dezembro 29, 2009

um olhar sobre 2009...

Já é um clássico neste blogue!! A retrospectiva de fim de ano. Um apanhado dos momentos altos e menos altos do ano que agora chega ao fim. Então cá vai...

exemplo: Roger Federer. O, novamente, nº 1 do Mundo tanto lutou, tanto lutou que conseguiu finalmente em 2009 o Grand Slam que lhe faltava, Roland Garros. Como se isso fosse pouco, conseguiu ainda com o seu 6º Wimbledon, tornar-se no jogador com mais Grand Slam's da história do Ténis mundial, 15! No entanto, Federer voltou a demonstrar que é um campeão mesmo na hora da derrota. Foi e é essa humildade que já o tornaram imortal no Olimpo dos melhores desportistas de sempre.

cómico: Se fui crítico e não gostei, no geral, da 1ª série dos Contemporâneos, tenho a dizer que a 2ª série foi absolutamente deliciosa e irresístivel.

filme: Foi um ano cinéfilo de arromba!! Mal distribuído, mas de arromba. Senão vejamos: logo no início do ano apareceram "Revolutionary Road", "Gran Torino", "O Wrestler " e "O Estranho Caso de Benjamin Button". Algum tempo depois apareceu a melhor comédia dos últimos anos que foi literalmente de chorar a rir, "A Ressaca". No género romântico apareceram dois dramas pouco falados, mas penso eu de que, com um lugar indiscutível nos melhores do ano, "Duplo Amor" e "(500) Dias com Summer". Já mais para o fim do ano, Tarantino deliciou-nos com a sua obra-prima, o fabuloso "Sacanas sem Lei" e agora mesmo a acabar, Cameron volta a deixar meio mundo boquiaberto com o estrondoso "Avatar", que é na minha humilde opinião, o melhor filme de 2009. Uma palavra, contudo, para outro filme que me arrebatou completamente e me deixou no cinema como nenhum até hoje, "Marley e Eu". Um filme sobre amizade, lealdade e acima de tudo, amor.

música: Falando de albuns sobressaíram quatro: "Working on a Dream" do boss Bruce Springsteen que parece renascido, o surpreendente "Get Lucky" de Mark Knopfler, o fantástico "Between Waves" de David Fonseca e aquele que considero o melhor do ano, "Backspacer" dos Pearl Jam, que regressam em grande e que no próximo ano voltam a Portugal, para festejar os 20 anos de carreira. Lá estarei!
Relativamente a singles, destaco três que andaram bastante tempo na minha cabeça e voz durante este ano, "
The Fixer" dos Pearl Jam (para entoar lá para Julho), "It's Just a Dream II" de David Fonseca e a melhor música de 2009, que marcou também um regresso e que se destaca dentro dum album mediano: a magnífica "Magnificent" dos U2 (para entoar no início do Outubro).

teatro: "A Verdadeira Treta". Espero eu que ainda possa ver estes 2 novamente juntos..

desporto: Era inevitável. 2009 foi o ano de uma máquina de jogar futebol que conseguiu aliar a beleza deste desporto aos resultados, ganhando tudo aquilo que havia para ganhar, o Barça de Guardiola!

viagem: Este ano não houve aviões nem viagens para fora :( no entanto houve uma viagem que adorei!! Foi numa visita de estudo no início de Novembro aos estúdios da SIC. Comprovei na realidade aquilo que já pensava, a SIC é mesmo diferente da realidade nacional. Foram de uma simpatia e disponibilidade impressionante e ali andávamos nós no meio das "estrelas" todas da estação como se fôssemos mais uma!

surpresa: Foi algo que já não contava ver. 26 de Outubro de 2002 em Coimbra tinha sido a despedida perfeita. Recebi a notícia por entre incredibilidade e uma alegria imensa. Em Março lá estarei, de novo, a ver os Cranberries!

sms: "e Deus disse vão levar com água nos cornos! E nós, toda a água é pouca, Senhor!" by David

tweet: "Lucas acordou com desarranjo intestinal!! Deixou 2 montes de merda na sala ké obra!! Já n via tanta merda junta desde o Euro'08, no ITA-FRA".

revelação: descobri, finalmente, a série mais estúpida de sempre: "Family Guy".

momento "dread": Sesimbra!

nostalgia: Foi um ano triste no que toca a perdas. Destaco três senhores, cada um no seu ramo, que vai deixar saudades: Bobby Robson, Michael Jackson e Raul Solnado.

o momento: O ano passado tinha sido a surpresa. Este ano é a certeza. Fez-se clique!

Sem comentários: