abril 07, 2006

um dos grandes: Andy Kaufman

"If you believe there's nothing up the sleeve, then nothing is cool"

Quando a 16 de Maio de 1984 os jornais americanos davam a notícia de que Andy Kaufman morria de um cancro de pulmão com a idade de 35, 80% do país não acreditou!! Um homem de princípios e que se guiou toda a vida por eles, ainda que os mesmos fossem contra tudo aquilo que poder-se-ia achar de aceitável. Andy viveu com as suas regras, teve os seus momentos de fama, mas ele queria mais, ele queria acima de tudo estar de bem com ele próprio.

Isto vem a propósito de eu ter visto há pouco um especial do Biography Channel datado de 1999 sobre a vida deste excêntrico comediante. Para quem não sabe, foi feito também no ano de 1999 um filme sobre a sua vida "Man on the Moon" no qual o seu papel foi interpretado pelo também brilhante Jim Carrey. O filme é fantástico e dava-nos a conhecer um personagem que poucos de nós portugueses conhecíamos. Mas o fabuloso de isto tudo é que após ver a biografia e comparando com o que nos é mostrado no filme, chegamos à conclusão que o filme é 100% fiel aquilo que se passou na realidade!!! Que ele era excêntrico e rebelde a gente ficava a saber pelo filme, mas o facto de ser um filme poderia levar a pensar que uma ou outra situação tivesse sido algo exagerada, o que não corresponde à realidade!! Tudo no filme é verídico, inclusivé a forma como Andy morreu, ou como 1 ano após a sua morte um dos seus personagens, Tony Clifton, apareceu num programa televisivo...

Se queres ter uma ideia da vida deste grande maluco deixo-te este link que te ajudará a conhecer um pouco melhor este fabuloso personagem. Andy Kaufman foi um dos grandes e pegando nas palavras do vocalista dos R.E.M. Michael Stype, a propósito da música "Man on the Moon" do album "Automatic for the People", "a funny, sad eulogy to a very great man".


"While all the other kids were out playing ball and stuff, I used to stay in my room and imagine that there was a camera in the wall. And I used to really believe that I was putting on a television show and that it was going out to somewhere in the world."

Sem comentários: