setembro 24, 2008

"Mamma Mia"

Antes de mais dizer que este post já andava na minha cabeça há alguns dias! Andei apenas a "amadurecê-lo" por forma a tentar fazer passar a mensagem da melhor forma possível..

Há uns dias fui ao cinema ver o musical "Mamma Mia". Mal começou o filme lembrei-me logo de outro musical que tinha visto também recentemente, este sobre os Beatles: "Across the Universe". Sinceramente a diferença que encontrei entre os 2 é que o dos ABBA tem um elenco de luxo que acaba por fazer a diferença nesse sentido, porque de resto o filme (tal como o outro) não é mais que um aproveitar de um sem número de situações de forma a fazer "desfilar" aquilo que é na realidade o grande trunfo do filme: a música!


E é sobre a música que vou falar um pouco agora. Se perguntarem à maioria das pessoas qual acham ser o melhor grupo de todos os tempos, provavelmente 90% das respostas serão uma de estas quatro: Beatles, Queen, Rolling Stones e U2. Eu atrever-me-ia a colocar neste patamar o grupo sueco que dá "vida" a este filme, os ABBA.

Sobre os ABBA não me vou alongar muito. Penso que o legado, e que legado!!, que nos deixaram sob a forma de música (já lá vão quase 30 anos!!) fala por si. A musicalidade inconfundível que ainda hoje nos faz dar por nós a bater o pé (no cinema aconteceu constantemente) juntamente com as vozes tão díspares mas simultaneamente tão harmoniosas que fazem da música dos ABBA algo de único. Podia aqui falar em n músicas, mas vou destacar apenas duas, pelo seu significado e porque são também as minhas favoritas. A primeira é talvez o maior sucesso da banda, é na minha opinião uma das melhores músicas de sempre e acaba por marcar o auge do grupo, "Dancing Queen". A outra, mostra como mesmo já com o final da banda à vista e com os casamentos acabados, o talento estava lá, pois "The Winner Takes it All" é talvez a sua música mais "completa".

Voltando ao filme, vale a pena, sim. Mais que não seja para mostrar aos mais novos a música de uma das melhores bandas que já existiu. Dois casais que conseguiram através da música , na década de 70, tornar-se no principal produto de exportação de um país como a Suécia...

É caso para dizer, Thank You for the Music!

1 comentário:

Serendipi7y disse...

Uma grande banda, cuja música se mantêm actual. São também 2 das minhas canções favoritas. É impossível não trautear! :)