abril 27, 2005

uma obra-prima em dois actos!

Já conheceste alguém de quem não te consegues esquecer? Alguém que te faz perguntar, o que poderia ter sido? Existe uma obra-prima do cinema que nos permite seguir Jesse e Celine desde a sua inesquecível primeira noite em Viena em "Antes de Amanhecer" ou no original "Before Sunrise", até ao seu reencontro em Paris nove anos mais tarde em "Antes do Anoitecer" ou "Before Sunset".

Em 1995 estreava nas salas de cinema um filme muito simples que passou quase despercebido, mas que deixou um sorriso e uma harmonia a quem o viu, "Before Sunrise".

No meu caso, vi-o aproxidamamente há 8 anos, logo tinha mais ou menos a idade dos personagens aquando do filme. Por esse aspecto, o filme ainda teve mais impacto pois mostrava alguém que conversava sobre o seu mundo, o nosso mundo, que se fascinava e sonhava com as ideias existenciais, amorosas... no fundo com tudo aquilo que nos rodeia. Essa conversa acaba inevitavelmente por se tornar num romance entre os dois.

Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) conhecem-se num interrail pela Europa, decidem passar essa noite em Viena e o resto...tem que ser visto! A inteligência dos diálogos faz-nos apaixonar e ao mesmo tempo sentir que aquelas duas personagens podiam ser qquer um de nós! Como se não bastasse, a cereja no topo do bolo acaba por ser o final do filme, deixando ao critério do espectador aquilo que chegou ou não a acontecer..

Como eu já referi o filme não foi muito falado, contudo nunca o esqueci. De tal forma, que o ano passado quando soube que tinha sido feita uma sequela, não mais descansei! Por um lado, fiquei receoso pois as sequelas muitas das vezes não trazem nada de novo e nalguns casos chegam mesmo a manchar aquilo que o 1º filme consegue. Neste caso, "Before Sunset" tinha mesmo que ser muito bom, caso contrário seria uma grande decepção para aqueles que tinham visto no filme inicial algo de diferente e uma lufada de ar fresco num cinema dominado por grandes produções.

Assim, 9 anos depois Jesse e Celine voltam a encontrar-se ao acaso em Paris. A vida deles mudou, o espírito sonhador de então passou à faceta realista quando ambos estão na casa dos 30. No entanto, há algo que ainda os une..aquela noite em Viena deixou marcas e mais não digo! A sequela é sublime, é tão bom ou ainda melhor que o primeiro filme, mais uma vez fazendo com que nos identifiquemos com muitas das situações e realidades apresentadas.

Para que o sucesso se mantivesse, muito contribuiu os e-mails que ao longo dos anos Hawke e Delpy foram trocando sempre no intuito de um dia, voltar a encarnar aquelas duas personagens que arrebataram quem os "conheceu". Em 2004, estava feito 2º filme filmado em 15 dias, e com muitas das cenas feitas em tempo real, sem interrupções. A pergunta que todos começam a colocar a meio do filme "Ficam juntos ou não ficam juntos?!" acaba tal como no 1º filme por não ser o mais importante! Da liberdade do amor ao casamento, à cada vez mais tardia idade para o compromisso, aos compromissos tomados forçada e erradamente, aos desejos, aos impulsos primários. Sobretudo, a insistência na pergunta que todos nós, várias vezes na vida fazemos a nós próprios: “E se...

Como é que acaba "Before Sunset"? Tal como no primeiro filme fica no ar aquilo que poderá ou não acontecer, dependendo do romantismo ou cinismo de cada um. Acima de tudo o que fica deste filme magnífico, é que tanto nos temas que aborda em conversa como nas entrelinhas, muitos de nós certamente se revêem em muitas questões, tal como, em 1995, tantos de nós sonhávamos com uma situação daquelas e respirávamos os mesmos sonhos e ideais abordados então.

Acabou de ser editado em DVD um pack que contem os 2 filmes. Para quem conhece o imdb, basta ver as notas dos 2: 7.9 e 8.3! Se vale a pena comprar? Para quem está à espera de muitos extras não, mas para aqueles que gostam de cinema é uma obra imperdível e que vai ficar para sempre na memória de quem o vê..

"Fortunately, lightning has struck twice...", Elites TV

abril 24, 2005

Questões..


E se aquilo que apagamos não devesse ter sido apagado? E se amanhã sentissemos falta do que odiamos hoje? O que faríamos? Voltaríamos a fazer o mesmo? Será que a vida nos colocaria de novo na mesma linha donde tinhamos descarrilado por opção ou será que tudo estaria de facto perdido...para sempre?

O que é um sonho? Porquê acordar? Mas...e quando se realiza? Porquê a sensação de vazio? Porque é tudo tão fugaz e tão breve? Haverá felicidade eterna ou ela apenas existe no momento? Porque é que aquilo que se agarra..já fugiu?

Porque é que as estrelas não coincidem quando deveriam? O caminho tem mesmo um fim ou é suposto ficar pelas encruzilhadas? De que servem as memórias se na vida nada se repete nem promete? Porque é que 90% da mente descansa? Valerá a pena?

"How happy is the blameless vestal's lot! The world forgetting, by the world forgot. Eternal sunshine of the spotless mind! Each prayer accepted, and each wish resigned.", Alexander Pope

abril 23, 2005

Aí está o centenário do Sporting!!

"Cem iniciativas desportivas, culturais, musicais e populares entre o próximo dia 2 de Julho e 1 de Julho de 2006 assinalarão em Portugal e um pouco por todo o Mundo o primeiro Centenário do Sporting Clube de Portugal. O símbolo oficial do Centenário e as linhas gerais das comemorações foram desvendados na tarde quinta-feira por Ernesto Ferreira da Silva, presidente da Comissão Organizadora.

As comemorações decorrerão entre 2 de Julho próximo e 1 de Julho de 2006, o dia em que o Sporting assinala 100 anos de existência. Isto é, as comemorações começarão às zero horas de 2 de Julho, no momento em que se encerrarem as celebrações oficiais do 99º aniversário do Clube.Esta opção, explicou o presidente da Comissão, “resulta fundamentalmente do desenvolvimento de um programa de comemorações em crescendo culminando com um grande evento no dia 1 de Julho de 2006”. Isto é, acrescentou, “serão 365 dias de festa com um grande carácter participativo” proporcionados pelo Clube que tem o maior número de títulos europeus logo a seguir ao Barcelona.

O símbolo do Centenário foi também apresentado na quinta-feira, inspirado ao mesmo tempo na tradição e na modernização do Sporting: forma redonda como a do primeiro símbolo, o escudo e o leão tal como figuram no emblema mais recente, a imagem bipartida verde e branca (“fundo Stromp”), inserção dos anos da fundação e do centenário e uma assinatura “Sporting 100” com objectivos mais comerciais.
Esse símbolo será associado a todas as acções do Centenário e figurará nos equipamentos da próxima temporada, recuperados de momentos inesquecíveis da história do Clube: a réplica da camisola bipartida da fundação e a adopção da camisola listada vestida pelos heróis campeões da Taça das Taças em 1964."

abril 19, 2005

a música do momento!!

EXCELENTE!! já há dias que não me sai da cabeça! Ficou conhecida por fazer parte da publicidade da Optimus. Chama-se The Veils "The Leavers Dance"

aqui fica o mp3 e a letra..

Berenice
My hands and feet are worn
As much as yours are
And though my head, my hands, my heart are forming
They still feel worlds apart

Berenice
Beneath it all you're golden
And that's all I'm feeding on
And though my head, my hands are growing colder
We move in circles now

Berenice there's no release at all
That's not worth dying for
And it's not for our desires but our design taht we all
fall apart.

Dar mérito a quem o tem!!

Na pré-temporada que antecedeu esta época, o Sporting esteve horrível!!! Não jogava um .. , apenas defendia razoalvelmente. Golos nem vê-los e o pior, oportunidades para os marcar nem sequer apareciam.. José Peseiro saiu a terreiro e defendeu a equipa, dizendo que os golos iriam aparecer com o tempo! Hoje com pelo menos ainda 7 jogos para realizar, o Sporting já leva 93 golos...

Ao fim das primeiras 5 jornadas de campeonato o Sporting tinha 5 pontos, apenas 3 golos marcados e uma vitória! O Benfica liderava com 10 pontos de avanço. José Peseiro defendeu sempre a equipa e pediu aos adeptos para acreditar porque melhores dias viriam. Apenas ficou no lugar, porque a direcção contra tudo e contra todos assim o entendeu. Hoje, a 5 jornadas do fim do campeonato o Sporting encontra-se a 1 pt do 1º lugar, dependendo apenas dele para se sagrar campeão..

Ao fim do sorteio da fase de grupos da Taça Uefa, Peseiro falava com determinação em querer ganhar a competição, perante o riso de praticamente todos, desde os adeptos de outros clubes até aos media. Hoje, o Sporting encontra-se na meia final e a apenas 2 jogos de poder chegar à 2ª final europeia em 99 anos de história do clube..

Como treinador, já cometeu os seus erros, foi aprendendo com os mesmos. Está a ter a sua prova de fogo num grande e desde o início que mostrou ambição e o principal, sempre defendeu o grupo que liderava! Com metade do orçamento do Benfica, quase 1/3 do Porto, em Dezembro eram preciso reforços..veio o Moutinho dos juniores e o Sá Pinto da lesão! Nunca pediu nada em troca, nunca arranjou desculpas para os fracassos! A equipa é unanimemente considerada como aquela que pratica o melhor futebol do país e apenas ainda fracassou na taça de Portugal, num jogo em que a equipa foi "obrigada" a jogar o prolongamento todo com 1 jogador a menos, em pleno estádio da Luz, perdendo apenas nos penalties..

Ainda não ganhou nada? Exactamente, mas o trabalho mais difícil está feito e com todo o mérito!! Já não me lembrava de ter tanto gozo a ver jogar a equipa! Independentemente do que acontecer neste mês desportivo que falta e porque depois é fácil julgar o fracasso ou o sucesso..aqui fica a minha homenagem inteiramente merecida ao treinador do Sporting Clube de Portugal, José Peseiro!

abril 17, 2005

"a música"

É talvez a minha música preferida! Fala sobre uma ruptura com alguém e o querer voltar a acreditar.. ao vivo é DIVINAL!!! se não conheces "clicka" no título para download ;)

The Cranberries "
Daffodil Lament"

Holding on that's what I do
Since I met you
And it won't be long, would you notice
If I left you
And it's fine for some
Cause you're not the one

All night long I laid on my pillow
These things are wrong
I can't sleep here
So lovely, so lovely

I have decided to leave you forever
I have decided to start things from here
Thunder and lightning won't change
What I'm feeling
And the daffodil look lovely today

Oh in your eyes I can see the disguise
Oh in your eyes I can see the dismay
Has anyone seen lightning
Has anyone looked lovely

And the daffodils looked lovely today
Looked lovely

abril 15, 2005

Sporting 4 Newcastle 1


Fénix!! Dizer o quê, depois disto?? Era preciso marcar 2 golos...ao fim de 20m já eram precisos 3!! Não havia Liedson, nem Viana...independentemente daquilo que se passe até final da época, a noite de hoje foi mágica!!!

Obrigado, SPORTING!


abril 13, 2005

O segredo é amar....

O poeta beija tudo, graças a Deus... E aprende com as coisas a sua lição de sinceridade...

E diz assim: "É preciso saber olhar..."

E pode ser, em qualquer idade, ingénuo como as crianças, entusiasta como os adolescentes e profundo como os homens feitos...

E levanta uma pedra escura e áspera para mostrar uma flor que está por detrás...

E perde tempo (ganha tempo...) a namorar uma ovelha...

E comove-se com coisas de nada: um pássaro que canta, uma mulher bonita que passou, uma menina que lhe sorriu, um pai que olhou desvanecido para o filho pequenino, um bocadinho de sol depois de um dia chuvoso...

E acha que tudo é importante...

