fevereiro 08, 2013

"Seis Sessões"

Grande. Enorme filme! Um autêntico bálsamo para os dias cinzentos que assolam este país à beira-mar plantado.

Seis Sessões” é a adaptação de uma história incrível. Mark O’Brien (Hawkes) é um homem de 38 anos que sofre de poliomielite, um vírus que afecta o funcionamento dos músculos e o impede de se mexer. Paralisado do pescoço para baixo e ligado a maior parte do tempo a uma máquina que o ajuda a respirar, O'Brien, sente necessidade de ter a sua primeira experiência sexual. É então aconselhado por um padre (o hilariante Macy) a contratar uma terapeuta sexual (Hunt)...

Apesar da temática, o filme é de uma leveza gritante! Impregnado de "humor negro" e duma química que transborda entre os vários protagonistas do filme, somos levado a rir-mo-nos (por diversas vezes) de frases que têm mais "sumo" que muitos filmes inteiros. O'Brien tinha tudo para estar revoltado com a vida, mas poucas vezes ela nos é mostrada. Ao invés, através da sua enorme força de vontade e alegria de viver contagiante, O'Brien acaba por conquistar todos os que o rodeiam ou entram na sua vida, acabando por tocá-los de diferentes formas. É esta a lição a retirar do filme, mesmo nas piores horas há que acreditar que por trás do cinzento, vem sol a caminho.

É o melhor filme que já vi no ainda recente 2013, mas não tenho dúvidas de que será um dos que constará na lista dos melhores, no final do ano. Excelente!


Sem comentários: