fevereiro 28, 2005

and the Oscar goes to...

MILLION DOLLAR BABY!!


Poizé...afinal houve surpresa!! Quando o decorrer da cerimónia fazia prever uma vitória do filme de Scorcese "The Aviator", na parte final, que acaba por ser aquela onde se entregam os Óscares mais importantes, surgiu algo inesperadamente, o filme de Clint Eastwood a arrebatar os mesmos só perdendo o Óscar de Melhor Actor para o favoritíssimo Jammie Fox por "Ray". O filme acabou por arrebatar 4 Óscares acabando por ficar com menos 1 que "The Aviator" que no entanto ganhou em categorias menos importantes. "Million Dollar Baby" ganhou pois os Óscares de Melhor Actor Secundário (finalmente o 1º Óscar para Morgan Freeman :D), Melhor Actriz (2º Óscar para Hillary Swank), Melhor Realizador (Clint Eastwood a conseguir a sua 2ª estatueta e a azedar mais uma noite a Scorcese..) e Melhor Filme.

Em relação aos outros filmes e às restantes categorias, realce para o Óscar de Melhor Argumento Original e Argumento Adaptado para "Eternal Sunshine of the Spotless Mind" e "Sideways" respectivamente e para o Melhor Filme Estrangeiro "Mar Adentro", dando assim mais uma vitória a "nuestros hermanos".

Para finalizar, podes ver a lista completa de vencedores aqui, e uma curiosidade...Clint Eastwood começa a ser um realizador talismã para os actores!! Este ano ganharam Hillary Swank e Morgan Freeman, mas já o ano passado tinham ganho Sean Penn e Tim Robbins por "Mystic River"..

E por agora fico-me por aqui, visto que este ano infelizmente ainda só tinha visto "Finding Neverland" dos filmes nomeados para a categoria principal. Logo que os veja todos, uma opinião mais exaustiva será aqui deixada..

fevereiro 26, 2005

vergonhoso!!!

Como não me apetece falar muito, passo a transcrever um texto do site www.u2portugal.com.

"1. Lamentamos a falta de organização na venda de bilhetes. A promotora foi incapaz de informar correctamente as pessoas de onde e como os bilhetes iriam ser vendidos. Nos últimos dias fomos obrigados a actualizações quase constantes dos nossos sites porque a informação que nos chegava era incompleta ou contraditória.

2. Lamentamos que a venda de bilhetes não tenha sido extendida a todo o pais. O promotor do espectáculo afirmou recentemente que a venda dos bilhetes seria extendida a todo país (incluindo regiões autónomas) através de rede MULTIBANCO. Na realidade o número de bilhetes vendidos pela rede MULTIBANCO foi simplesmente rídiculo impedindo assim que milhares e milhares de portugueses tivessem pelo menos a possibilidade de tentar obter bilhetes. O número é tão ridiculo que nos sentimos à vontade para dizer que a afirmação "os bilhetes estarão à venda no MULTIBANCO" é mentira. As outras alternativas estavam localizadas em Lisboa. Mais uma vez o número de bilhetes era tão pequeno que os bilhetes rapidamente esgotaram.

3. Lamentamos que este concerto tenha sido tornado pelo promotor um bom exemplo de concerto corporativista. Os U2 não aceitam patrocinios para os concertos. No entanto e pegando nas palavras do promotor na conferência de imprensa que deu na passada terça-feira, cerca de 50% dos bilhetes foram para uma gasolineira. Para chegarem a esses bilhetes é necessário ter um cartão de membro da BP com 1200 pontos... 1200 litros de gasolina. 50% dos bilhetes! Ou seja, com esta medida estão a utilizar o nome dos U2 para vender gasolina.A mesma situação se passou com outro retalhista. Foi anunciada a venda de bilhetes apenas a quem tivesse cartão de membro da FNAC. É certo que acabaram por recuar e vender ao público em geral. Entretanto conseguiram vender milhares de novos cartões... utilizando o nome dos U2.

4. O site que fez a pré-venda para os membros do fã-clube oficial dos U2, tem nos últimos dias bombardeardo as pessoas com publicidade enganosa, anunciando a venda dos bilhetes, quando até ao momento isso não acontece. Os membros do fã-clube oficial tiveram que pagar 62€ por cada bilhete para a relva. Uma taxa exorbitante. Sabemos que realmente serão postos à venda. Pelo número que apuramos esgotará em alguns minutos.

