março 28, 2005

Um país em festa!!

Parabéns, Benfica. A oito jornadas do final da Superliga, quando ainda estão em jogo 24 pontos, com seis pontos de avanço sobre o Sp. Braga, Sporting, FC Porto e Boavista está encontrado o novo campeão. Não é surpreendente o que já se lê nos jornais, ouve na rádio e vê nas televisões. Ora aí está a onda vermelha que, verdade seja dita, acontece todos os anos mas agora com esse ingrediente único que faltava: o Benfica está isolado no comando da classificação!

São só seis pontinhos, é certo, mas quem duvida neste momento que na Luz já cheira a título. A capacidade futebolística é assombrosa, as exibições maravilham qualquer um, os adeptos estão incondicinalmente com o treinador e esgotam o Estádio da Luz semana após semana, os dirigentes mais unidos que nunca.

O FC Porto já está fora de combate! O ainda campeão europeu e mundial, a realizar a pior época de sempre em casa desde 71-72, depois da derrota em Alvalade e de ter vantagem no confronto directo com a equipa da Luz, como se aproximam futuros desaires caseiros, o dragão já só pode sonhar com a próxima época.

O Sporting, esse rival da Segunda Circular, então já nem existe! A seis pontos do líder, com um futebol que mete dó, como se viu na Holanda e na Inglaterra, e ainda a ter que ir visitar a Luz, está irremediavelmente condenado.

O Sp. Braga é o Sp. Braga! Nem se atreva. Não passa pela cabeça de ninguém que, mesmo apresentando um dos um dos futebóis mais consistentes da Superliga, e com a melhor defesa da prova, possa sequer incomodar a águia que voa rumo à glória. Ainda por cima, orientado por um treinador que foi despedido do Benfica.

O Boavista, que até já ganhou um campeonato, não pode repetir a história. Dizem as estatísticas que tal só acontece em cada meio século. São consistentes, ganham, vão receber em casa o Porto, o Sporting, o Braga e o Benfica, mas contas feitas, os encarnados já marcaram para o Bessa a festa do título.

Resta, por isso, dar os parabéns a Luis Filipe Vieira, José Veiga e Trapattoni: ao fim de uma década conseguiram. Posso estar enganado, mas se assim for cá estarei para pedir desculpas a todos os outros que sonham com o título. Quanto aos benfiquistas, um conselho: arejem os cachecóis, as bandeiras e as camisolas que a festa vai ser rija. Ou melhor, a festa já está na rua e nos escaparates e vai durar longos meses..

(partes do texto foram retirados duma crónica de Júlio Magalhães in Record)

4 comentários:

Tristan disse...

o país até vai parar....o pior é se não se confirmar o campeão!! há de haver muita gente gente a tomar Kompensans e chazinho de cidreira!! :| O futuro o dirá....

l00ker disse...

por acaso o pouco de bom que ainda há neste Record (tudo o resto mudou pra pior!) são os jornalistas que escrevem as crónicas..

Anónimo disse...

a ironia é fodida :)

l00ker disse...

Benfica 1 - Julio Magalhães 1