junho 03, 2007

a propósito de Hélder Postiga..



Na selecção de Portugal, qualquer que seja o avançado será sempre "mal-amado"! Até mesmo Pauleta que é o melhor marcador de sempre o foi durante muito tempo e não se livrou das críticas! Este post vem a propósito de um jogador que muita gente acha que não tem lugar na selecção e que não percebe como é possível ser titular, com Hugo Almeida no banco.

Pois bem, na minha opinião H. Postiga é simplesmente o 2º avançado mais inteligente a jogar no futebol português e o melhor de Portugal! E em Portugal é o 2º, porque está cá o Liedson! Liedson alia a uma capacidade técnica, um instinto "matador" e um jogo de equipa fantástico. Mas Postiga só lhe fica atrás no instinto (tão necessário a um ponta de lança) e até tem mais recursos técnicos que o levezinho! Tecnicamente falando, Postiga é um portento!! Dá gosto vê-lo jogar a ponta de lança! As movimentações, as desmarcações, as fintas, a forma inteligente como cobre a bola e a dá a jogar aos colegas (o golo de Nani ontem é exemplo disso) e o portentoso pontapé que tem (se dúvidas houvesse aí está o 2º golo de ontem).

Mas poder-se-á dizer: "Ah e tal, Postiga nunca marcou mais de 10 golos por época!" Verdade! E é ainda mais verdade que os avançados vivem de golos, mas não é menos verdade que muitas vezes o excelente jogo dos avançados cria desiquilíbrios para os outros colegas de equipa finalizarem. E volto ao início, Postiga dá gosto vê-lo jogar! Se calhar rendia ainda mais um pouco mais recuado e com outro ponta de lança ao lado ou á frente, mas numa selecção que tem extremos como Ronaldo, Nani, Quaresma ou até mesmo Simão, se calhar é pedir muito..

Sem comentários: