abril 06, 2006

o respeitinho ainda é muito lindo!

E pronto..lá acabou a aventura europeia do Benfica! Aliás, muito longe já eles chegaram para aquilo que jogam..mas vamos por partes!

Em relação ao Barcelona. Claramente neste momento a equipa está cansada e precisa urgentemente de rotatividade que as lesões e o facto do campeonato espanhol só ter ficado praticamente decidido este fim de semana, não deixou margem de manobra a Rikjaard. Aliás o facto do melhor jogador blaugrana da eliminatória ter sido Iniesta é disso consequência! É o médio mais "fresco" até porque só começou a jogar com mais assiduidade aquando da lesão de Xavi em Dezembro. Com o campeonato decidido, com a volta de pedras chave como Marquez, Edmilson e principalmente Messi e com o descanso merecido aos domingos de Eto'o e Ronaldinho pelo menos, o Barça voltará em força para as meias finais! Contudo, em relação a esta eliminatória o Barça foi justo vencedor e o 2:0 final acaba por não reflectir nem de longe a diferença entre ambas equipas, mas...chega! E o Barça que jogou ontem, jogou quanto baste. O de Lisboa, podia ter feito um resultado histórico mas o factor sorte esteve do lado encarnado.

Agora o Benfica. Na minha opinião perderam a oportunidade de uma vida! Duvido que numa eliminatória com o Barcelona tenham sequer metade da sorte que tiveram em Lisboa, mas não souberam ser audazes em Espanha!! Jogaram quase sempre à defesa e o treinador apenas arriscou algo nos ultimos 5 minutos!! Muito pouco, para quem queria chegar às meias! Tiveram hipóteses, pois tiveram mas isso são incontingências do futebol, mas a meio da 2ª parte e a precisarem de marcar pelo menos 1 golo o Benfica jogava com 4 (QUATRO) trincos: M. Fernandes, Petit, Beto e Karagounis!!! Assim, não admira que não sofressem mais golos!! Defender bem não significa meter muita gente no meio campo!! Contra o Liverpool resultou, porque o Liverpool não tem nenhum fora de série e é uma equipa muito certinha, sem rasgos ofensivos. Contra o Barcelona, foi resultando pela desinspiração e cansaço de quem podia desiquilibrar, mas assim sendo o máximo a que o Benfica podia aspirar era a 2 jogos empatados a zero!! É importante defender bem, mas também é importante saber sair a jogar de trás e o Benfica não o sabe fazer, ou pelo menos não o demonstrou! Fica o mérito de terem chegado aos quartos com um futebol que em Portugal vai dando para enganar, mas que na Europa não chega. Só mais um pormenor, o Benfica nunca perdeu o respeito ao Barcelona e aos seus jogadores! Aliás, eu não vi nos 2 jogos o Petit a reclamar uma vez com o árbitro ou a fazer daquelas entradas que em Portugal já nos habituou!! Porque será?? No final, era só sorrisos e o Luisão até trocou a camisola com o Ronaldinho ao intervalo, o R. Rocha abraçava o Eto'o...o Benfica já entrou derrotado só pelo nome do adversário (não é à toa que aparece aquele penalty aos 3m tantos eram os jogadores vermelhos na grande área), não acreditou em si próprio e teve o destino mais certo: foi eliminado!

Finalmente uma curiosidade. O Liverpool veio jogar à Luz no "deixa andar" e perdeu! O Porto veio jogar à Luz sem assumir o risco de ganhar e perdeu! O Barcelona veio com a carga toda, mas sem sorte, remetendo-se no final do jogo da Luz para o empate. Este ano só uma equipa foi jogar à Luz com o Benfica sem medo e desde cedo a mostrar o que queria. Foi o Sporting de Paulo Bento, que chegou lá, começou a perder, mas soube dar a volta, deu banho de bola e o resultado só podia ser um: ganhou! Mais do que palavras mansas, há que ter atitude! É essa a diferença entre as boas e as grandes equipas..

1 comentário:

vrmam disse...

Concordo (quase) plenamente... mas ainda conseguem dizer ke o benfica foi roubado... como é ke é possivel... Tiveram os deuses do lado deles, e um barça ke mete dó... e durante 70 min em camp nou, não passaram do meio campo, a não ser qd aliviavam umas bolas lá pra frente...