abril 16, 2012

Sporting-Ath. Bilbau: antevisão da eliminatória


País Basco no futebol
Nomes como Arconada, Zubizarreta, Goikoetchea, Bakero, Beguiristain, Lopes Ufarte, Satrustegui ou Zamora dirão pouco a quem vê futebol há relativamente pouco tempo. O que têm em comum? Todos eles são jogadores bascos e uns nas equipas da região, Real Sociedade e Ath. Bilbau, outros no Barcelona foram grandes jogadores! No início dos anos 80 quando muitos deles apareceram, equipas como o Bilbau e a Real Sociedade ombreavam com os grandes Barça e Real, além de vencerem títulos (a Real foi campeã nas épocas 80/81 e 81/82 e o Bilbau foi campeão nas épocas 82/83 e 83/84 e ainda hoje é o 2º clube com mais Taças do Rei, só superado pelo Barcelona). Passaram os anos e nem mesmo com a lei Bosman as equipas bascas deixaram de continuar a ter equipas constituídas por jogadores da região. A Real sucumbiu uns anos depois (Oceano e Carlos Xavier foram dos primeiros estrangeiros a jogar num clube, onde também jogou o actual treinador do leões Sá Pinto) mas o Athletic ainda hoje se mantém fiel ao principio de ter apenas no plantel jogadores oriundos do País Basco. Não tem qualquer jogador estrangeiro! E até há pouco tempo era, juntamente com o Barcelona, o único clube sem publicidade nas camisolas. O orgulho da região que representa é por demais evidente. 


Os leões de Bielsa
Para se falar no actual Ath. Bilbau é inevitável falar-se no seu treinador, o argentino Marcelo Bielsa. Bielsa é uma velha raposa que passou os últimos 12 anos no comando de selecções (Argentina e Chile) e que tem construído no seu 1º ano em Bilbau, uma equipa com uma personalidade muito própria. Ver a forma como eliminaram o Manchester United e o Schalke 04 é o melhor cartão de apresentação possível, pois não foram só os resultados que surpreenderam, mas sim a forma como o fizeram: sem espinhas!
A equipa apresenta uma média de idades a rondar os 25 anos e possui jogadores tecnicamente muito evoluídos, especialmente no meio campo e ataque onde pontificam algumas das estrelas desta equipa como Javi Martinez, de Marcos, Ander Herrera, Susaeta, Muniain e Llorente. A forma como a equipa troca a bola é fantástica e apreciada por qualquer amante da modalidade. Javier Martinez é a par de Llorente o jogador mais cotado do plantel. Tem actuado a defesa central apesar de ser médio de raiz e não vai estar em Alvalade pois está castigado. Já Llorente é, a par de Falcão, talvez o melhor cabeceador do futebol europeu. Iker Muniain com 19 anos é a pérola desta equipa e apesar da sua juventude, é já uma certeza. Óscar de Marcos é actualmente o jogador mais em forma nesta equipa, que tem na sua defesa o ponto menos bom.


Táctica
Que Sporting para bater este Bilbau? Antes de responder à pergunta importa reter um pormenor: em todas as eliminatórias o Bilbau jogou sempre a 1ª mão fora, sendo que a eliminatória que teve mais dificuldade em passar foi aquela em que entrou na 2ª mão em desvantagem, frente ao Lokomotiv de Couceiro! É pois, fundamental ao Sporting vencer o jogo de 5ª feira ou, pelo menos, ir para o jogo de Bilbau sem estar em desvantagem! É, sublinho, fundamental se o Sporting quiser seguir em frente.
Se tivermos que entrar em Bilbau a ter que virar a eliminatória, dificilmente teremos sucesso. Isto porque o Bilbau na contra ofensiva é mortífero, um pouco à semelhança do Metallist. Daí eu pensar que Sá Pinto deverá optar para o jogo de 5ª feira, por uma postura muito semelhante à da eliminatória anterior. A dúvida  reside se vai ser uma primeira parte passiva e um início de 2ª fulgurante (como frente ao Metallist) ou se aproveitando o facto de o Sporting não jogar há 7 dias, a equipa ter logo uma entrada de leão e depois fazer a gestão. Vamos ver. O que é fundamental é vencer, mesmo que se sofra golos (basta ver como se têm decidido as eliminatórias da Liga Europa deste ano ou recordar como chegámos à final em 2005) ou na pior das hipóteses, empatar a 0. Se assim for, a postura inicial do Sporting em Bilbau será a mesma que em Manchester ou Kharkiv, que teve o resultado que todos sabemos. Se tivermos que ir em busca do prejuízo, dificilmente saímos vivos de San Mamés.

"Sáporting"
Sá Pinto trouxe uma alma nova a esta equipa, disso já ninguém tem dúvidas. Escrevi-o ainda antes de eliminarmos o City. A derrota em Setúbal foi o ponto de viragem para uma equipa (agora sim na verdadeira acepção da palavra) unida, corajosa e humilde que não vira a cara à luta até ao minuto 90. Esse esforço tem sido recompensado com vitórias e quem sabe se o melhor ainda não estará para vir. Para já, seria importante os jogadores reverem o vídeo da 1ª parte em Manchester ou do jogo frente aos rivais da 2ª circular. Só com essa atitude e querer é possível bater o pé a este grande Bilbau. É possível, mas tal como nas eliminatórias anteriores, é preciso acreditar. E esta equipa já provou que vale a pena acreditar nela.

Força SPORTING!

Sem comentários: