída de uma forma inteligente e com a entrada de Kirstie Alley a série ganha novo fôlego, que só viria a terminar em 1993, ou seja, 11 anos após o 1º capítulo.

Nomeada para 117 Emmys, dos quais ganhou 28 (podes ver a totalidade dos prémios conseguidos aqui e aqui) e vencedora de 13 Globos de Ouro, quando por fim em 1993 Cheers fecha definitivamente as portas, fê-lo vítima do seu próprio êxito! Isto porque o que os actores ja ganhavam tinham-na convertido na série mais cara da história da televisão para além de Ted Danson já se começar a sentir cansado do personagem, para trás ficavam 11 temporadas absolutamente memoráveis. O dia em que foi para o ar o último episódio, foi declarado "Cheers Day" no estado de Massachussets e os actores receberam uma enorme ovação em público. Chegava no entanto ao fim, o bar mais conhecido de sempre, o bar "onde todos sabem o nosso nome"...

4 comentários:

Tristan disse...

Mt bom post e merecido!!Quem é que não se recorda desta série? pouca gente..de certeza!! keep up the good work ;)

l00ker disse...

a partir de amnhã dia 16, ficará disponível no mercado as versões DVD portuguesas de Cheers, temporadas 1 e 2!! Mas as boas notícias não ficam por aqui...em Abril vão estar disponíveis as séries 3 e 4 :D

Carlos M. Reis disse...

Portuguesas? Ainda ontem passei pela FNAC e as três temporadas lá disponíveis não têm legendas em Português :(

Infelizmente!

Excelente blog! Podes contar com a minha visita diária!

l00ker disse...

tens razão. mas na altura anunciaram que vinha em português..contudo algum tempo depois..bah!! :(