5. A Promotora do espectáculo aceitou pré-reservas antes da venda ao "público". A U2Portugal, o U2Dot e o U2Pt, tiveram oportunidade de reservar perto de 400 bilhetes para o espectáculo. Há largos meses que mantemos contacto com o promotor, que nos garantiu, desde então, que teriamos direitos a bilhetes. Estes bilhetes foram acrescidos de uma taxa de 5€... uma ninharia comparado com a tristeza e desilusão dos muitos milhares que não conseguiram bilhete ainda. Tivemos o cuidado de limitar o número de bilhetes a dois por membro e todos os bilhetes serão entregues em mão com os compradores devidamente identificados. Os "nossos" bilhetes não vão para sites de leilões, agências de viagens espanholas, nem vão ser vendidos à porta do estádio de Alvalade.

Esta regalia a que os nossos grupos tiveram direito foi extendida a diversas empresas e particulares. Bastava telefonar e pedir para reservar bilhetes. Estamos a falar de milhares de bilhetes que voaram mesmo antes de terem sido postos à venda. Gostariamos de saber que tipo de controlo houve para que os bilhetes não acabassem no mercado negro?

Depois de esclarecidos estes pontos, gostariamos que alguém nos dissesse quantos bilhetes sobraram para o público. Aquele público que não tem cartões de gasolineiras. Quantos bilhetes estão acessiveis a residentes na Madeira, nos Açores ou em Portugal para além de Lisboa, Porto, Faro, Aveiro, Setúbal, Gaia e Braga? Se todas os locais de venda praticamente não tinham bilhetes de Relvado para vender, onde estão eles?Perante este cenário só nos resta fazer uma exposição ao promotor da banda, para que os U2 tenham conhecimento de como o seu concerto foi vendido.

Como fãs somos os primeiros a querer estar no dia 14 de Agosto a ver o concerto. Como cidadãos, somos iguais aos outros. Não nos queixamos apenas por nós. Queixamo-nos por todo aquele Portugal que não teve sequer hipótese de tentar comprar um bilhete. Por toda a Europa a procura por estes bilhetes tem sido enorme e a oferta pouca. Em Portugal a oferta é praticamente inexistente.Ficamos contentes pelo facto de o promotor estar a tentar fazer uma segunda data com os U2. Esperemos que se torne uma realidade. E que desta vez todo o país tenha acesso à totalidade dos bilhetes. "

Em certas merdas somos mesmo um país do 3º mundo...

fevereiro 24, 2005

Assim não, Mourinho!!

Bem podia ser o título dum jornal desportivo em relação ao "superjogo" de ontem no Nou Camp entre Barcelona e Chelsea, que o não foi acima de tudo devido a um culpado: José Mourinho!

Quando se tem o plantel que o Chelsea tem (e não me venham com treta da lesão do Robben, porque o Barcelona logo no início de época só perdeu o Motta, o Gabri, o Edmilson e o Larsson..e ainda nenhum voltou!) e um estilo de jogo que aos poucos ia dando espectáculo e golos, apesar da quebra das últimas semanas, é inadmissível a forma como o Chelsea entrou para jogar?? em Barcelona! É que aquilo parecia há uns anos atrás quando uma equipa pequena ia jogar à Luz, Antas ou Alvalade!! 11 jogadores atrás da bola e nem do meio campo saíam!! É triste nos dias de hoje..

Desde o início do jogo que o Chelsea jogou todo, mas mesmo todo no seu meio campo e conta-se pelos dedos das mãos as vezes que passou do meio campo...em todo o jogo!!! Ora para quem andava há tanto tempo à espera de um grande jogo, onde iriam estar frente a frente as duas actuais melhores equipas europeias...que desilusão!! Só o Barcelona quis ganhar o jogo, só o Barcelona quis jogar futebol...o Chelsea jogou claramente para o 0:0!! Lá teve a sorte do costume e marcou um autogolo na 1ª vez que passaram o meio campo, mas felizmente houve justiça e o Barcelona ainda conseguiu por duas vezes furar o autocarro que tapava a baliza do Chelsea! O resultado é melhor para o Chelsea que para o Barcelona, mas o que fica é a imagem...e o Chelsea tinha e tem possibilidades de fazer muito mais!!! Nem o ano passado quando o Porto ia com uma vantagem mínima a Manchester, Mourinho pôs a equipa a jogar assim!

Até pode ser que o Chelsea acabe por passar a eliminatória, mas da fama não se livra!! O Chelsea não pode ser só um jogador!! (Robben) Só porque ele não pode jogar altera-se completamente a forma de jogar!!! E já nem vou comentar o facto de Mourinho se ter armado em gringo na conferência de imprensa antes do jogo, onde deu as formações iniciais de Barcelona e Chelsea, sendo que na do Chelsea...falhou!! Perdeu uma boa oprtunidade de calar muita gente. É triste gastar 300 milhões de euros e jogar como o Moreirense...

fevereiro 21, 2005

ele há coisas...

Pois é..parece que temos novo primeiro ministro! O ilustre engº José Socrates. Foi sem dúvida um grande resultado, agora têm que dar ao pedal, senão daqui por 4 anos quem o lá pôs também o de lá tira..

Mas este post apenas é para referir um pormenor interessante. Como devem saber ontem nas eleições, havia 5 mesas de voto onde para além de se poder exercer o normal direito de voto, era dada a possibilidade de experimentar o voto electrónico. Foram nas 5 freguesias onde iriam votar os candidatos dos principais partidos: Coração de Jesus, Santos-o-Velho e S. Sebastião da Pedreira em Lisboa, Sta. Iria da Azóia em Loures e...Conceição na Covilhã!! Exactamente a freguesia onde eu votei..eheheheh

O chamado voto electrónico funciona pois através dum smartcard que é inserido numa máquina com leitor de cartões. Em seguida através de touch screen podemos escolher o partido. Os dados são lidos para o cartão e tunga..tá feito!

Agora resta esperar que o covilhanense Sócrates tente endireitar este país à beira-mar plantado, mas cada vez mais torto..

fevereiro 17, 2005

outros tempos..

Hoje em dia a informação é tanta e chega de tal forma facilmente a casa de qualquer um que se perdeu quase por completo um dos antigos baluartes de algumas casas de comércio do antigamente: os calendários de parede obscenos!

Quem é que nunca foi a uma oficina, ou quiçá a um barbeiro e via com algum agrado como uma moça roliça e bem constituída estava numa pose provocante num calendário de parede. Quase sempre com os seios a descoberto havia ainda alguns comerciantes que eram mais rebeldes e inclusivé tinham alguns espécimes com moças que além dos seios também mostravam a "esfregona". Era um regalo para os olhos, nos tempos em que não havia Internet, nem canais perversos e em que quando dava algum programa mais ousado na tv era às tantas da manhã! Como tal, os teenagers do antigamente lá olhavam disfarçadamente sempre que iam a um estabelecimento que tivesse um destes presentes..

Digam isso a um puto de agora, e ele ainda vos manda por e-mail o manual de como fazer bébés com vídeos incluídos!! Outros tempos..

fevereiro 15, 2005

haverá surpresas?

Enquanto nos aproximamos a passos largos para a cerimónia de entrega dos Óscares deste ano, próximo domingo dia 27, vão sendo entregues prémios ao que de melhor se fez no cinema em 2004 e começam a destacar-se alguns mais que possíveis vencedores na cerimónia.

Então é assim..baseando-nos na entrega dos prémios Golden Globe, Bafta e Screen Actor Guild e faltando apenas os Óscares, poder-se-á apostar numa vitória de "The Aviator" para "Melhor Filme", de Jamie Foxx para "Melhor Actor" por "Ray" e de Hillary Swank para "Melhor Actriz" por "Million Dollar Baby". O prémio de "Melhor Actriz Secundária" também parece destinado a Cate Blanchett por "The Aviator" e no que refere ao "Actor Secundário" as coisas parecem estar mais igualadas entre Morgan Freeman ("Million Dollar Baby")e Clive Owen ("Closer").

Como é óbvio isto não passam de constatações em relação aquilo que já foi entregue noutros prémios! Esperemos então para ver estas projecções se confirmam, ou temos como eu gosto, surpresas de última hora! Daqui por 12 dias já haverá certezas..

fevereiro 13, 2005

"Mar Adentro"

Ramón (Javier Bardem) leva quase 30 anos numa cama ao cuidado da família. A sua única janela para o mundo é a da sua habitação, junto ao mar por onde tanto viajou e onde sofreu o acidente que interrompeu a sua juventude. Desde então, o seu único desejo é acabar com a vida dignamente...

Eis a sinopse de um filme que já recebeu os louvores da crítica. Tem 2 nomeações para os Óscares, ganhou o Globo de Ouro para "Melhor Filme Estrangeiro", além de ter sido nomeado na categoria de "Melhor Actor - Drama". Ganhou ainda 2 prémios no European Film Awards, nas categorias de "Melhor Realizador" e "Actor" e 14 prémios Goya (Óscares do cinema espanhol) em 15 nomeações. Finalmente, ganhou o Grande Prêmio do Júri e o Volpi Cup de "Melhor Actor", no Festival de Veneza. Os prémios falam por si, mas...como sabemos nem sempre são justos, ou nem sempre o filme merece tanto alarido! Não é este o caso...este filme mostra mais uma vez que o cinema europeu, principalmente ancorado no que se faz em França e Espanha, está bem vivo e muitas vezes não fica a perder em relação ao americano!

Realizado por Alejandro Aménabar, que é já um caso sério como realizador (quem não se recorda do grandioso filme "The Others"), este filme é baseado no personagem real Ramón Sanpedro que há uns anos conseguiu questionar a Espanha sobre a eutanásia e o verdadeiro significado da morte. É pois um filme bastante emotivo que nos mostra um panorama sombrio, mas ao mesmo tempo real, em que é necessário morrer para viver..


Possivelmente, estamos na presença do melhor filme do ano...

fevereiro 10, 2005

Clássicos da tv: CHEERS


Em 1982 surgia na tv americana uma série de nome "Cheers" baseada num bar de Boston, o Bull & Finch, que ao longo dos anos se viria a revelar ser imortal. Aliás, o facto de ainda hoje, passados 24 anos, ela passar na tv portuguesa e ser alvo de uma grande audiência comprova o seu sucesso por estas bandas, quanto mais a nível mundial..mas vamos a um pouco de história!

Corria então o ano de 82 quando esta série surge pela 1ª vez. O cenário era um bar, baseado no já referido homónimo de Boston, onde havia personagens..

- Sam Malone (Ted Danson), o dono do bar que era o clássico "macho man"! Ex-jogador de baseball de 2ª categoria nos Red Sox, ex-alcoólico e mulherengo inverterado, não perdia uma oportunidade para deitar um olhar sobre todas as mulheres que se lhe cruzavam no caminho. Tinha no entanto uma pedra no sapato, Diane, com a qual nunca conseguia nada..

- Diane Chambers (Shelley Long), empregada de mesa que nutria uma atracção especial pelo dono do bar, apesar de detestar a pose machista de Sam. Universitária interessada em arte e literatura, acaba por trabalhar no Cheers, porque foi lá que o seu noivo por quem tinha deixado tudo, a largou! Sem dinheiro, Diane percebeu que talvez o trabalho como empregada de bar não fosse assim tão mau..o resto é história!

- Ernie 'Coach' Pantusso (Nicholas Colasanto), o "treinador"! Ajudante de balcão de Sam, aquele que em tempos fora 3º treinador dos Red Sox, acaba por assumir na série a figura paternalista de Sam.

- Carla Maria Victoria Angelina Teresa Apollonia Lozupone Tortelli LeBec/Annette Lozupone (Rhea Perlman), a mais pequena de 7 irmãs desde muito cedo começa a servir à mesa, de tal maneira que quando entra em Cheers é já uma professional experiente. Muito temperamental não pensava duas vezes quando tinha que insultar alguém, sendo um dos seus alvos preferidos Cliff, embora Diane e mais tarde Rebecca também o fossem.

- Norm Peterson (George Wendt), o verdadeiro cliente!! Ele e o balcão formavam um só ser! Aliás os seus dois amores eram mesmo o balcão e a caneca de cerveja, cheia de preferência..Um dos mistérios da série foi contudo o facto da sua devota mulher Vera, com a qual casou por esta se encontrar grávida o que ela negou logo após o casamento, nunca ter aparecido..

- Cliff Clavin (John Ratzenberger), juntamente com Norm um dos clientes assíduos. Deixado pelo pai muito jovem, Cliff viveu sempre com a mãe e acabava por escapar à sua presença nas vezes que ia ao Cheers. Carteiro de profissão, procurava estar sempre informado sobre as novidades por forma a criar teorias, as quais compartia no bar..

..às quais se juntaram outras ao longo do tempo..

- Woody Boyd (Woody Harrelson), o jardineiro ingénuo de Indiana que se tinha apresentado em Cheers para conhecer o "treinador" depois de seguir um curso de barman por correspondência que este tinha organizado por correio. Era digamos que o bobo da corte e ao ficar a trabalhar em Cheers acabou por tornar-se na consciência de Sam.. Acabou por surgir na série para ocupar o lugar deixado em aberto após a morte do "treinador", o actor Nicholas Colasanto.

- Frasier Crane (Kelsey Grammer), o psiquitra, que foi apresentado a Cheers por Diane. Ela levou-o para ajudar Sam com o problema de alcoolismo e acabou por instalar-se como cliente normal do bar. Mais tarde iria aparecer também na série a sua mulher Lilith, também psiquiatra de profissão..

- Rebecca Howe (Kirstie Alley), acaba por ser a chefe de Sam quando este decide vender o bar a uma grande empresa. Ambiciosa e bonita, tinha uma habilidade inacta para apaixonar-se por homens que não lhe ligavam nenhuma, o que acabava sempre mal. Naturalmente, interessa-se por Sam e começa uma relação amor/ódio..

..completando assim o cast global de Cheers ao longo dos 11 anos de emissão.

Mas...de início as coisas não foram fáceis! A emissão de Cheers não teve resposta por parte do público e no final da 1ª série esteve prestes a ser cancelada, isto porque foi a 75ª série mais vista no horário nobre americano, em...75 séries!! Contudo e apesar do fraco sucesso de audiências, a série nesse mesmo ano é nomeada para 12 Emmys como Melhor Série acabando por arrecadar 5 troféus! Era o reconhecimento da crítica que apesar de tudo a série era inteligente e os diálogos muito bem conseguidos. No entanto, só em 1984 quando aparece no canal a série "The Bill Cosby Show", que dava um pouco antes de Cheers, e que foi um enorme sucesso de audiências, Cheers começa a ter o reconhecimento que merecia. Isto porque o show de Cosby acabou por "arrastar" consigo todos os outros programas seguintes que davam no canal..

Após o público se começar a interessar pela mistura de comédia, romance e novela de Cheers, o mesmo foi ganhando o seu espaço e já todos falavam da história de amor entre Sam e Diane, das pequenas batalhas dos inenarráveis Norm e Cliff, do mau génio da empregada Carla, etc. Cheers era passado pouco tempo uma das 5 séries mais vistas da América. Houve alguns contratempos, a morte de Nicholas Colasanto que encarnava o "treinador" em 1985 lugar entretanto ocupado pela personagem Woody e a saída de Shelley Long em 1987, o que poderia deixar antever o fim da série. Contudo, os produtores mais uma vez gerem mais esta saída de uma forma inteligente e com a entrada de Kirstie Alley a série ganha novo fôlego, que só viria a terminar em 1993, ou seja, 11 anos após o 1º capítulo.

Nomeada para 117 Emmys, dos quais ganhou 28 (podes ver a totalidade dos prémios conseguidos aqui e aqui) e vencedora de 13 Globos de Ouro, quando por fim em 1993 Cheers fecha definitivamente as portas, fê-lo vítima do seu próprio êxito! Isto porque o que os actores ja ganhavam tinham-na convertido na série mais cara da história da televisão para além de Ted Danson já se começar a sentir cansado do personagem, para trás ficavam 11 temporadas absolutamente memoráveis. O dia em que foi para o ar o último episódio, foi declarado "Cheers Day" no estado de Massachussets e os actores receberam uma enorme ovação em público. Chegava no entanto ao fim, o bar mais conhecido de sempre, o bar "onde todos sabem o nosso nome"...

fevereiro 08, 2005

80's - músicas para a eternidade...

