março 30, 2005

"Brigada 49"


O que leva alguém a correr para dentro de um edifício em chamas, quando todos estão a tentar sair? Esta podia ser a frase chave deste grande filme sobre heróis anónimos que arriscam a vida para salvar pessoas, e que dão pelo nome de bombeiros. Mas ao filme não se resume à vida profissional dos mesmos mas também às suas esperanças, medos, sonhos, vida familiar, no fundo tudo aquilo que faz parte da vida! Penso que é por isso que o filme acaba por ser tão bem conseguido, pois nessa vertente consegue ser convincente e destacar-se na forma como nos é mostrado aquilo a que se propõe.


Os planos dos incêndios estão fantásticos!!! Pormenor a que não deve ser alheio o facto dos incêndios combatidos pelos actores serem, de facto, verdadeiros, embora controlados para que não fossem perigosos. Assim, a representação tornou-se mais verdadeira, sentida e como eu já atrás referi, convincente.
O filme é passado em flashbacks após a cena inicial do mesmo, que acaba por ser o acontecimento sobre o qual todo o filme gira. Acontecimentos positivos e negativos, mas sem por isso deixarem de parecer verdadeiros, vão desfilando perante os nossos olhos, podendo quase sentirmo-nos como mais um elemento daquela pequena brigada que não é mais que um grupo de grandes amigos, onde cada um depende do outro para sobreviver...

Sem comentários: