maio 09, 2007

a morte do futebol?

"Mourinho (Chelsea) e Benítez (Liverpool) têm duas coisas em comum: “fome” por glória e o desejo de ter tudo sob controlo. Estes dois aspectos surgem de um factor chave: nem Mourinho ou Benítez tiveram sucesso como jogadores. Essa situação fez com que canalizassem toda a sua vaidade para a carreira de treinador. Eles não acreditam na capacidade do improviso para vencer o jogo. Benítez e Mourinho são exactamente o tipo de treinadores que eles próprios precisavam para terem tido sucesso como jogadores."

- Jorge Valdano, em declarações ao jornal espanhol Marca

Finalmente alguém com reconhecidos méritos desportivos e sabedor de futebol diz aquilo que eu já penso há bastante tempo e que ainda não tinha visto ninguém com "tomates" para o dizer!! Não podia estar mais de acordo! Os Chelsea-Liverpool são um tédio e não é por acaso que ao fim de semana apenas me dá gozo ver nas ligas estrangeiras os jogos do Manchester e do Barcelona..

É a diferença entre o futebol espectáculo (ao mesmo tempo imprevisível e nem sempre vencedor, mas espectacular quase sempre!) e o futebol táctico e 100% rigoroso! "Ah e tal mas o futebol espéctaculo não garante títulos!" Pois não! Mas eu não me esqueço do gozo que me deu ver o Sporting de Peseiro, ou o Barça de Cruyff, ou o Milan de Sacchi, ou como dizem o Brasil no mundial de Espanha em 80, ou...

1 comentário:

Marshal disse...

a teoria Cruyff está de volta.

muito bonita, mas o futebol já não é um desporto ou um espectáculo, é um negocio, pelo menos em alto nível...

começa como deporto e os que dão espectáculo entram no negocio...

É possível consolidar as 3 vertentes?
de tempos a tempos uns conseguem.