E pega no braço dos homens que estavam tristes e vai passear com eles para o jardim...

E reparou que os homens estavam tristes...

E escreveu uns versos que começam desta maneira: "O segredo é amar..."

Sebastião da Gama

abril 11, 2005

vale a pena recordar: Roxette "Tourism"


Per Gessle e Marie Fredriksson já eram amigos quando se juntaram em 1986 para gravar o single "Neverending Love". Nas suas carreiras a solo, Marie já se tinha tornado uma das cantoras mais populares da Suécia, enquanto Per precisava retomar o caminho de sucesso que tinha conseguido com a sua banda Gyllene Tider. Assim nasceram os Roxette.

O ano de 1989 acaba contudo por ser o ano do "boom" quando o single "The Look" chega ao nº1 praticamente em todo o mundo. Como o sucesso se manteve nos seguintes temas, "Listen to Your Heart" e "It Must Have Been Love" (tema que fez parte da banda sonora de "Pretty Woman") o grupo estava no caminho certo. O album "Joyride" manteve a fasquia bem elevada e a tournée "Join the Joyride" pelo mundo inteiro, em 1992 que elevavam finalmente os suecos até ao topo. É nessa tournée que a banda iria fazer a sua obra-prima...


Durante os intervalos que havia na tour, os Roxette iam escrevendo novas músicas, muitas delas em quarto de hotel. No ano de 1992, essas músicas juntamente com versões ao vivo gravadas na tournée das músicas mais conhecidas até então, fizeram do album "Tourism" uma autêntica pérola! Apostando como 1º single em "How Do You Do?", o album acabaria por vender 7 milhões de cópias e é na minha opinião um dos melhores albuns de sempre. Versões ao vivo de "The Look", "It Must Have Been Love", "Things Will Never Be The Same" misturadas com temas gravados num piano do hotel, "So Far Away", baladas como "Heart Shaped Sea" ou "Queen of Rain", faixas alegres como "Here Comes the Weekend" ou "Fingertips" enfim...é daqueles poucos albuns que posso dizer que o ouço todo do principio ao fim!! Para um "cheirinho" do mesmo, ouve os samples aqui.

Em 1995 seria editado o best of da banda "Don't Bore Us, Get To the Chorus" e praticamente a história do grupo acabaria aí, pois posteriormente os albuns foram perdendo qualidade, sendo que hoje em dia muitos já nem se lembram deste duo sueco que conquistou o mundo no final da década de 80. .

abril 07, 2005

Sempre fui uma pessoa a nível de gostos de fortes convições: ou é ou não é, não há meio termo. Reflexo disso são as minhas preferências clubísticas, Sporting, Barcelona e Los Angeles Lakers. Praticamente desde pequenino! Desde que comecei a dar atenção a qualquer um dos desportos citados. Como tal, desde que comecei a seguir a NBA, anos 80, que me habituei a vibrar com um senhor e uma equipa, Magic Johson e os L.A. Lakers.

Este senhor dos basket mundial espalhou magia nos campos e talvez não tenha conseguido mais que os 3 títulos de campeão pelos Lakers, porque se cruzou com outro grande: Larry Bird e os Boston. As duas equipas dominaram toda a década de 80. Encontro um grande paralelismo entre esta história e a da F1. O que seria se Magic e Bird (Senna e Prost) têm aparecido em alturas diferentes? Certamente que Jordan (Schumacher) não teria os recordes que tem, mas como depois não teve rivais à altura..

Adiante..no início do séc. XX os Lakers renasceram através do trio Kobe Bryant, Shaquille O'Neal e Phill Jackson. Do ano 2000 até hoje, ganharam 3 títulos consecutivos e perderam uma final, o ano passado com Detroit. Era o início do fim...

Os dois grandes jogadores da equipa estavam com atritos e Kobe acabou por levar a melhor. Phill Jackson e Shaq saíram.. Phill Jackson continua sem treinar, Shaq mudou-se para Miami, uma equipa que quase nunca foi a um play-off e que este ano já ganhou o título da Conferência Este a 10 jornadas do fim!!! Kobe e os Lakers receberam 3 jogadores medianos vindos de Miami, não se reforçaram convenientemente e o resultado tá à vista: 11 anos depois os Lakers voltam a falhar um playoff da NBA! Kobe é um grandíssimo jogador, um dos melhores, mas sozinho não consegue nada! Shaq era realmente a peça fundamental da engrenagem. É pena, mas enquanto durou, a dinastia dos Lakers foi brilhante! Imagens como esta, ficarão para sempre na memória dos fãs do basquetebol e especialmente dos seguidores dos Lakers.


Os dois melhores estiveram juntos um dia...

abril 04, 2005

o homem é um SENHOR!!

E no dia 1 de Abril lá estive no Atlântico para presenciar um concerto que não sendo grandioso, é um bom concerto e bastante agradável: Mark Knopfler. Este senhor não precisa de apresentações...aquilo que foi conseguindo ao longo dos anos com os Dire Straits falam por si só. De há uns anos pra cá optou pela carreira a solo, a qual não tem desiludido pois este autentico "dinossauro" toca guitarra que é uma coisa parva!! É bastante peculiar, como este virtuoso assenta a sua performance no polegar direito..


Mas, voltando ao concerto em si. Mark Knopfler sabendo bem o que fez com os Dire Straits arrebatando milhões de fãs pelo mundo fora, resolve e muito bem não renegar esse passado, mantendo o casamento entre os velhos clássicos da banda e as suas músicas actuais, a um público que ainda hoje consegue dar uma grande moldura humana a salas como o pavilhão Atlântico. Aliás, posso mesmo dizer aquilo a que assiti no final do concerto foi tamanha ovação que eu fiquei perplexo!! Foi brutal!! O pavilhão veio completmante abaixo! Só me fez lembrar aquilo que o público português fez aos Metallica no Rock in Rio! Mas aí eram 90 mil pessoas...

Na primeira parte do concerto, ouviram-se temas como «Walk of Life», «Romeo & Juliet» e «Sultans Of Swing», este último a fazer vibrar o pavilhão! É impressionante como a guitarra ganha vida própria nas mãos deste homem!! Pelo meio veio tal parte que revisita os quatro discos a solo, para depois acabar numa parte final nostálgica e que foi de encontro às minhas expectativas. «Brothers in Arms» com os autênticos gemidos da guitarra foi soberba! Seguiram-se «Money for Nothing» e «So Far Away», dando depois lugar ao 2º encore da noite que acabou por trazer "o momento do concerto". O instrumental «Wild Theme» da banda sonora de «Local Hero», que aliás acabou por ser a última música da noite. Lindíssima!

abril 03, 2005

Os palhaços do costume..

Ontem houve show de bola no Bessa! O Sporting ganhou 4:0, praticando um futebol que por momentos chegou a ser pura ópera, no entanto o que é os senhores do Boavista vieram dizer à imprensa?? A culpa foi do árbitro..

No total dos 2 jogos, o Boavista marca 1 golo ao Sporting e sofre 10 (DEZ)! Se no jogo da 1ª volta segundo o treinador boavisteiro, havia dias em que não se devia sair de casa e ontem mais uma vez o Sporting não teve nada a ver com o resultado, e a culpa segundo o presidente foi do árbitro que segundo ele não expulsou um jogador contrário e não marcou um penalty a favor, isto contudo quando o resultado já assinalava 0:2...

Quanto ao penalty é tão ridículo que nem vale a pena falar, quanto à suposta falta cometido por Barbosa no meio campo adversário que poderia dar o 2º amarelo, o árbitro errou sim, mas em marcar a falta!! É que o jogador leonino nem toca no adversário! Mas ainda que os palhaços do Bessa tivessem razão quando em 2 jogos se leva tamanha "cabazada" e nem sequer se tem a honestidade de referir que a equipa adversária foi muito superior...

Enfim, nada a que esta dupla de estarolas não nos tenha já habituado! Contudo, já não há paciência para aturar tamanhas parvoíces que apenas servem para procurar influenciar a opinião pública com histórias que só eles vêem..