março 13, 2007

o meu 1º cd!!

O que é que têm em comum nomes como Tim, Pedro Ayres Magalhães, Miguel Ângelo, Olavo Bilac, Fernando Cunha e Fernando Júdice? Além de serem artistas musicais portugueses de bandas conceituadas, há 16 anos atrás fizeram parte de um projecto que na minha opinião foi do melhor que a música portuguesa nos deu até hoje. O projecto chamava-se Resistência e começou com os albuns "Palavras ao Vento" em 1991 e "Mano a Mano" no ano seguinte.



Os albuns continham novas versões de temas que foram sucessos da música portuguesa passando pelos Xutos e Pontapés, Delfins, Trovante até ao saudoso Zeca Afonso. Versões que se centravam nas guitarras acústicas e nas vozes dos vários membros da banda. Na altura quem não cantarolava o "Não sou o único", o "Nasce Selvagem", "Um lugar ao sol", o "Aquele Inverno" ou "A noite" entre muitos outros..

Infelizmente o seu 3º album seria também o último! "Resistência ao Vivo no Armazém 22" foi o 1º cd que eu comprei, era duplo, e era uma compilação ao vivo dos temas dos 2 albuns anteriores.




Seguiu-se a tournée "Mano a Mano" em 1993, que passou pelo pavilhão do CDC e onde eu estive presente e..e...acabou! :( Como tudo aquilo que é bom na vida, teve o mesmo destino. Cada um voltou a seguir o seu caminho na respectiva banda (Olavo até então desconhecido apareceu nos Santos e Pecadores) e dos Resistência não se voltou a ouvir falar. Mais tarde surgiram os Rio Grande, os Cabeças no Ar ou os Humanos, mas na minha opinião nunca atingiram aquilo que os Resistência conseguiram.

É pois, com alguma saudade, mas aproveitando o facto do meu 1º cd, andar a passar no auto-rádio, que aqui presto a sentida homenagem a um grupo que era como aquelas grandes equipas, só com grandes jogadores e nomes conhecidos! Mas estes, jogavam mesmo à bola...

2 comentários:

Anónimo disse...

gostaba de conhecer fâs dos Resistência, sou da Galiza e para mim e muito dificil partilhar con pessoas que os conhezam.
ruibardo@hotmail.com

Anónimo disse...

eu também tenho esse cd ao vivo . comprei em 1999, e nunca deixei de ouvir. desligar as luzes e... deixar-me levar por esse som magnífico ke eles produziram.
Adoro ouvi-lo.