O melhor filme que já vi este ano! E mais não digo, porque este é daqueles que é preciso ver, descobrir e apreciar. Nada é feito nem dito ao acaso. Tão simples mas tão bem feito! Brilhante.
outubro 30, 2011
outubro 25, 2011
obrigado, Domingos.
Mais importante que o resultado, foi verificar (Paulo Bento esta é para ti!) que é possível continuar a jogar futebol mesmo depois de se estar a ganhar! Se um jogador treina durante a semana, é para, durante um jogo, fazer 90 minutos com a mesma intensidade e não para descansar após determinado golo ou resultado. A mentalidade muda e o clube avança. Obrigado Domingos.
outubro 24, 2011
"Senna"
Em 1984 ao volante de um Toleman, um brasileiro começou a dar nas vistas no circo da Fórmula 1. A condução agressiva e tremendamente competitiva, muito fruto das corridas de kart, chamou a atenção de quem seguia a modalidade. Um novato, num carro dos menos competitivos da grelha começava a dar luta aos grandes. Cedo se viu que a Toleman começava a ser pequena para tamanha ambição e astúcia ao volante. No ano seguinte, a Lotus. Lembro-me perfeitamente de estar em frente ao televisor e ver, numa chuvosa tarde de domingo no Estoril, um indivíduo com capacete amarelo num carro preto com a publicidade da John Player Special, fazer uma corrida formidável e fazer o carro voar na chuva. Estávamos em 1985 e aí começou a nascer uma lenda na F1 de seu nome Ayrton Senna da Silva. Depois veio a McLaren, os duelos com Alain Prost, muitas pole-positions, três campeonatos do mundo e a fatídica mudança para a Williams, onde só faria 3 corridas antes do maldito G.P. de São Marino a 1 de Maio de 1994.
Este documentário acaba por ser uma justa homenagem a um homem de fortes convicções e de uma raça e coragem acima do normal. A sua ambição, gosto por velocidade e perícia ficaram bem patentes, numa altura em que para vencer um campeonato de F1 o piloto tinha tanta ou mais importância que a máquina. Com a introdução de novas tecnologias o homem passou a ser um autêntico fantoche e hoje em dia, ver uma corrida de F1 não raras vezes dá sono! Hoje em dia, muitas corridas vencem-se nas boxes e não na pista. Por vezes nem ultrapassagens chega a haver. Senna, se fosse vivo, revoltado estaria com o caminho que a modalidade seguiu. Isto porque, como ele faz questão de dizer no documentário quando lhe perguntaram qual o corredor mais difícil que defrontou em pista, Senna responde o nome de um dos seus principais rivais nos karts. Porque na altura não havia politiquices, interesses, dinheiro envolvido. Era só corrida pura. E Senna era isto. Puro e veloz, como muito poucos houve. É pois com eterna saudade, após muita emoção e alguns arrepios, que recomendo este documentário.
outubro 20, 2011
ode to my city
os pais. os irmãos. a Mateus Fernandes. o GIR. os avós. os amigos. o Solinho, o Tói e o Cáfi. a escolinha do Rodrigo. a dona Candidinha. os intervalos. as futeboladas. as correrias. os jogos. a escola Pêro da Covilhã. o centro comercial da estação. as mochilas. as caminhadas. os "bate-pés" atrás das palmeiras. o "liceu" Frei Heitor Pinto. o CDC. o senhor Manecas. o Cine-Centro. o jardim. o Santos Pinto. a "fábrica". a piscina dos Penedos Altos. o "Rosa Negro". o Cilan. os "rallies" antes dos jantares. a Serra da Estrela. o "Barô". a "&Companhia". a estação. as cunhadas. a sobrinha Mafalda. o Sporting da Covilhã. o jardim do lago. a saudade. São dias como os de hoje que me fazem pensar que já estou longe, há tempo demais. Talvez um dia...
outubro 18, 2011
outubro 11, 2011
outubro 10, 2011
a culpa é do facebook...
...e da falta de tempo! Quando se passa metade do dia a trabalhar com computadores, quando chegamos a casa tento que ele fique de lado. Quando há qualquer coisa a dizer, normalmente o facebook chega. E assim, o blogue tem saído prejudicado. Este cantinho não morreu, mas está a passar uma fase de mais acalmia. E é assim.
outubro 06, 2011
outubro 03, 2011
mas rotice, rotice...
Subscrever:
Mensagens (Atom)