julho 07, 2008

Wimbledon 2008: um hino ao ténis!


Londres, 06 de Julho. Previsto para as 14h, começou às 14h37 devido à chuva. Acabou às 21h22. Pelo meio: 62 jogos, 2 tiebreaks sendo que o último acabou 10-8, 25 aces de Federer, 2 interrupções devido à chuva (uma delas demorou uma hora) e um 5º set que terminou 9-7 a favor de Nadal, em quase 5 horas de ténis do mais alto gabarito.

Federer estava à beira de acrescentar mais um recorde à sua já ilustre página deles, pois se vencesse conseguiria ser o 1º jogador a ganhar Wimbledon pela 6ª vez consecutiva. Mas pela frente tinha outro campeão, Rafael Nadal campeoníssimo na terra batida e que procurava vencer o seu 1º grande título em relva. O jogo como já foi descrito foi absolutamente memorável! Nadal venceu os 2 primeiros sets, Federer ganhou os 2 seguintes por tiebreak e no derradeiro só um break de Nadal ao 15º jogo do set possibilitou desiquilibrar a balança a favor do espanhol. Já vejo ténis desde os tempos do McEnroe, Ivan Lendl, Edberg, etc e não me recordo de um jogo de ténis tão fantástico como este.

O desporto por vezes tem destas coisas. Às vezes aparecem génios em determinadas modalidades (Maradona, M. Jordan, Indurain, Bjorn Borg, Schumacher, etc) mas há alturas em que a natureza faz das suas e aparecem 2 génios na mesma altura. Ambos são um fenómeno, mas não escrevem páginas de ainda mais sucesso devido precisamente ao outro rival. Assim foi com Larry Bird e Magic Johnson, com Ayrton Senna e Alain Prost, com o Milão de Sacchi e o Barcelona de Cruijff, actualmente com Ronaldo e Messi e muitos mais exemplos haverão. No ténis actualmente também há 2 monstros. Um é suiço, tem 26 anos e chama-se Roger Federer. O outro é espanhol, tem 22 anos e chama-se Rafael Nadal. Ambos já demonstraram, com títulos e jogando, a maravilha do seu ténis. Por serem jovens ambos ainda têm muitos confrontos pela frente. Quem irá ganhar? Não tenho dúvidas, o Ténis..


Sem comentários: