junho 05, 2010

Mundial 2010: Grupos A e B

O Mundial está à porta e nem eu me sentia bem se não mandasse aqui antes umas papaias!! :) Como tal, começo aqui e até ao início do certame a perspicaz análise a cada um dos grupos e selecções que segundo je, seguirão para a próxima fase. Sei que vou lançar polémica e acredito que alguns aproveitem as minhas dicas para largarem carcanhol nas casas de apostas! Força, mas depois não me venham pedir o dinheiro...

E começo pelo Grupo A que para mim, ao contrário de muitos, considero o grupo mais equilibrado de todos! Não é que haja lá alguma selecção candidata a vencer o mundial, mas é o mais equilibrado. África do Sul joga em casa e nas últimas grandes competições quem joga em casa costuma seguir em frente. Não é das selecções africanas mais fortes e apesar da luta que vai dar, dificilmente seguirá em frente. O México está muito forte! Fez bastantes jogos de preparação e chega em bom ritmo. É uma selecção jovem, mas com excelentes valores do meio campo para a frente. São a minha aposta para o vencedor do grupo. A seguir temos o Uruguai. Selecção muito semelhante à mexicana, mas com mais experiência. Pode ser capaz do melhor e do pior, mas quem tem Forlán e Suarez na frente de ataque dificilmente fica um jogo em branco. Finalmente o meu ódio de estimação: França. Se tudo correr conforme as minhas previsões, nem passam da 1ª fase! Eis o exemplo duma selecção em que cada parte vale mais que o seu todo, isto porque o animal que está no banco percebe tanto de futebol como eu de tricot. Aposto para seguir em frente nas selecções sul americanas México e Uruguai.

Grupo B. O grupo onde está uma das favoritas à vitória final: Argentina. Ao nível de valores individuais até assustam!! Só na frente (e obviamente não podem jogar todos) há Messi, Higuain, Tevez, Milito e Aguero! Maradona não é um seleccionador tacticamente muito bom, mas tem coração e alma e acredito que muitos jogadores em alturas complicadas olharão para o banco e ganharão forças redobradas. Deve passar como vencedor de grupo. A Nigéria já teve melhores dias! Está ao nível da A. do Sul mas não joga em casa! Ponho as minhas dúvidas se não ficarão mesmo em último lugar no grupo. A Coreia do Sul como qualquer equipa asiática corre que se farta. Nunca viram a cara à luta (recordemos o Mundial de 2002) e acredito que criarão muitos problemas a qualquer selecção. Penso mesmo que passarão à fase seguinte. Quando se fala em Grécia sinto náuseas e azia, sabe-se lá porquê! A história destes já ficou escrita e dificilmente ganharão mais alguma coisa na vida! O seu 1º jogo contra os coreanos poderá mesmo ser decisivo nas contas finais, que devem pender para os asiáticos. Em frente pois, Argentina e Coreia do Sul.

2 comentários:

Peter disse...

Não querendo deixar a zona de comentários num 0-0, deixo aqui uma opnião muito particular mas que a meu ver pode alterar um pouco a tua análise.
Falo em relação às Selecções Sul-Americanas.
São selecções que se adaptam melhor ao calor do que ao frio.
Este mundial por ser na Africa do Sul vai ser em pleno Inverno. O que a meu ver pode condicionar o desempenho destas equipas Sul Americanas. Penso que a espectativa é demasiado grande face à Argentina, o que para mim poderá revelar-se um fracasso. Aposto muito mais numa Espanha super Forte ou até uma Inglaterra esquecida mas com grandes valores individuais. Vamos ver, a bola vai rolar.

l00ker disse...

calma rapazolas!! Ainda não me viste falar de algumas das selecções que falas, porque ainda não cheguei a esses grupos :p