outubro 04, 2010

U2 360 Tour: e Coimbra ganhou mais encanto

Dizem que a 1ª vez não se esquece. Verdade. Também dizem que a 2ª vez é ainda melhor. Confirmo. Os U2 não são, portanto, excepção!

Memorável concerto. Há concertos que marcam uma fasquia, que servem como termo de comparação. "Ah e tal João P. Pais é porreiro, mas aquele concerto dos U2...". O de ontem em Coimbra, da tour 360, é "O concerto"! O concerto pelo qual todos os outros serão julgados. Mas o que é que teve a mais que o de 2005 em Alvalade? Simplesmente mais do melhor que eles sabem fazer: música e cor!

Concerto de U2 equivale a dizer duas horas de entretenimento e comunhão entre público e banda. É inevitável! Mais de 45 mil ontem (visto da bancada era impossível distinguir onde acabava o relvado e começava a bancada de frente!) entoaram, como há 4 anos, a grande maioria das músicas de cor e salteado, tantas já foram as vezes que estes hinos foram cantados. Visualmente o concerto da Vertigo Tour já tinha sido qualquer coisa, mas nesta tour bastava entrar no estádio e a "aranha gigante" deixava qualquer um de queixo caído. Brutal! Durante o concerto os conteúdos que foram sendo mostrados no ecrã extensível, juntamente com a panóplia de trunfos adjacentes à aranha fizeram do espectáculo visual, algo que dificilmente se esquece. Imagens em tempo real juntavam-se a imagens de há mais de 20 anos e ganhavam cor num ecrã dividido entre o passado e o presente. Mas mais que falar ou adjectivar, este é daqueles concertos que tem que se ver! Há coisas que devíamos fazer pelo menos uma vez na vida. Ver um concerto de U2 é uma delas, sejamos ou não fãs. Eu, sinto-me um privilegiado por já ter visto estes senhores duas vezes. Mas como diz o povo, não há duas sem três! Cá os espero...


Sem comentários: