dezembro 08, 2004

melhor jogador do ano vs melhor jogador do mundo...

ora aí está uma bela questão!! Como se sabe, existem 2 prémios conhecidos que "supostamente" premeiam o melhor jogador do ano. Um é o da Fifa e o outro da France Football, cujo prémio é a chamada Bola de Ouro.
Pessoalmente dou mais realce ao da France Football. Porquê? Porque é votado por jornalistas enquanto que o da Fifa é votado por seleccionadores, mas tanto conta o voto do nosso Scolari ou do Eriksson como do seleccionador do Vietname ou das Ilhas Fiji! Partindo do principio universal "isto tá tudo minado!" e sabendo como funciona a Fifa..
Este ano já são conhecidos os 3 potenciais vencedores para o da Fifa: Shevchenko, Henry e Ronaldinho. Obviamente são todos grandes jogadores, dos melhores do mundo, mas...passemos a analisar a carreira dos 3 neste ano de 2004:

Shevchenko: campeão e melhor marcador de Itália, 1/4 final da Champions League e pela selecção da Ucrânia, nem no Euro'04 esteve..

Henry : campeão e melhor marcador de Inglaterra, na Champions ficou logo a seguir à 2ª fase e pela seleção da França foi eliminado nos 1/8 final do Euro'04.

Ronaldinho: 2º classificado em Espanha e marcou 14 golos no campeonato fora as assistências. Na Taça Uefa ficou-se pelos 1/4 final se não estou em erro. Pela selecção nã participou na Copa América ganha pelo Brasil.

E agora pergunto eu: vão dar um prémio de melhor jogador do ano a um que nem sequer ganhou nenhuma competição da Fifa este ano????

Image Hosted by ImageShack.us

Como é óbvio..o prémio só poderia ser entregue a um jogador: DECO! E isto porque em 2004....só ganhou a Champions League, foi finalista do Euro'04, campeão de Portugal e neste momento só é talvez a "peça chave" do Barcelona que anda a maravilhar o mundo do futebol, semana após semana...
Vou aguardar e ver se o prémio da France Football faz justiça, o que aliás costuma fazer todos os anos..

5 comentários:

Anónimo disse...

Vai pra RTP1 comentar futebol com o Oceano :/

Anónimo disse...

APOIADO!!tens toda a razao!!sempre foi essa tambem a minha opiniao!!mas é a tal coisa...o prémio da fifa dá sempre a kem jah mereceu ou merece...mas apesar de tudo pode nao ter tido grande epoca...enfim...ao figo já lhe custou um prémio destes tambem uma vez!!:S veremos se se faz justiça com o DECO.

Anónimo disse...

Pois é...
Aquando deste meu comentário, já sabemos do resultado da France Football!! Pelos vistos foi o Shevchenko, com cerca de 25 pontos à maior sobre quem deveria ter sido considerado o melhor jogador do mundo, Deco!

Surpreendidos?? Eu nem por isso... Quer seja a Fifa ou revistas conceituadas de futebol, alinham tudo pela mesma politica! Clubes pequenos...NÃO!! Jogadores de países pequenos... NÂO!! Excepto quando do outro lado esteja... Portugal em competição com um outro país pequeno!

Não acreditam? Então vejam esta análise...
Vejam o que se passou com Luis Figo... Tirando Eusébio(que jogava no tempo das bolas de farrapos e em que o futebol não se podia compara com o de hoje...), foi e é Luis Figo o melhor jogador portugues de todos os tempos e nisso não há duvidas. Foi por causa dele que que passaram a respeitar e a conhecer Portugal, quer a nível de Selecção quer a nível do país. Foi ele que carregou com a selecção e fez com que passassem a temer Portugal!

A nível de clubes foi "apenas" o expoente máximo e referência de um clube que dá pelo nome de Barcelona. Actualmente, no Real Madrid, é o único jogador digno de usar a palavra "Gáláctico"!!!

Tendo isto e mente, recordem a altura em que Figo esteve para ser o melhor jogador do mundo! No ultimo ano em que jogou em Barcelona ele foi extraordinário em levar a equipa ao colo, jogava, driblava, marcava como nunca antes o tinha feito. Tava louco!!! Como se não bastasse ainda levou a seleccao as meias-finais do Euro2000!!!

Lembram-se quem ganhou?? Um tal de...Zidane!! Dois excelentes futebolisastas na altura (o Figo ainda o é) mas com uma grande diferença, um representava um país de nome "França"!!
Figo só ganhou no ano seguinte, pois continuou as suas grandes exibições no ano seguinte no Rela Madrid e porque os "senhores da bola" viram que não tinham mesmo por onde escapar!

Por isso sejam da Fifa, de revistas, seleccionadores, jornalistas, a tese é sempre a mesma, Portugal faz muita aflição ao mundo do futebol, como é possivel que um pais tao pequeno como o nosso, produza jogadores tão talentosos e que joguem melhor dos que representam as potências? Isso eles não admitem... Que vergonha para eles! E nós ainda nem um capeonato da europa ou mundial ganhamos!!!

Existe claramente um sentimento de raiva com os portugueses, eles não podem ganhar e não é só no futebol, veja-se as outras modalidades quando equipas portuguesas defrontam as estrangeiras, somos sempre prejudicados de alguma forma!

Digo-vos meus senhores, um caso digno dos ficheiros secretos...

Por isso meus amigos, não admira que o Deco(Portugal) não tenha ganho, pois ele apenas foi bi-campeão nacional pelo Porto, vencedor da taça UEFA, vencedor da Liga dos Campeões, considerado o melhor jogador a actuar nessa liga desse ano e ser actualmente o maestro de uma orquesta de futebol que dá pelo nome de Barcelona!

Enquanto o Shevchenko é jogador do Milão(Itália)! Tá tudo dito...

Por isso na eleição deste ano da Fifa vai ser novamente o Shevchenko, não duvidem...

Anónimo disse...

vc é um imbecil! eu nunca vi em toda minha vida tanta besteira escrita. ta certo q futebol e feito d resultados mais pra isso existe premios d campeonatos, como: melhor jogador da UEFA, do camp brasileir, liga espanhola entre outras... todo campeonato tem seu premio, esse premio d melhor jogador do mundo dado pela fifa, apenas exalta aquele jogador q mostrou-se capaz d jogar em qualquer time campeao apesa d sua equipe nao corresponder(isso e claro em alguns casos) acredito q indiscutivelmente o ronaldinho gaucho por todo seu futebol arte, por ser um jogador q tanto arme jogadas, como faça gols, bata faltas, assistencia, marca e etc... seja eleito merecidamente como o melhor do mundo, ele faz q o espectador assista ao jogo nao com a intençao d ver o jogo e sim d ver a sua estrela brilhar e as maravilhas q ele faz em campo. pra mim juntando todos esses q vc citou nao chega a 1/10 do jogador q ele e. acredito que em segundo lugar venha zidane e depois kaka.

l00ker disse...

opiniões..