A música faz parte das nossas vidas! Isto não é novidade nenhuma..mas há música e música!! Passo a explicar e a personalizar..

Eu cá gosto de ouvir de tudo um pouco! Tenho os meus grupos preferidos que ouço com mais frequência, mas tanto ouço Metallica como fado, para dar um exemplo! Depende do estado de espírito e da altura.. no entanto há um tipo de música que, isso acontece certamente com muita gente, quando ouvimos nos traz n memórias e desde logo nos faz ter este pensamento: "Aos anos que eu não ouvia isto!!" Isso acontece-me quase sempre com músicas dos anos 80, que eu considero ter sido a verdadeira década da música! Só a simples razão de muitas das músicas da altura, o nome não dizer nada ser desconhecido, mas mal ouvimos os primeiros acordes nos fazer esboçar um sorriso. Esta semana aconteceu-me outra situação dessas! Ouvi uma música numa estação de rádio e desde logo captou a minha atenção, pois reconheci-a, mas já há muito tempo que não a ouvia! Desafio: tinha que descobrir o nome do grupo e da música para a "tirar" da internet.. felizmente o refrão não era difícil e passado uns minutos lá estava a ouvir calmamente a mesma, Time Bandits "Endless Road".

Casos destes foram-me acontecendo ao longo dos anos, até porque a música dos anos 80 tem a característica de muitas terem sido feitas por grupos de 1 sucesso só. Para aqueles que se revêem neste post, aqui ficam alguns nomes que lhes irão fazer as delícias, apesar de alguns dos nomes serem conhecidos, há outros que não lhes devem dizer nada! Vão por mim...

Alan Parson's Project "Don't Answer Me"; Outfield "Your Love"; Men at Work "Down Under"; The Cure "Lullaby"; Toto "Africa"; Century "Lover Why"; Cock Robin "Just around the corner"; Sandra "Maria Magdalena"; Lara Branigan "Self Control"; Fancy "Bolero"; The Hooters "Karla with a K"; Dionne Warwick "Heartbreaker"; Duran Duran "Save a Prayer"; KC and the Sunshine Band "Give it up"; Kenny Rogers and Sheena Easton "We've Got Tonight"; Joe Cocker and Jennifer Warnes "Up Where You Belong"; Berlin "Take My Breath Away"; Ultravox "Vienna"; Alphaville "Forever Young"; Cutting Crew "I Just Died In Your Arms"; Europe "The Final Countdown"; Mike Oldfield "Moonlight Shadow"; Scorpions "Still Loving You"; Jim Diamond "I Should Have Known Better"; Bryan Adams "Summer of'69"; U2 "Sunday, Bloody Sunday"; Pet Shop Boys "It's a Sin"; Visage "Fade to Grey"; Black "Wonderful Life"; Paul McCartney "No More Lonely Nights"; Starship "Nothing's Gonna Stop Us Now"; Heart "Alone"; Queen "The Bohemian Rapsody"; Whitesnake "Is This Love"; Dire Straits "Brothers in Arms"; Bon Jovi "Livin'On a Prayer"; Status Quo "In the Army"; Bangles "Eternal Flame"; Cindy Lauper "True Colors"; Madonna "La Isla Bonita"; Roxy Music "Slave to Love"; Survivor "Burning Heart"; Wham "Last Christmas"; Peter Cetera "Glory of Love"; R.E.M. "The One I Love"; Roberto Carlos "As Baleias"; Carlos Paião "Quando as Nuvens Chorarem"; Duncan Dhu "En Algun Lugar"; Juan Pardo "Mi Guitarra"; Baltimora "Tarzan Boy"; Michael Jackson "Thriller"; Culture Club "Charma Chameleon"; A-Ha "Take On Me"; Limahl "Neverending Story"; Mr. Mister "Broken Wings"; Nick Kershaw "The Riddle"; Reo Speedwagon "Can't Fight This Feeling"; Rolling Stones "Angie"; Xutos e Pontapés "Contentores"; Roupa Nova "Linda Demais"; Elton John "Nikita"; Phill Collins "Do You Remember?"; Vanessa Paradis "Joe le Taxi"; etc...

fevereiro 04, 2005

isn't it ironic?..

No mesmo dia em que falece um grande senhor da comunicação, Adriano Cerqueira, ao qual me habituei a seguir os comentários de Fórmula 1, na altura do grande Ayrton Senna, eis que surge uma grandiosa notícia para o automobilismo português: Tiago Monteiro vai correr em 2005 pela Jordan!!! Não é a Minardi...é a Jordan!! Não tão potente como há uns anos, é certo, mas não deixa de ser uma grande oportunidade!


Apenas me resta dizer.. descansa em paz Adriano pois deves estar melhor que nós e boa sorte Tiago..


fevereiro 01, 2005

o encanto da Irlanda: The Cranberries

" 'OK meninos, mostrem-me o que têm' – foi como Dolores O’Riordan se apresentou aos Cranberries em 1990. Nessa altura, Noel e Mike Hogan (guitarra e baixo) e Fergal Lawler (bateria) andavam à procura de um vocalista para a sua banda, mas esta pequena e frágil rapariga que estava à frente deles não se encaixava bem no que queriam. Noel tocou alguns acordes que tinha andado a fazer e Dolores voltou para casa e escreveu um conjunto de letras para os acordes. Voltou no dia seguinte com uma canção chamada Linger. Eles deram-lhe o trabalho.." E assim nasceram...os Cranberries!

Quando no Verão de 1994 o hit "Zombie" varreu todos os tops e deu a conhecer esta banda a nível mundial, já eles tinham editado o seu 1º album um ano antes, na minha opinião talvez um dos seus melhores, "Everybody else is doing it, so why can't we.." Após o êxito do single "Zombie", o correspondente album, "No need to argue" teve um sucesso enorme (15 milhões de albuns vendidos em todo o mundo) e fez com que as pessoas quisessem conhecer o antecessor. Foi então que músicas como "Dreams" e "Linger" passaram a ser hinos em qualquer concerto da banda.

1996 traz-nos o album "To the faithfull departed" e começam a aparecer os primeiros rumores que o futuro da banda estaria por um fio. Dá-se um interregno de 3 anos e é então que voltam a editar um album, "Bury the hatchet". Estes 2 albuns não cumprem as expectativas e apenas músicas como "Animal Instint", "Free to Decide" e "Salvation" acabam por ter algum sucesso. Entram então em digressão e passam por Portugal em Abril de 2000 no Pavilhã Atlântico. Belo concerto, que nos mostra uma Dolores que sozinha enche o palco!! Excelente!! Ela não pára.. Na altura lembro-me que no caminho para casa, houve uma música que me ecoava pela cabeça, "Pretty"...

Em 2001 chega "Wake up and smell the coffee" que nos traz uns Cranberries renascidos e a voltarem aos bons velhos tempos!! O single "Analyze" é talvez uma das músicas não tão boas do album. Em 2002 nova tournée e nova passagem por Portugal! Novamente em Abril, lá estive no Atlântico, desta vez acompanhado pelos caros amigos Bean e David, que entretanto consegui convencer a irem ver! Penso que não deram o tempo por mal empregue..

Ainda em 2002 é editado o Best of da banda "Stars" o que fazia antever que apesar de voltarem à boa forma, os constantes rumores da separação sempre presentes era provável que tivessem fundamento..infelizmente! Em Outubro desse ano, quando passaram por Coimbra para um dos últimos concertos, ninguém sabia que aquela era efectivamente a última vez que estariam juntos.. Foi memorável! O melhor dos 3 concertos que assisti! Num pavilhão pequenissímo para a tanta gente, os Cranberries encantaram Coimbra cantando praticamente todos os seus grandes êxitos. "Dying in the sun" foi um dos momentos da noite, com Dolores ao piano a solo deixando-nos no final um sorriso de espanto e quiçá de despedida ao fim de 10 anos de boa música!


Estarão sempre no meu coração, pois foi a 1ª banda sobre a qual segui a carreira praticamente desde o início e momentos como os que se vivem a ouvir "Daffodil lament" ao vivo, só passando por eles! Curiosamente, apesar de ser uma das músicas não tão conhecidas para o público comum, foi a música eleita pelos fãs para fazer parte do best of.. Boa sorte e felicidades para cada elemento da banda.

"I have decided to leave you forever, I have decided to start things from here, Thunder and lightning won't change What I'm feeling And the daffodils look lovely today..."