abril 27, 2005

uma obra-prima em dois actos!

Já conheceste alguém de quem não te consegues esquecer? Alguém que te faz perguntar, o que poderia ter sido? Existe uma obra-prima do cinema que nos permite seguir Jesse e Celine desde a sua inesquecível primeira noite em Viena em "Antes de Amanhecer" ou no original "Before Sunrise", até ao seu reencontro em Paris nove anos mais tarde em "Antes do Anoitecer" ou "Before Sunset".

Em 1995 estreava nas salas de cinema um filme muito simples que passou quase despercebido, mas que deixou um sorriso e uma harmonia a quem o viu, "Before Sunrise".

No meu caso, vi-o aproxidamamente há 8 anos, logo tinha mais ou menos a idade dos personagens aquando do filme. Por esse aspecto, o filme ainda teve mais impacto pois mostrava alguém que conversava sobre o seu mundo, o nosso mundo, que se fascinava e sonhava com as ideias existenciais, amorosas... no fundo com tudo aquilo que nos rodeia. Essa conversa acaba inevitavelmente por se tornar num romance entre os dois.

Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) conhecem-se num interrail pela Europa, decidem passar essa noite em Viena e o resto...tem que ser visto! A inteligência dos diálogos faz-nos apaixonar e ao mesmo tempo sentir que aquelas duas personagens podiam ser qquer um de nós! Como se não bastasse, a cereja no topo do bolo acaba por ser o final do filme, deixando ao critério do espectador aquilo que chegou ou não a acontecer..

Como eu já referi o filme não foi muito falado, contudo nunca o esqueci. De tal forma, que o ano passado quando soube que tinha sido feita uma sequela, não mais descansei! Por um lado, fiquei receoso pois as sequelas muitas das vezes não trazem nada de novo e nalguns casos chegam mesmo a manchar aquilo que o 1º filme consegue. Neste caso, "Before Sunset" tinha mesmo que ser muito bom, caso contrário seria uma grande decepção para aqueles que tinham visto no filme inicial algo de diferente e uma lufada de ar fresco num cinema dominado por grandes produções.

Assim, 9 anos depois Jesse e Celine voltam a encontrar-se ao acaso em Paris. A vida deles mudou, o espírito sonhador de então passou à faceta realista quando ambos estão na casa dos 30. No entanto, há algo que ainda os une..aquela noite em Viena deixou marcas e mais não digo! A sequela é sublime, é tão bom ou ainda melhor que o primeiro filme, mais uma vez fazendo com que nos identifiquemos com muitas das situações e realidades apresentadas.

Para que o sucesso se mantivesse, muito contribuiu os e-mails que ao longo dos anos Hawke e Delpy foram trocando sempre no intuito de um dia, voltar a encarnar aquelas duas personagens que arrebataram quem os "conheceu". Em 2004, estava feito 2º filme filmado em 15 dias, e com muitas das cenas feitas em tempo real, sem interrupções. A pergunta que todos começam a colocar a meio do filme "Ficam juntos ou não ficam juntos?!" acaba tal como no 1º filme por não ser o mais importante! Da liberdade do amor ao casamento, à cada vez mais tardia idade para o compromisso, aos compromissos tomados forçada e erradamente, aos desejos, aos impulsos primários. Sobretudo, a insistência na pergunta que todos nós, várias vezes na vida fazemos a nós próprios: “E se...

Como é que acaba "Before Sunset"? Tal como no primeiro filme fica no ar aquilo que poderá ou não acontecer, dependendo do romantismo ou cinismo de cada um. Acima de tudo o que fica deste filme magnífico, é que tanto nos temas que aborda em conversa como nas entrelinhas, muitos de nós certamente se revêem em muitas questões, tal como, em 1995, tantos de nós sonhávamos com uma situação daquelas e respirávamos os mesmos sonhos e ideais abordados então.

Acabou de ser editado em DVD um pack que contem os 2 filmes. Para quem conhece o imdb, basta ver as notas dos 2: 7.9 e 8.3! Se vale a pena comprar? Para quem está à espera de muitos extras não, mas para aqueles que gostam de cinema é uma obra imperdível e que vai ficar para sempre na memória de quem o vê..

"Fortunately, lightning has struck twice...", Elites TV

1 comentário:

Serendipi7y disse...

já vi o primeiro e gostei. "Carpe Diem" puro. :) É giro vê-los a seguir os impulsos sem medir as consequências. Só porque sim, por que sentem. Tenho que tratar de ver o segundo.