maio 29, 2005

simplesmente...Jim Carrey

Sem dúvida o maior comediante dos anos 90, o canadiano Jim Carrey combinou partes iguais de seus ídolos Jerry Lewis e James Stewart e fez filmes cómicos e dramáticos mostrando a sua louca personalidade e brindando-nos ao mesmo tempo com grandes interpretações nas telas de cinema do mundo inteiro.

Contudo, a vida de Carrey de comédia tem tido muito pouco! Nascido a 17 de Janeiro de 1962, tem 3 irmãos (Patricia, John e Rita), chegando na sua juventude a viver durante alguns dias numa carrinha..a pobreza era muita! É então que Jim decide começar a ganhar a vida para ajudar a família, estreando-se em stand-up comedy aos 16 anos, no famoso Yuk-Yuk's, sendo no entanto uma decepção, a plateia não achou lá muita piada! Carrey no entanto, tinha decidido não ser um fracassado na vida, como o pai tinha sido.

Parecia que Jim escondia as suas tristezas fazendo rir as pessoas, a mãe estava doente, o pai estava sem emprego, Jim e a família começaram a trabalhar como seguranças numa fábrica. Dormia na sala de aula, pois trabalhava na fábrica durante 8 horas após as aulas. Acabou por abandonar os estudos. Depois de mais de dois anos longe dos palcos, Jim e o pai trabalharam em como melhorar o show, então, quando ele voltou ao Yuk-Yuk's, a plateia foi abaixo! Conquistando o público, Jim começou a ser reconhecido e até entrou no elenco fixo do clube.

Em 1981, com 19 anos, Jim muda-se para Hollywood, onde conseguiu fazer espectáculos no famoso Comedy Store, sendo bem aceite. Foi nessa época que ele convida os pais para morar com ele em Los Angeles. Jim sustentava e cuidava da família. Pouco tempo depois, a mãe ficou mal da saúde e o que fez com que ele gastasse todo o dinheiro no tratamento médico, que era caríssimo. Jim ficou sem dinheiro, começando a entrar em depressão, com medo de ter que voltar para o Canadá. Infelizmente, não teve outro remédio que mandar os pais de volta à sua terra-natal. Mas depois, esse problema foi superado, Jim voltou com força total aos palcos, decidido a nunca mais imitar ninguém, apenas criando os seus próprios personagens e piadas. Com 22 anos, ele já conseguia ganhar dinheiro como stand-up comedy e entrou num programa que durou pouco tempo, "The Duck Factory" - uma série que curiosamente não tirava nenhum proveito de suas habilidades físicas ou faciais.

Em 1987, Jim casou-se com a empregada (e aspirante a actriz) Melissa Womer, e no final do ano nasce Jane Carrey. O casal divorciou-se em 1994, durante as filmagens do filme "A Máscara". Nos anos 80, Carrey participa nalguns filmes fugazmente. Quando começava a tornar-se um comediante conhecido nos EUA, com o especial para tv "The Un-Natural Act", de 1991, a mãe de Jim morre, sem ver o sucesso de seu filho, por isso, ele dedica-lhe o programa. Finalmente, o sucesso chegava no ano de 1994, com o lançamento de três filmes que se revelaram sucessos de bilheteria: "Ace Ventura", "A Máscara" e "Dumb & Dumber" (no qual conheceu a sua segunda mulher, a actriz Lauren Holly, mas o casamento não durou muito).

No final do ano, Carrey já ganhava 7 milhões por filme. Em 1995, o actor ficou com o papel que seria de Robin Williams como Enigma no filme "Batman Forever" mas no ano seguinte dá um passo atrás na carreira em "O Melga - Cable Guy". Apesar do filme ter sido um fracasso de bilheteria, Carrey interessa-se cada vez mais por papéis diferentes e dramáticos. Explorando novos territórios Jim deslumbra no aclamado "The Truman Show", ganhando o seu primeiro Globo de Ouro. Ganhando o respeito da crítica, Carrey voltou às comédias num estilo diferente, no filme de Milos Forman, "Man on the Moon". É na minha opinião a sua melhor interpretação de sempre!! Segundo relatos de actores que contracenaram nesse filme, Carrey encarnou de tal forma o papel do comediante Andy Kaufman, que a própria antiga mulher do comediante chorou durante meses no set, pois o espírito do marido estava incrivelmente presente em Jim Carrey! Havia muitas semelhanças entre a vida de Andy e aquilo que Jim já tinha vivido. Os críticos da Academia acharam que acima de tudo foi uma imitação e mais uma vez, o actor era vetado ao esquecimento, não assim nos Globos de Ouro, onde volta a ganhar!! Contudo e apesar do papel ser dramático, Jim ganha como "Melhor Actor num Musical/Comédia". Foi brutal, a forma como Carrey recebeu o prémio: "Para já começo-me a sentir como o Tom Hanks dos Globos de Ouro! Em relação ao filme, como eu não acho que seja uma comédia, aqui fica uma canção.." começando a entoar uma música!

Carrey retorna então às comédias no ano seguinte com o filme dos Irmãos Farrelly, "Me, Myself & Irene", no qual ele interpretava um policia com dupla personalidade, ambos apaixonados por uma mesma mulher (Renée Zellweger), a qual Carrey namorou fugazmente durante alguns meses. "The Majestic", foi muito esperado pelos fãs americanos, mas passou relativamente despercebido nas bilheterias. Após um interregno de 2 anos, ele volta com "Bruce Almighty" uma comédia com momentos hilariantes. Mas seria o ano passado que voltava a colocar Jim Carrey nas bocas do mundo! A sua grandiosa interpretação no brilhante "Eternal Sunshine of the Spotless Mind" voltam a valer-lhe a 4ª nomeação para os Globos de Ouro, sendo no entanto mais uma vez esquecido pela Academia, que contudo nomeia Kate Winslet pelo mesmo filme...


Costuma dizer-se que não há regra sem excepção...também se diz que dos fracos não reza a história...pois eu digo que talvez Jim Carrey nunca venha a ser reconhecido pela Academia com um Óscar, mas neste caso ele é a excepção que confirma a regra de que dos fracos não reza a história!

aqui ficam algumas das suas tiradas mais hilariantes.

"Vou ficar numa posição de feto por alguns dias." quando lhe perguntaram o que faria se falhasse no papel dramático em "Truman Show"
"Fico acordado até tarde, não porque frequento festas, mas porque essa é a única hora do dia em que eu fico sozinho e posso ser eu mesmo"
"Não sou uma pessoa difícil, eu não acho. Eu não sou uma pessoa difícil, e francamente, eu já estou farto desta entrevista. Tchau!" (risos)
"É óptimo finalmente receber guião que não sejam os que o Tom Hanks limpa o cú"
"A Sociedade é mais confusa do que eu pensava."- Jim Carrey ao tentar explicar sua popularidade.
"Até aparecer Ace Ventura, nenhum actor tinha pensado em falar através do cú!!!"

2 comentários:

Tristan disse...

esqueceste-te dum dos melhores filmes de comedia que ele fez..na minha opinião.."o Mentiroso Compulsivo" mas de resto ta aki feita uma boa homenagem!!

l00ker disse...

Não me esqueci!!! Mas como é óbvio n podia tar pra aqui a falar em todos!! Ele até ganhou um Globo de Ouro no "Grinch" e n vês lá nada sobre isso.. :p