junho 12, 2010

"Um Funeral à Chuva"

É por estas e por outras que adoro cinema! Mas que bela viagem que é este "Um Funeral à Chuva". Que belo hino à amizade!
Um grupo de amigos dos tempos universitários reúne-se na Covilhã, 10 anos depois, para o funeral de um deles. Esse foi o último desejo do João: que se reunissem. No presente está cada um para seu lado e muitos não levam a vida que sonhavam anos antes, mas esta reunião vai acordar em cada um deles memórias passadas e por momentos vão recuar 10 anos no tempo e esquecer tudo o resto. E é aí que vão perceber que aquilo que todos viveram é um verdadeiro tesouro que por mais tempo que passe nunca se esquece e será sempre recordado com saudade. A cumplicidade e a amizade dos tempos universitários é algo que jamais se esquece e esse é o grande trunfo deste filme, que consegue na perfeição, passar para o espectador esse conjunto de sentimentos e fazê-lo embarcar nesta bela viagem. Então quem passou pela experiência universitária ainda mais se reverá neste conjunto de sentimentos e situações. Realço ainda a qualidade da banda sonora. Muito bom!! A cena final é mesmo a cereja no topo do bolo.

"Um Funeral à Chuva" é um bom exemplo de que o sonho é possível ser alcançado quando se é persistente. Cada uma das pessoas ligadas a este projecto pôs dinheiro do bolso para o levar avante. É a 1ª longa metragem de um ex-estudante da UBI, Telmo Martins, e é também por isso que depois de apreciar o resultado final lhes faço uma vénia e tiro o chapéu! O filme não deixa de ter um ou outro cliché que talvez fosse evitado, mas tomara nós que houvesse mais filmes com a qualidade deste no panorama nacional.

Recomendo vivamente. Este é daqueles que vale o preço do bilhete! Fica o trailer, também ele, com qualidade acima da média do que por cá se costuma ver.


6 comentários:

Bela disse...

Oi

Estive na ante estreia e já o revi :)
Adorei!!!
Queria postar no nosso blog e não consigo :(

vrmam disse...

Sem duvida um filmaço... Adorei... A banda sonora é do best sem duvida...

Anónimo disse...

Bem, fazes-me ir ver o filme...:)

Abraço.

Tristan disse...

tinhas-me perguntado por musicas do filme.

tenho o nome de 2, brevemente tenho mais.

Gogol Bordello - Alcohol
Norton - Make it Last (feita pela banda propositadamente para o filme, segundo o que me contaram) ;)

Tristan disse...

mais uma, Sean Riley & the Slowriders - Buffalo Turnpike. entra no trailer.

l00ker disse...

Acima de tudo é de aplaudir que projectos deste tipo apareçam do "nada" e sem ajudas! O filme não é perfeito, longe disso, mas consegue passar para o lado de cá a mensagem e como disse, apesar de um ou outro cliché talvez evitável, faz-nos embarcar numa bela viagem e reviver tempos passados. Só por isso já vale o preço do bilhete e mais satisfeitos ficamos sabendo que estamos a contribuir para ajudar que, quem sabe, outros "sonhadores" levem avante os seus projectos.