março 27, 2011

e assim vai o mundo...

"Nunca uma eleição do Sporting me custou (custa) tanto a "engolir". E neste momento, uma breve reflexão para este momento delicado da vida do clube. Vamos ter calma!

Eu votei Bruno de Carvalho, é público, defendi este projecto como se fizesse parte e com a esperança renovada de criar um novo Sporting, à antiga contra as modernices que nos têm atirado para a banalidade dos resultados. Fui votar cedo e acreditei sempre, ainda que para mim, que a vitória seria possível.

Não aconteceu e neste momento há que ser prudente. A próxima semana é decisiva.

O momento da noite, para mim, foi quando Rogério Alves às 4 horas e 48 minutos da manhã, sorridente como é seu timbre, e pensando que teria ganho a eleição para Presidente da Mesa da AG, disse que tinha acabado de felicitar Bruno de Carvalho pela vitória. Rogério, estava a sair de dentro das instalações do Sporting. A seguir...bem, a seguir culminou com o anúncio de resultados numa sala vazia onde o novo Presidente se dirigiu a meia dúzia de pessoas onde provavelmente metade eram família e a outra metade da sua lista.

Eu acredito no Bruno de Carvalho. O sangue frio que demonstrou no apelo aos sócios que esperavam cá fora para o momento de aclamação, foi provavelmente aquilo que lhe faltou na última semana para que a vitória não lhe tivesse fugido.

E digo acredito, porque não é com rasgar de cartões e faltas de pagamentos de quotas que vamos "expulsar" gente que se acomodou a viver como sendo um quase grande. Não se mudou os estatutos e neste momento delicado do clube, temos um Presidente eleito com menos eleitores que o derrotado. E lembrem-se que aos campos de futebol vão os sócios e não os votos que eles representam.

O Bruno de Carvalho é o Al Gore do Sporting. E vamos continuar a acreditar que é possível alterar a situação pela via legal. A impugnação é obviamente um caminho, até porque faz sentido após 9 horas de contagem dos votos. Mas, se mesmo assim não se conseguir apurar a verdade, a seguir ao Al Gore veio um Obama, e eu ainda acredito que o Bruno pode ser a mudança que todos que querem o regresso do Sporting, acreditam no seu projecto!


Não sou sócio, mas sou do Sporting desde que me conheço! Estou triste com o rumo que os sócios, mais antigos, deram ao Sporting ontem, mas mais triste pela forma como esse rumo aconteceu. Concordo com tudo o que vem no texto acima, do meu caro amigo da web, Pedro Varela. Irónico como bastava a Bruno, por exemplo, ter tido o apoio de Abrantes Mendes para ter ganho. Irónico como praticamente todos chegaram a consenso que a lista de Godinho Lopes era a da continuidade, mas mantiveram-se cinco listas até ao fim. Pagou-se esse preço ontem. Por 0,4% dos votos (aproximadamente 370 votos) diz-se que Godinho Lopes ganhou e é o novo presidente do Sporting Clube de Portugal. Seja feita a vontade dos sócios...

março 13, 2011

Lucas the menace

Hoje esteve de castigo! Tem que ser. Há alturas em que a paciência parece esgotar-se. É uma fase complicada mas há-de passar. Juntos. É que afinal de contas o "grandalhão" só tem 2 anos e 4 meses!

março 12, 2011

"U Know Who I Am Tour": soberbo!

Absolutamente rendido a este senhor! Ontem ouviu-se a certa altura alguém gritar "David és o maior!". Não podia estar mais de acordo! David Fonseca é, na verdadeira acepção da palavra, o verdadeiro artista! E que artista.

O concerto de ontem, já se sabia, iria ser bem diferente do último que assisti. A começar pelo local do concerto, um cine-teatro, antevia-se um concerto (ou sessão como David gosta de lhe chamar) mais intimista, mais pessoal, um pouco na onda da conhecida rubrica da VH-1, Storytellers. Contudo esta tour tinha outro aspecto diferente: é que David Fonseca iria estar sozinho em palco com uma data de instrumentos e munido de apenas uma polaroid.

A sessão não é mais do que uma passagem pela "casa" de David Fonseca, sendo-nos dada a possibilidade de assistir ao momento da criação das canções. Donde é que elas nascem, como é que os sons e melodias aparecem e se unem, até entrar a poderosa voz do David. Devo dizer que foi absolutamente fantástico de assistir!! Uma lufada de ar fresco no panorama musical nacional. Depois, David Fonseca mostrou ter um excelente sentido de humor. As histórias que acompanharam muitas das canções ajudaram a tornar o momento ainda mais intimista e informal, ao mesmo tempo.

A terminar, as canções. Muitos foram os momentos altos. Pessoalmente, houve um que me tocou particularmente. Porque já aos anos que adoro o original de Roy Orbison. Porque a versão do David foi também ela, genial. Depois de mais este espectáculo, é com o maior orgulho que digo que além de possuir a sua disco e dvdgrafia, dificilmente não comprarei tudo o que este grande Artista fizer. Porque é um prazer financiar alguém tão inovador e criativo que tem tanto gosto naquilo que faz e o transmite para o público.


Por tudo isto, chapeau David!!

março 08, 2011

o dia da Mulher..

Gosto daquilo que costumo chamar, "humor choque"! Várias vezes a minha namorada me apelida de besta, quando mando uma ou outra papaia. E eu concordo. :) Mas para quê este post, estarás tu a perguntar? Pelo dia que hoje se celebra mundialmente, o "Dia da Mulher". E isto porque uma das primeiras "bocas choque" que me lembro foi amandada neste dia, num longínquo 8 de Março, numa aula de Português de 6º ano. Sim, a besta que trago em mim, começou bem cedo!

Aula de Português. Eu na carteira da frente. A professora pede a nossa opinião sobre o dia que se celebrava, o que é que nós achávamos do "Dia da Mulher". A Susana, simpaticamente apelidada por quase todos de fofinha e querida, na carteira do fundo, levanta o dedo e após a professora a interpelar lá diz: (parece que a estou a ver!) "Num dia como o de hoje todos deviam reparar mais em nós, as mulheres...". Escusado será dizer que nem a deixei continuar a frase, voltei-me para trás e com ar de camelo (normalmente a minha namorada apelida-o de "cabrãozão") disse: "Tavas aí?"

março 05, 2011

ás de trunfo!

Apesar de não ser sócio, logo a minha opinião vale o que vale pois não tenho direito a voto, tenho acompanhado as campanhas às eleições do Sporting.

Primeiro apareceu um Braz da Silva vindo do nada com 50 milhões! Depressa desistiu. Seguiu-se um Bruno de Carvalho que tem a seu lado Inácio, mas que me parece ainda muito tenrinho para estas andanças. Mais tarde um tal de Zeferino Boal que ou muito me engano ou deve ter tantos votos como o nº de pessoas que consiga dizer o seu nome dez vezes seguidas sem ter uma trombose nos queixos. O último a surgir foi Abrantes Mendes, já candidato noutras eleições e que até ver não disse nada mas aponta surpresas para o debate de hoje às 22h na Sic Notícias, com os outros 5 candidatos.

Guardei para o final aqueles que aparentam ser os favoritos: Dias Ferreira, Godinho Lopes e Pedro B
altazar. Os dois primeiros mais que o último. Dias Ferreira anunciou a sua candidatura e no dia seguinte apontava o homem forte do futebol: Paulo Futre. Pessoalmente a minha primeira reacção não foi a melhor. Hoje, acredito que possa ser uma escolha interessante. Também porque ontem, Dias Ferreira lançou o nome do seu treinador e devo dizer que me deixou boquiaberto: Frank Rijkaard! Um verdadeiro ás de trunfo que confirmou que se sentia entusiasmado pelo projecto e que era com grande satisfação que finalmente iria ingressar no Sporting. Um treinador com o seu currículo e categoria pode perfeitamente ser suficiente, por si só, para vencer as eleições! É que Rijkaard além da qualidade que já mostrou, trabalhou nas duas melhores escolas de futebol mundial, a par do Sporting, na formação de talentos: Ajax e Barcelona. Parece-me pois ser uma excelente opção!

Godinho Lopes é um adversário de peso. Os nomes de Luis Duque e Carlos Freitas (dupla campeã em 2000) pesam muito. Contudo, para quem leia mais um pouco (o que aliás tenho feito), facilmente descobre esqueletos no armário desta lista! Isto porque há vários elementos da mesma que hoje defendem o que há meses atrás denunciavam. Parece-me uma lista feita à pressão com nomes para todos os gostos e feitios, mas onde me parece que não seja muito fácil vislumbrar um fio condutor. Além do mais, não me agradou ver nomes de instituições bancárias (BES) associadas à candidatura! Duma vez por todas, o SPORTING não é um clube dos bancos, é um clube desportivo que pertence aos sócios e adeptos. Espero que quem vota tenha isso em consideração, pois esta lista no fundo parece-me ser mais do mesmo...

Finalmente Pedro Baltazar. Tem junto a ele Santana Lopes e outras altas individualidades do panorama leonino. Zico surge como uma possibilidade para o banco. É uma candidatura recente, logo ainda dificil de analisar, mas nada melhor que o debate de hoje para medir as propostas de todos os candidatos.

Estarei atento.