fevereiro 28, 2010

um olhar sobre o que se passa

Tragédia atrás de tragédia, assim têm sido os últimos dias! No Chile já houve mais de 100 réplicas ao forte sismo de 8.8 de ontem. Ainda por cima muitas das réplicas andam acima dos 6 de magnitude! Há uma semana tinha sido a Madeira com as cheias. Comparar os dois acontecimentos talvez não seja má ideia para percebermos ou voltarmos a ver o que se passa por cá!

No Chile há um dos maiores sismos da história e até ver há aproximadamente 300 vítimas mortais (é bastante provável como é óbvio que o número cresça bastante). Mas o número para já não deixa de ser pequeno se tivermos em conta a magnitude do sismo! Contudo, o Chile é um dos países que tem infra-estruturas preparadas para acontecimentos deste tipo. Só assim se consegue que a tragédia não seja ainda maior.

Na Madeira houve quase meia centena de mortes devido às cheias. Olhando para as fotografias de um e outro cataclismo, não difere muito o rastro de destruição. Mas a Madeira, o governo regional, acabou por colher o que andou a semear! Isto porque primeiro, ainda antes dos negócios escuros para favorecer estes e aqueles tem que vir SEMPRE a segurança dos que lá habitam, as pessoas. Responsabilidades? Ainda não li nem ouvi nada em lado nenhum...

Istou passou no programa "Biosfera" da RTP2 há 2 anos atrás...


Sem comentários: