dezembro 30, 2013

2013

Podia dizer que foi o ano em que cumpri um sonho de infância, vi grandes filmes, voltei a ver o Barça campeão, fiz longos passeios com o Lucas, desfrutei com os reis da bola e com um clube, li a biografia de um ídolo, passei umas mini-férias de valor e na melhor companhia, joguei bastante, vendi muita coisa, sofri mas vibrei com a mudança, tive surpresas e mais surpresas e algo mais poderia escrever, mas no fim, tudo se resume a isto...


...venha 2014!

dezembro 15, 2013

encontros

Há mais de 1 ano que várias vezes por semana, nos cruzamos pela manhã. Ele a descer a rua, eu e o Lucas a subi-la. Alguns dias após o primeiro encontro, percebi que vinha do cemitério, sempre bem cedo. Recordo-me a primeira vez que o Lucas lhe ladrou abanando a cauda "- Se você lhe largasse a trela o que é que ele fazia? Mordia-me, não?". "Claro que não" respondi "olhe para a alegria dele! Está só a dizer-lhe bom dia e a desafiá-lo para a brincadeira". O homem esboçou um sorriso pouco convencido, e seguiu o seu caminho.

Desde então sempre que nos vê, sorri e dá a saudação. Hoje acenou do outro lado da rua e olhou para o Lucas que fazia o seu ritual "louco" de adoração, sempre que vê alguém que já lhe prestou atenção. Cruzá-mo-nos e por momentos voltei a pensar qual seria a história daquele homem. Alguns segundos depois dei por mim a sorrir, satisfeito por aqueles segundos de felicidade que o homem transpira quando nos vê, mesmo que a saudade o acompanhe todos os dias, pela manhã cedo. 

agosto 29, 2013

ligado à máquina..


Hoje voltei a este espaço e perguntei-me porque ainda está "vivo". Pensei...e para já, vou mantê-lo ligado à máquina..

junho 21, 2013

senhoras e senhores, Michael Laudrup.

Vi jogar Zico, Maradona ou Platini. van Basten ou Romário foram ídolos. Mas sempre que entrava num ringue, campo ou pavilhão era só um jogador que tentava imitar: Michael Laudrup. A forma elegante de jogar e a inteligência que demonstrava em campo, com passes teleguiados para os companheiros era pura magia para um teenager como eu. 

Bendito sejas youtube, por poder reviver estes 80 minutos de magia. 

Se gostas de futebol, senta-te e aprecia. CLASSE!

junho 10, 2013

para venda..


Já vi, joguei e li, como tal decidi colocá-los à venda.

DVD's, JOGOS e LIVROS.

Interesse em qualquer artigo, é só deixar comentário ;-)

abril 22, 2013

o derby do critério largo

Ora então aqui fica a trilogia do derby de ontem. 

I - As equipas
O Sporting que ontem entrou em campo na Luz, apresentava 5 jogadores (Patrício, Rojo, Rinaudo, Capel e Wolfswinkel) que estão no plantel desde o início da época. Temos portanto que mais de metade do 11 inicial, até Janeiro, estava na equipa B (Illori, Dier, Bruma e André Martins) ou jogava noutros clubes (Miguel Lopes e Joãozinho). A equipa atual do Sporting não é a que tem 8 vitórias no campeonato, é a que sobrou do trágico reinado desportivo-financeiro dum tal Godinho Lopes. Quem disser o contrário ou o faz por má fé ou tem palas nos olhos. 
O Benfica ontem ganhou por duas razões: primeiro porque tem de facto grandes jogadores, principalmente do meio campo para a frente. Ontem jogaram quase 42 milhões (Cardozo 11, Lima 4, Sálvio 11, Enzo Perez 7,5 e Gaitán 8). E a certa altura entrou Ola John (mais 9M) e ainda havia Rodrigo (6M) no banco. A qualidade paga-se e o Benfica tem-na pago, daí ter jogadores que podem resolver na zona de finalização não precisando de muitas oportunidades para o fazer. A segunda razão vem já a seguir..

II - O árbitro
No final do jogo ouviu-se "o árbitro teve um critério largo" ou "foi uma arbitragem à inglesa". Sendo assim faço duas perguntas: 
1) o que é ter um critério largo?
Para João Capela o critério largo foi deixar o jogo andar, esquecer-se dos cartões e depois puxar por eles em faltas ridículas quando comparadas com as que se viram no início do jogo (Maxi em quase todos os lances divididos ou Matic sobre Bruma) e fazer vista grossa a lances dentro da área. Será que os mesmos lances dentro da área leonina teriam o mesmo critério largo? Basta ver o número de grandes penalidades que o Benfica tem a seu favor esta época para chegar a uma resposta rápida.
2) Se ontem foi uma arbitragem à "inglesa" porque é que a grande maioria delas não o são?
É a tal questão dos "dois pesos duas medidas". O Conselho de Arbitragem bem faz as reuniões antes do campeonato começar, dizem eles para definir uma "uniformidade de critérios". O tanas!! Rapidamente a máscara lhes cai e quando chega esta altura da época então, parece que essa reunião já foi há séculos. A única uniformidade de critérios que vejo é na cor das camisolas. Dependendo das mesmas usa-se o critério a, b ou c. Um pequeno exemplo, ontem Maxi Pereira conseguiu acabar o jogo sem ver um cartão sequer..

III - Os penalties
A certa altura, ontem, depois de ouvir falar os responsáveis benfiquistas, pensei para comigo "será que vi outro jogo?". O Capel não foi pisado pelo Maxi? O Viola não foi impedido de continuar o lance pelo - quem havia de ser - Maxi? Sobre o lance entre o Viola e o Jardel dou o benefício da dúvida. Mas afinal hoje olhando para os jornais desportivos, parece que não foi nenhuma histeria coletiva verde e branca. Houve mesmo duas grandes penalidades a favor do Sporting não marcadas, uma delas logo aos 7 minutos...



Portanto, ontem o Benfica ganhou o jogo porque foi melhor na zona de decisão e porque beneficiou de um "critério largo". A realidade é esta. Para aqueles que teimam em não querer ver (são os piores sempre ouvi dizer) foi mais uma vitória limpinha!

março 30, 2013

"Cloud Atlas"

Excelente filme, que é uma verdadeira odisseia: pelo tempo que demora (quase 3 horas) e pelas inúmeras viagens no tempo que o mesmo nos proporciona. Depois de ver este filme, mais ainda me convenço que os Óscares da Academia são uma treta. "Cloud Atlas" não teve sequer uma nomeação!! E podíamos começar pela montagem, fotografia, etc.

Baseado num livro de David Mitchell, muitos consideraram ser impossível fazer este filme, tal a complexidade de transpor para o grande ecrã 6 histórias diferentes e todas elas em diferentes espaços temporais. Mas os irmãos Wachowski fizeram-se acompanhar por Tom Tykwer e levaram a nau a bom porto.

Para quem viu o seguinte trailer antes do filme, deve ter gostado mas achado confuso. Pois bem, após ver o filme, o trailer passa a fazer todo o sentido. "Cloud Atlas" é daqueles filmes que perdurarão no tempo e que provavelmente só será devidamente apreciado daqui por alguns anos, para não dizer décadas..


março 21, 2013

"Notas de Amor"

Como Pascal disse, "o coração tem razões que a própria razão desconhece". E a frase encaixa como uma luva neste belo filme.

Margot (Williams) vive um casamento feliz com Lou (Rogen), que escreve livros de culinária. Tudo é perfeito, até ao dia em que Margot conhece Daniel (Kirby) e as dúvidas aparecem...

Antes de mais, Michelle Williams. Que atriz!! Adoro e neste filme está perfeita. E o filme gira todo em torno desta maravilhosa interpretação. Com uma fragilidade cativante vai lutando contra si própria e aquilo em que acredita, enchendo o ecrã. Chapeau! Também gostei bastante do desconhecido (pelo menos para mim) Luke Kirby e da mais conhecida Sarah Silverman. Já Seth Rogen, apesar de esforçado, não me pareceu que fosse a escolha ideal para o papel. Realce também para a realizadora, Sarah Polley, que começa a brilhar atrás das câmaras. 

"Notas de Amor" não é um filme fácil para quem acredita no amor eterno, porque coloca muitas questões. Porque parafraseando o filme "o novo um dia torna-se velho". É como um ciclo. É como a vida mesma. Duro e difícil por vezes, com raios de sol nos entretantos. Para aqueles que acreditam, como eu, cabe-nos saber viver com as imperfeições que sempre existirão e apreciar devidamente aquilo que temos, ao invés de ansiar pelo que não se tem.

Gostei. Bastante.


março 04, 2013

a prova!

O meu irmão levou com o logótipo da SportTV1 na focinha e eu apareço por pouco, mas apareço (e já com a camisola por baixo do casaco) :-)


"Ronaldo" à venda!

Não sou hipócrita e dizer que a vou vestir porque sei que não vou. Logo, se houver alguém interessado, pode-se chegar à frente. É a versão da Champions League e o equipamento além de confortável (sim, tive que a levar vestida para o jogo!) é bastante bonita. Simplesmente não é o meu clube.



fevereiro 26, 2013

não há duas sem três!!

Já lá vão uns anos, mas parece que quem sabe não esquece! Depois de ganhar passatempos que me permitiram ir ver finais europeias a Gelsenkirchen (2004) e a Lisboa (2005), o próximo sábado estarei no Bernabéu, para ver "O Jogo"!!


Fosse o Euromilhões ganho por frases... :-D

fevereiro 08, 2013

"Seis Sessões"

Grande. Enorme filme! Um autêntico bálsamo para os dias cinzentos que assolam este país à beira-mar plantado.

Seis Sessões” é a adaptação de uma história incrível. Mark O’Brien (Hawkes) é um homem de 38 anos que sofre de poliomielite, um vírus que afecta o funcionamento dos músculos e o impede de se mexer. Paralisado do pescoço para baixo e ligado a maior parte do tempo a uma máquina que o ajuda a respirar, O'Brien, sente necessidade de ter a sua primeira experiência sexual. É então aconselhado por um padre (o hilariante Macy) a contratar uma terapeuta sexual (Hunt)...

Apesar da temática, o filme é de uma leveza gritante! Impregnado de "humor negro" e duma química que transborda entre os vários protagonistas do filme, somos levado a rir-mo-nos (por diversas vezes) de frases que têm mais "sumo" que muitos filmes inteiros. O'Brien tinha tudo para estar revoltado com a vida, mas poucas vezes ela nos é mostrada. Ao invés, através da sua enorme força de vontade e alegria de viver contagiante, O'Brien acaba por conquistar todos os que o rodeiam ou entram na sua vida, acabando por tocá-los de diferentes formas. É esta a lição a retirar do filme, mesmo nas piores horas há que acreditar que por trás do cinzento, vem sol a caminho.

É o melhor filme que já vi no ainda recente 2013, mas não tenho dúvidas de que será um dos que constará na lista dos melhores, no final do ano. Excelente!


janeiro 28, 2013

"Bestas do Sul Selvagem"

São este tipo de filmes que valem realmente a pena. Pequenos filmes mas com um coração enorme. Histórias simples, mas a transbordar de magia, que nos enchem a alma.

Fiquei rendido a "Bestas do Sul Selvagem" e consequentemente a Quvenzhané Wallis, que é já a mais jovem actriz (9 anos de idade!) a ser nomeada para a categoria de "Melhor Actriz Principal" nos Óscares da Academia.

O filme mexeu bastante comigo e passou a ser a minha bandeira, para a madrugada do dia 24.

Thumbs up!