janeiro 09, 2012

uma questão de CLASSE

Ponto prévio: o Barcelona não mereceu ganhar o derby catalão. Cedo se colocou em vantagem, mas nunca soube gerir o jogo nem "matá-lo". O Espanhol pelo que fez e lutou não merecia perder, pelo que o empate é justo. Ainda assim, o Barcelona poderia e deveria ter ganho. Só não ganhou porque um defesa do Espanhol fez de guarda-redes já nos descontos. Era golo, mas nem penalti foi sequer..Guardiola na conferência de imprensa, nem falou no lance.

Vejo futebol espanhol desde que me conheço. Ainda ontem me recordei, quando ouvia o relato no "Carrussel Deportivo" da Cadena Ser e tentava seguir o jogo nas imagens codificadas do Canal +. Lembro-me dos 5 campeonatos seguidos da "Quinta del Buitre" (uma equipa fantástica com Butragueño, Michel, Martin Vasquez e Hugo Sanchez) dos 4 do "Dream Team" de Cruyff (em que Laudrup espalhava magia pelos relvados, coadjuvado pelos estrangeiros Koeman, Stoitchkov e Romário e por toda a cantera onde constava o agora treinador, Guardiola), da intromissão do At. Madrid, Deportivo e Valência, dos "galácticos" de F. Perez e deste Barça de Guardiola. Nunca em todos esses anos alguém se queixou de arbitragens!! E vi o Barcelona ganhar o campeonato por três vezes na última jornada, duas delas ao R.Madrid!

Desde que um tal de Mourinho caiu no futebol espanhol, a arbitragem passou a ser o centro das atenções, porque o R.Madrid não conseguiu contrariar o domínio azulgrana. Oito jogos já houve entre as duas equipas desde que Mourinho é treinador dos merengues, e o R. Madrid ganhou um jogo. Um!! E mesmo esse, ao fim dos 90 minutos estava empatado! Invariavelmente os árbitros foram os culpados das derrotas à excepção desta última derrota, cuja culpa foi a sorte. Lindo! Só ele não consegue ver aquilo que praticamente todos vêem: que o futebol do Barcelona é fantástico e que é isso que lhe tem valido as vitórias que tem conseguido. Basta dar uma vista de olhos pelo que a imprensa desportiva tem escrito para facilmente percebermos que é praticamente unânime que o Barcelona é a melhor equipa do mundo e até já há quem diga, e não são poucos, que este Barça de Guardiola, pela forma como trata a bola e vence os jogos, é a melhor equipa de sempre.

No dia que o R.Madrid ganhar o campeonato, não tenho dúvidas de que Guardiola será o primeiro a dar os parabéns ao adversário e dizer que foram melhores. E até podia falar (este ano para já) no lance final do jogo de ontem, no penalti que ficou por marcar em Mestalla ao minuto 17 ou no golo invalidado em Getafe já perto do fim, mas não. O Barcelona está a 5 pontos do R. Madrid e nunca Guardiola referiu qualquer um dos casos que citei antes para desculpar o que quer que fosse. Dará os parabéns, se isso acontecer, como sempre o fez com os adversários, das poucas vezes que até agora perdeu. Já o inverso é o que se tem visto...

É por estas e por outras que orgulhosamente digo: sou culé e chamo "estúpido" a quem me chama anti-português, ou madridista, ou Mourinho, ou Ronaldo, ou Pepe, ou Coentrão ou o camandro. Muito antes de qualquer português jogar no estrangeiro, já eu era adepto do Barcelona! Mais que um clube. Visca el Barça!

Sem comentários: