janeiro 31, 2011

obrigado, levezinho

(fonte: RR)

Cento e setenta e um golos depois de teres vindo para substituir um "monstro" chamado Jardel, sais hoje pela porta grande. Fizeste história no clube e a tua marca ficará para sempre na memória dos adeptos. Tenho duas mágoas: que o Sporting nunca tenha sabido juntar uma grande equipa para brilhares ainda mais e saíres pelo menos com um título de campeão e que não culminasses a melhor temporada da tua carreira naquela fatídica tarde de Maio, com a Taça Uefa. Curioso. O treinador com quem tiveste mais problemas - Peseiro - foi aquele que melhor rendimento tirou de ti.

Que tenhas sorte e que nunca te esqueças que fazes parte da história do Sporting Clube de Portugal e que é também graças a ele que és hoje o "levezinho". Dificilmente haverá outro camisola 31 assim no Sporting!

Boa sorte e obrigado pelo profissionalismo.



janeiro 28, 2011

"Hereafter - Outra Vida"

Mais uma vez Clint Eastwood mostra-nos porque é considerado um dos melhores realizadores da actualidade, senão mesmo o melhor, o mestre! Desta vez entrou por caminhos que ainda não tinha trilhado e saiu-se lindamente! Para um grande filme não é essencial que a história seja memorável, porque para fazer cinema, digo eu, mais importante é a forma como ela nos é contada e acima de tudo, como nos é "mostrada". Por tudo isso, "Hereafter - Outra Vida" é um filme notável!

Com um início verdadeiramente assombroso, depressa percebemos que o filme é composto por 3 histórias diferentes. A certa altura é mais ou menos óbvio que mais cedo ou mais tarde as mesmas se cruzarão. Há mesmo cenas que são previsíveis, mas e aí está uma das mais valias deste filme, mesmo sabendo o que vamos ver de seguida, no momento que o vemos somos de tal maneira "empurrados" para dentro do ecrã que tudo isso transcende a previsibilidade inicial. Este filme tem alguns dos momentos mais tocantes que me lembro de ver numa sala de cinema, ultimamente. Devo mesmo dizer que no final, saí com um sorriso nos lábios mas também com os olhos húmidos e muitos pensamentos a voar. E isto, para mim, é cinema!

janeiro 27, 2011

PS3...

Óscares 2011: as nomeações

Foram esta semana conhecidas as nomeações para os Óscares da Academia deste ano. Desde logo fiquei contente com o reconhecimento de "A Origem". 8 nomeações, uma a mais que a minha previsão feita em Junho passado. Ficou a faltar a de Nolan na realização, mais uma vez esquecido. Também me causou alguma surpresa não aparecer nomeado numa das categorias que eu esperava que até vencesse: montagem!

Também com 8 nomeações surge o filme de Fincher, "A Rede Social". Será desta que o realizador ergue o troféu? Apesar de ser dado como um dos grandes favoritos, o que é certo é que dois filmes obtiveram mais nomeações: "Indomável" dos irmãos Coen com 10 e "O Discurso do Rei" com surpreendentes 12 nomeações! A ver vamos se, como aliás tem acontecido ultimamente, os que têm mais nomeações acabam por ser os derrotados da noite.

Curioso também o facto de 3 actores, Bridges, Firth e Renner, repetirem nomeações um ano depois. Desta vez é provável que Firth leve a melhor na categoria principal e que Renner volte a ver subir ao palco outro, neste caso, o estreante Christian Bale. No lado feminino não há repetições, mas há bastantes que já por lá estiveram (Portman a grande favorita, Benning a veterana, Kidman a única que já ganhou, Leo, Williams, Adams e Bonham Carter). Destacam-se contudo duas actrizes: Jennifer Lawrence que gostei bastante de ver em "Winter's Bone" e a teenager Hailee Steinfeld.

Dia 27 de Fevereiro conheceremos os vencedores. Lista completa de nomeações aqui.

janeiro 24, 2011

meninos do couro ou ceguetas?



"Definitivamente algo vai mal quando os factos e as palavras dos protagonistas envolvidos num determinado episódio são deturpadas de forma grosseira por alguns (algum) jornalistas. Vem isto a propósito da capa desta manhã do diário desportivo Record.


No final do jogo entre o Sport Lisboa e Benfica e o Nacional da Madeira e a propósito dos incidentes que há poucos minutos se tinham verificado no relvado, no final do jogo, Jorge Jesus, na conferência de imprensa afirmou: “afastei Luís Alberto”; enquanto o jogador do Nacional da Madeira, já na zona mista, confirmou que foi "empurrado por Jesus”.

Destas declarações, reproduzidas com exactidão na peça que o jornal reproduz na sua página 13, o editor de fecho da primeira página do jornal preferiu, no entanto, mandando a isenção às malvas, destacar em jeito sensacionalista: “Jesus deu chapada em Luís Alberto”.

Desconhecemos, ou preferimos desconhecer, as motivações desta manobra. Temos a certeza que os responsáveis do jornal não poderão concordar com semelhante distorção e aguardamos que o bom senso prevaleça e que o jornal Record, na sua edição de amanhã, se retrate perante a adulteração do que foi escrito na página 13 e o que resulta da capa do jornal."
comunicado oficial do SL Benfica do dia 23/01/2011

e assim vai o mundo...

Dia pós-eleições presidenciais. Ficou o mesmo. Ganhou Cavaco à 1ª volta! O mesmo Cavaco que falou mais, e sobre assuntos polémicos, durante a campanha que nos anos que esteve em Belém. Falou mais e gastou menos. Mas ganhou. Quer dizer, ganhar, ganhar, ganhou a abstenção!! Mais de metade dos portugueses não votaram. Olhando para os números bastaria metade desses 53% terem ido votar e juntar os que pensaram em alternativas à "moeda" PS/PSD, nomeadamente Nobre e Coelho, e praticamente teríamos um novo presidente! É possível mudar! É difícil, mas é possível...

Por cá, tenho aproveitado a "pausa" pré-exames da profissionalização para fazer algo que não fazia há imenso tempo: jogar!! Sim...e finalmente rendi-me ao mundo das consolas! Adquiri uma PS3 e para já o Gran Turismo 5 tem sido o meu vício. A panóplia de carros disponíveis e o brutalíssimo som dos motores a ecoarem pelas colunas do home cinema tem sido um mimo!

Também está um frio do camandro! E por já ter os dedos enregelados, o post fica por aqui! Que bosta de país este em que nem pra postar está bom!! :D

janeiro 14, 2011

Ahhh leeeãooo...

Conta-se na família que quando algum rapaz nascia, lá chegava o meu tio Carlos ao ouvido e gritava baixinho "Ahhh leeeãooo!". Não sei se comigo foi assim, o certo é que desde muito novo o sangue verde corre-me nas veias, assim como a mais de 90% da minha família! O meu Tio Carlos era tramado!

A melhor dele, contam, aconteceu no GIR do Rodrigo. Era verão. Lá estavam os reformados do costume numa jogatana de sueca. Ao lado da mesa o meu tio apreciava o desenrolar do jogo. É então que se lembra de atirar para o ar um comentário "Agora ia uma coisa fresquinha não ia?" Da mesa transbordaram sorrisos, já a contarem com uma cervejinha bem gelada a caminho. É então que o meu tio se vira e abre a janela. "E agora, tá melhor?"

Costumava dizer, quando em conversa se comentava que alguém tinha falecido, que era mau, porque quantos mais morressem, mais depressa chegava a vez dele. Chegou hoje. Um mês depois do meu avô.

Gosto de pensar que estão agora reunidos os dois, com um copinho de vinho e outro de cerveja na mesa enquanto jogam o loto, como tantas vezes acontecia na véspera de Natal. E parece que o estou a ver, virar-se para o avô Joaquim com aquele ar que só ele sabia fazer, e enquanto fazia o gesto de cortar com uma tesoura numa das mãos, e dizia: "Ó Quim, olha a reforma!! Olha que eu corto-te a reforma!!"

Saudações leoninas tio. Fica bem.

janeiro 11, 2011

Messi e Mourinho: os melhores em 2010!

E devo dizer que ganharam os dois bem!! Se por um lado Messi, e parafraseando Mourinho, com um prémio destes nas mãos é sempre justo, porque é de facto o melhor jogador do mundo, por outro é com alguma pena, ao mesmo tempo, que não vejo Xavi a recebê-lo. Se analisarmos 2010 (clubes e mundial) tendo em conta os 3 finalistas, penso que seria o mais óbvio vencedor. Mas aí também seria óbvio Sneijder estar nos 3 finalistas! Mas voltando ao início, não se pode dizer que tenha ficado mal entregue, porque Messi espalha magia semanalmente onde quer que jogue. Apenas ficou aquém, tal como a sua selecção, no mundial. Aqui fica a votação.

Quanto a Mourinho penso que também é justo, pois ganhou tudo o que havia para ganhar! Tal como com Messi, se fosse outro dos finalistas a ganhar seria igualmente justo, pois ambos fizeram méritos suficientes para levantar o troféu.

Penso eu de que!

janeiro 09, 2011

ano novo...vida velha!!

(foto retirada do jornal Sport)

18 jogos, 16 vitórias 1 empate e 1 derrota. 9 vitórias fora de casa em 9 jogos. 57 golos marcados e 10 sofridos, média de 3 golos por jogo. Messi leva 18 golos em 15 jogos (média superior a 1 por jogo e apenas 1 golo de penalty) e 15 assistências!! Ontem, Messi marcou de livre (dos poucos da sua carreira) em mais uma goleada fora de casa, 4:0 na Corunha!

janeiro 08, 2011

momentos remember: Heroes del Silencio

Ontem andei num périplo pela música espanhola e pelos grandes grupos de final dos 80 início dos 90. Então dei com este vídeo de uma banda que era na altura, a par dos Mecano, uma das bandas de proa de nuestros hermanos. Ladies and gentleman...Heroes del Silencio!


janeiro 04, 2011

para começar bem o ano...

Entra um tipo num bar às duas da tarde...no final da noite estava com uma bebedeira incrível....já o empregado estava a arrumar a casa quando repara que o tipo está estendido no chão e pergunta-lhe:
- O amigo não se quer sentar?
O tipo responde:
- Obrigado, mas não. Estou bem assim de pé.