julho 09, 2006

o rescaldo do Mundial..para Portugal!

E pronto!! O mundial acaba hoje à noite, mas para nós acabou ontem. Não foi possível ganhar, mas o 4º lugar é muito bom, e a qualquer português que lhe dissessem que chegaríamos às meias finais antes do certame começar, provavelmente rir-se-ia!! Mas não, foi real, nós estivemos lá!! Nós estamos nos 4 melhores do mundo!! Impensável até há uns anos atrás, mas estivemos lá! E nem Argentina nem Brasil estiveram por exemplo. Mas, e há sempre um mas, quando se chega tão longe, os sonhos começam a ganhar forma, e por muito que se tenha feito antes, ficarmos tão perto deixa-nos um sabor amargo na boca..

Portugal esteve acima das minhas expectativas em grande parte dos jogos. Mas na minha opinião, veio a comprovar-se no final que o banco ao dispor não era o melhor nesta altura. Por outras palavras, enquanto as coisas foram correndo bem, com a defesa a jogar impecável e com a selecção a ser bastante eficaz no ataque (ao nosso 1º remate estavamos sempre em vantagem) foi-se disfarçando um pormenor, que ficou patente nos jogos com a Inglaterra depois de ficarmos a jogar com mais 1, mas principalmente com a França: Portugal não tinha plano B! Não havia grandes soluções para quando as coisas não estivessem a nosso favor. Infelizmente a França marcou primeiro..e foi suficiente!

Estar agora a dizer que com o Nuno Gomes éramos campeões ou que com o Quaresma tinha sido diferente é utópico!! Nunca se sabe, nem nunca se saberá! Contudo, há que realçar o que foi feito, e foi muito, pois além de agora finalmente nos começarmos a bater de frente com as melhores selecções mundiais, já começamos a impor muito respeito aos adversários, como se viu com as manobras das imprensas estrangeiras. Um grande passo foi dado, estamos no topo!! Agora vem o mais dificil, aguentar-mo-nos lá! Sim, porque em 1994 a Suécia também foi a surpresa do mundial, em 1998 a Croácia, em 2002 a Turquia e até em 2004 porque não dizê-lo, a Grécia! Alguém se lembra do que estas selecções fizeram a seguir?...

Finalmente gostava de deixar as minhas últimas palavras aos jogadores. Mostraram um empenho excelente, uma garra enorme, uma vontade, um querer, uma união nunca vistas anteriormente! Fizeram um povo sentir-se novamente orgulhoso da sua selecção!! E isso é quase tão importante como um título mundial! Portugal inteiro de novo vibra com a selecção, mérito dos jogadores e de toda a equipa técnica, que nã sendo a melhor do ponto de vista táctico, é das melhores do ponto de vista de liderança. É quase pecado estar a referir nomes numa selecção que tão boa conta de si deu, mas eu gostava de realçar 3 nomes. Maniche, que na minha opinião foi o melhor de todos! Esteve irrepreensível em todos os jogos e foi o pêndulo da equipa. Ricardo, mais uma vez foi o herói contra a Inglaterra e mostrou uma segurança na baliza muito boa, de tal maneira que foi escolhido para os 23 melhores do mundial, junto a Lehmann e Buffon. Finalmente e não podia ser outro, o capitão...Luis Figo!! É com uma mágoa enorme que não o vejo retirar-se da selecção com o título mundial. A carreira que deixou para trás merecia-o e Figo foi o melhor de sempre! O melhor jogador português de todos os tempos! Nos clubes ganhou tudo, nas selecções mais jovens foi campeão do mundo, só nos A não o foi, mas esteve tão perto...merecia mais! Mas, fica o consolo de qualquer que seja o terreno que ele pisa (ontem quando entrou até os alemães o aplaudiram) o nome de Portugal está adjacente, e tão longe ele levou o nosso nome..

Por tudo isto, obrigado PORTUGAL, obrigado FIGO!

Sem comentários: