abril 11, 2005

vale a pena recordar: Roxette "Tourism"


Per Gessle e Marie Fredriksson já eram amigos quando se juntaram em 1986 para gravar o single "Neverending Love". Nas suas carreiras a solo, Marie já se tinha tornado uma das cantoras mais populares da Suécia, enquanto Per precisava retomar o caminho de sucesso que tinha conseguido com a sua banda Gyllene Tider. Assim nasceram os Roxette.

O ano de 1989 acaba contudo por ser o ano do "boom" quando o single "The Look" chega ao nº1 praticamente em todo o mundo. Como o sucesso se manteve nos seguintes temas, "Listen to Your Heart" e "It Must Have Been Love" (tema que fez parte da banda sonora de "Pretty Woman") o grupo estava no caminho certo. O album "Joyride" manteve a fasquia bem elevada e a tournée "Join the Joyride" pelo mundo inteiro, em 1992 que elevavam finalmente os suecos até ao topo. É nessa tournée que a banda iria fazer a sua obra-prima...


Durante os intervalos que havia na tour, os Roxette iam escrevendo novas músicas, muitas delas em quarto de hotel. No ano de 1992, essas músicas juntamente com versões ao vivo gravadas na tournée das músicas mais conhecidas até então, fizeram do album "Tourism" uma autêntica pérola! Apostando como 1º single em "How Do You Do?", o album acabaria por vender 7 milhões de cópias e é na minha opinião um dos melhores albuns de sempre. Versões ao vivo de "The Look", "It Must Have Been Love", "Things Will Never Be The Same" misturadas com temas gravados num piano do hotel, "So Far Away", baladas como "Heart Shaped Sea" ou "Queen of Rain", faixas alegres como "Here Comes the Weekend" ou "Fingertips" enfim...é daqueles poucos albuns que posso dizer que o ouço todo do principio ao fim!! Para um "cheirinho" do mesmo, ouve os samples aqui.

Em 1995 seria editado o best of da banda "Don't Bore Us, Get To the Chorus" e praticamente a história do grupo acabaria aí, pois posteriormente os albuns foram perdendo qualidade, sendo que hoje em dia muitos já nem se lembram deste duo sueco que conquistou o mundo no final da década de 80. .

Sem comentários: