maio 22, 2005

a outra face da moeda..

A vontade de escrever não tem sido muita...a derrota na final da taça Uefa, tudo aquilo que isso representou, ainda por cima estando lá eu presente sem já o esperar..deixou-me algo abatido! Não foi realmente a melhor prenda de aniversário! Mas aqui fica um breve relato de mais uma experiência, pela qual nunca na vida pensei passar..ver ao vivo uma final da Uefa!! E vão 2...

Faz no dia 26, 1 ano estive eu em Gelsenkirchen in loco a apoiar o Porto, após ganhar bilhetes e estadia! Fiquei muito contente na altura, a experiência era brutal, noutro país, direito a tratamento vip...enfim, brutal! Lembro-me de durante esse dia ter pensado "Isto é excelente, mas se fosse o Sporting.." Ironias da vida, este ano o Sporting chega à final da taça Uefa que se realiza em Lisboa!! Soube na véspera do jogo que ia lá estar!! Mais uma vez com direito a bilhete duplo, tratamento vip, etc!

E às 17h lá estava a entrar no recinto! Por uma entrada algo pequena pois era apenas para membros do Uefa Club (até cartão a gente tinha para lá entrar!). Chegados ao 3º piso do estádio, fico pasmado!! Nunca pensei que a recepção cá fosse tão brutalmente superior à do ano passado!! E a da Champions League já tinha sido boa!!! O local era enorme, cheio de mesas com comida e doçarias, um dj, ecrãs plasma à volta a passar imagens de finais europeias, uns rapazolas a servir em bandeja petiscos sem te deixar sequer respirar e umas moças saídas de capa de revista com bandejas cheias de imperiais Carlsberg!! E assim foi até às 19.30! Ainda conheci duas raparigas sul americanas, ouvi o discurso optimista de Eusébio entrevistado por Jorge Gabriel e lá jantei antes do prato forte: a final!

O meu lugar era mesmo ao centro do relvado, mas no ângulo inverso aquele que a tv mostrava. Se olhasse para cima tinha uma tv pequena sintonizada na rtp1, nas costas tinha 2 câmaras de tv e mesmo em frente do outro lado estavam todos os Vips. Começa o jogo e o ambiente como já seria de esperar, é fantástico!! As claques puxavam e o restante público ripostava acompanhando os canticos! Quando Rogério marca o golo, Alvalade veio abaixo!! Só me apeteceu saltar e abraçar-me a quem tinha ao lado, no caso o meu irmão. Por alguns segundos, passou-me pela ideia aquilo que poderia ser essa noite e o que estaria para vir. Chegava o intervalo e estava tudo perfeito! Apenas o resultado já poderia ser algo mais dilatado..

Começa a 2ª parte e vem o golo dos russos. Pressenti o pior que mais tarde se confirmou! O minuto 75 foi cruel de mais e o Sporting por tudo o que fez na competição e na final, não merecia tamanho azar!! Rogério atira como pode ao poste, a bola passa junto à linha e pára nas maõs do g.redes! Ainda mal repostos do azar o CSKA faz um contra-ataque e acaba com o jogo! era o 1:3 e o principio do fim de um sonho! Dificilmente o CSKA irá ter outro jogo em que as coisas lhe corram tão bem, o Sporting não jogou mal, pelo contrário, mas...não foi suficiente!! Os deuses depois de se terem"enganado" em Alkmaar voltaram à normalidade e a sorte do jogo voltou a estar do outro lado! A partir desse golo, fiquei cabisbaixo, muitas perguntas me surgiram...do que tinha servido aquelas fabulosas exibições em Roterdão e Middlesbrough? Para quê aquela fantástica reviravolta contra o Newcastle? Porquê aquela sorte no ultimo minuto em Alkmaar?? Nesse momento, tudo o que tinha sido feito (apesar de grandioso e meritório), deixava de ter sentido!! O público mereceu nota máxima! Não esmoreceu e apesar da enorme tristeza lá manteve a postura e continuou a puxar pela equipa, de tal maneira que a 1ª coisa que se ouviu após o apito final, foi um merecidíssimo "Spooorting" de uma bancada para a outra.

Apesar de algumas mentes doentes que continuam a generalizar o Sporting com alguns adeptos, a massa adepta mostrou nesse dia o porquê de o clube ser diferente! Quando o CSKA recebeu a taça, o estádio ovacionou os russos apesar daquilo que cada um sentia no interior. E acreditem que não é fácil num momento desses fazer o que eles fizeram... aliás, o próprio presidente da Uefa já elogiou o comportamente exemplar dos adeptos leoninos.

No final, voltei ainda ao buffet pois tinha combinado encontrar-me lá com as minhas amigas. Fiquei impressionado com a reação do Inácio (treinador que nos deu o campeonato após aqueles 17 anos de jejum). O homem serviu-se da mesa onde estava a comida, sentou-se numa mesa sozinho, sempre cabisbaixo, comeu e abandonou a sala. No fundo, representava a mágoa que todos nós sentíamos, pois a oprtunidade tinha sido boa demais para não ter sido agarrada...

Concluindo, não sei se voltarei a ver o meu Sporting numa final, em casa então penso que nunca mais, porque é raro o comboio que pára 2x na mesma estação. Ficámos a um passo da história, mas penso que é a nossa sina!! Nunca passaremos de ser uma boa equipa! Para sermos uma grande equipa, é preciso ganhar as finais. Palavra final, mais uma vez para a forma como o público confortou os jogadores, porque no fundo eles sabiam que tinham dado tudo o que tinham. Foi pena não ter sido suficiente..

Fica a experiência para um dia mais tarde recordar...

Sem comentários: