dezembro 12, 2004

o encanto da Irlanda: The Corrs

Os Corrs cresceram em Dundalk, a norte de Dublin praticamente na fronteira entre a Rep. Irlanda e a Irlanda do Norte, e como família irlandesa que eram, sa raízes foram falando mais alto e cada membro aprendeu desde cedo a tocar vários instrumentos típicos da região. Tiveram como grande influência a música tradicional irlandesa, a qual acabava por reflectir o sentir do povo, um povo conhecido pela enorme esperança e alegria que sempre demonstravam apesar de todos os problemas por que foram passando ao longo dos anos, alguns ainda hoje continuam. Assim, foi com naturalidade que pelos pubs irlandeses começou a aparecer este grupo de 4 irmãos. A 1ª aparição como grupo dá-se em 1990 no filme de Alan Parker, "The Commitments".

Após algumas peripécias pela terra do Tio Sam à procura duma editora que lhes prestasse alguma atenção, finalmente conseguem as suas intenções ao conhecerem o produtor e vice presidente da Atlantic Records, David Foster. Daí ao aparecimento do 1º album foi um passo, o qual saiu à luz do dia em 1995 e deu pelo nome de "Forgiven,not forgotten". Apesar de algo tardiamente (principalmente no estrangeiro, só após o sucesso do 2º album, o 1º conseguiu vender mais) "Forgiven, not forgotten" acabou por vender mais de 3,8 milhões de discos só na terra natal !!!! Nascia assim uma música que ainda hoje como refere a vocalista Andrea "there's something about the traditional Irish music element that, all around the world, seems to capture everybody's heart...". As tournées e as vendas estão aí para o demonstrar...

Foi preciso esperar 9 anos para que viessem ao nosso país, mas ficou provado que a espera valeu a pena.. No dia 16 de Julho actuavam pela 1ª vez em solo lusitano, no magnífico estádio Municipal de Braga. Foi numa 6ª feira e o concerto foi pouco divulgado, ainda assim estiveram presentes 6 mil pessoas, pouco para o grandioso cenário, mas que chegaram para demonstrar ao grupo a maneira calorosa e entusiasta como os portugueses recebem. A espera tinha sido muito longa...


No final do concerto o grupo tinha prometido voltar em breve, mas longe de mim imaginar que fosse tão cedo!! Para provar que Braga apesar da pouca afluência, tinha sido especial tanto para eles como para quem lá esteve, aí estavam de volta em Novembro! Foi no dia 16 de Novembro no Pavilhão Atlântico. O concerto era a meio da semana, os preços eram absurdos (variavam entre os 25, 35 e iam até aos 60€ para a plateia VIP), mas desta vez o concerto tinha sido bastante publicitado. A resposta do público, superou as minhas expectativas! Estiveram 17 mil pessoas no pavilhão... Caroline, a baterista da banda tinha entretanto dado À luz e como tal não compareceu em Lisboa. O concerto não foi tão especial, até porque não há como o 1º, mas o entusiasmo do público juntamente com a paixão que o grupo põe em cada música, superou qualquer aspecto menos positivo.


Em Braga tinha ficado com dúvidas apesar da promessa que voltariam, neste momento tenho a certeza que Portugal passou a ser ponto de paragem obrigatória para este brilhante quarteto irlandês tão cheio de paixão, que nos deixa perto do céu durante e após as suas actuações, como aliás o nome do último album indica.

All beauty, all fade away...borrowed


2 comentários:

l00ker disse...

Por acaso foste o único a deixar qquer comentário.. mas obrigado pelo mesmo, só quem lá esteve como é o nosso caso sabe sentir aquilo que eu escrevi no post!

Vai deixando aqui a tua marca pelo blog ;)

Anónimo disse...

vais a cranberries? desaparecido...
grifus