janeiro 25, 2005

é no mínimo...estranho!!

E no dia em que foram conhecidos os nomeados aos Óscares 2005, cá temos mais um episódio de um caso que vem, infelizmente, de encontro a uma das minhas máximas: "Isto tá tudo minado!!" Antes de falar das nomeações propriamente ditas, aqui fica a história. Naquele que para mim foi um dos melhores filmes do ano "Eternal Sunshine of the Spotless Mind", para quem não sabe, os papéis principais ficaram a cargo de Jim Carrey e Kate Winslet. O filme já tinha recebido algumas nomeações para os Globos de Ouro, antecâmara do que costuma suceder nos Óscares, como por exemplo para "Melhor Filme", "Melhor Actor" e "Melhor Actriz".

Pois bem, nos Óscares Kate Winslet foi nomeada para a categoria de "Melhor Actriz", o filme para a categoria de "Melhor Argumento Original" e Jim Carrey....nada!! É discutível, se esquecermos o facto de já anteriormente, Jim Carrey ter sido nomeado para os Globos de Ouro de "Melhor Actor" por "Truman Show" e "Man on the Moon", tendo inclusivé ganho este último e para os Óscares...nada!!! Nem uma nomeação sequer... Não digo que Jim Carrey neste último filme merecesse ganhar, mas na minha opinião merecia sem dúvida a nomeação!! No mínimo... enfim...

Em relação às nomeações, realce para as 11 do filme de Martin Scorcese "The Aviator", as 7 de "Million Dollar Baby" e de "Finding Neverland" (mais outro caso!! como é possível que um filme do mesmo género e muito superior, como foi o ano passado "Big Fish" também tenha sido esquecido na altura e agora este...),as 6 de "Ray" e as 5 de "Sideways" considerados os 2 outsiders da noite. Quanto às categorias individuais, salta à vista o facto de Clint Eastwood ter sido nomeado para "Melhor Actor" e "Melhor Realizador" e de Jamie Foxx o ter sido para "Melhor Actor" por "Ray" e para "Melhor Actor Secundário" por "Collateral". Última nota para a nomeação na categoria de "Melhor Argumento Adaptado" para o excelente filme "Before Sunset" sequela do não menos brilhante "Before Sunrise". As nomeações na totalidade podes vê-las aqui.

E pronto..resta esperar pela cada vez menos mágica noite dos Óscares, este ano dia 27 de Fevereiro, para ver se há confirmações ou surpresas naqueles que apesar de tudo..ainda são os prémios-mor da indústria cinematográfica.

Sem comentários: