outubro 29, 2006

"O Diário da nossa Paixão"


Dois dias, ou melhor, duas noites!! Esse foi o tempo que me levou a ler este livro!! É difícil classificá-lo, porque poucas são as palavras que o possam descrever totalmente! Apenas posso dizer que é uma daquelas histórias de amor como poucas, talvez mesmo se possa dizer que é "a história de amor"! O pior mesmo no livro, é que após começar a sua leitura, é complicado parar! Daí já ir na 38ª edição, daí já ter sido adaptado para o cinema num filme, que não sendo 100% fiel ao livro, não lhe fica atrás.


O filme voltei ontem a revê-lo, porque após ter lido o livro, só podia mesmo fazê-lo!! Do filme, apenas digo que ainda hoje os actores principais, passados 2 anos do mesmo, se mantém juntos na vida real, talvez, porque para entrar nos personagens, a magia que o livro transmite, acabou por se apoderar de ambos.

Imperdível, quer o livro, quer o filme..

outubro 14, 2006

"Filme da Treta"

Hoje em dia quase todos nós conhecemos aquela célebres frases de um filme de 1942 chamado "Pátio das Cantigas" dita pelo actor Vasco Santana "Ó Evaristo, tens cá disto?" ou "Chapéus há muitos ó palerma!". Hoje passados quase 70 anos sobre o filme, ainda as frases são recordadas!! Durante as últimas décadas, o cinema português, ou mesmo o mundo do espectáculo não voltou a ter referências, se exceptuarmos no meio televisivo o grande Herman José, que ao longo das décadas de 80 e 90 foi fazendo rir este país e começando a deixar marca através de alguns dos seus personagens. Penso que a sua maior obra foi o Herman Enciclopédia. Foi um marco na tv portuguesa e na minha opinião só igualado pelos actuais Gato Fedorento.

No entanto, durante esses anos sempre houve grandes actores no mundo da comédia, alguns mais tarde até acabaram por dar uma ajudinha num ou noutro programa do mestre Herman, desde Miguel Guilherme, José Pedro Gomes ou Joaquim Monchique para citar alguns. Por outro lado, no teatro sempre houve aqueles que pela simples presença numa peça, deixavam antever um sucesso, nomeadamente os já citados Miguel Guilherme e José Pedro Gomes, acrescidos de um tal de António Feio. Feio e Gomes, chegaram mesmo a fazer uma parceria para a tv no fantástico mas injustiçado "Paraíso Filmes", mas a grande obra deste dois, seria a criação de 2 personagens que no fundo são a caricatura de tantos tugas por aí existentes, o Toni e o Zézé. Assim nasceu a "Conversa da Treta". Foi tal o sucesso que mais tarde surgiu mesmo uma segunda peça de teatro "A Treta Continua.. ".

O próximo passo, e talvez o mais arrojado, era transpor para o grande ecrã esta dupla de comediantes. A tarefa não era fácil e inúmeros são os casos de fracasso. Confesso que tinha algumas dúvidas se a dupla iria resultar num filme, até porque no teatro as situações eram passadas basicamente em 2 a 3 lugares diferentes e baseado na conversa entre os 2 personagens. Pois bem, o filme não só é excelente, como excedeu mesmo as minhas melhores expectativas!! Posso mesmo dizer que é praticamente rir do início ao fim e várias foram as vezes que me vieram as lágrimas de tanto rir! Ficamos a conhecer um pouco mais da vida dos dois e as cenas e conversas hilariantes sucedem-se em catadupa.

Resumindo, este "Filme da Treta" é imprescindível e penso mesmo que será um marco na história do cinema português, até porque a dupla do "ou o catano, ou o camandro ou o caneco.." promete não ficar por aqui..

outubro 08, 2006

Figo já tem sucessor no trono: C. RONALDO!

Estou sem palavras...acreditem!! Ontem, sem esperar, acabei por ir ao estádio do Bessa assistir ao Portugal-Azerbeijão. A vitória era certa, restava saber por quantos! Pois bem, o jogo até foi fraquinho, não fosse um puto de 21 anos que por lá andou com a camisola 17 e a jogar futebol como poucos!! Cada vez que pegava na bola o estádio levantava-se literalmente!! O puto joga que se farta!! Tem talento inato é impressionante! Ninguém pára o puto!! Sejam 4 ou 5 adversários a marcá-lo ele vai pra cima deles, não tem medo. Está em grande forma e em breve estará no topo do futebol mundial como nº1, como já esteve o grande Figo!! Impressionante a rapidez com que finta e que troca os olhos aos adversários, nos livres a bola vai sempre prá baliza, galvaniza os colegas com as suas arrancadas e não fosse por incompetência da arbitragem, tinha marcado "oficialmente" (pq a bola entrou!) um dos golos da vida dele!!

O ano passado em Lisboa apostei com o meu amigo Cláudio que o Ronaldo iria ser o melhor marcador de sempre da selecção independentemente dos que o Pauleta marcasse a mais que o Eusébio (na altura o Pauleta ainda jogava). Neste momento já está no top 10 de marcadores de sempre da selecção, não joga a avançado e ainda só tem 21 anos.. não tenho dúvidas que o meu amigo Cláudio se vai perder a aposta! Como vinha na manchete dum jornal desportivo hoje, está encontrado o novo rei do futebol português! O seu nome..CRISTIANO RONALDO.

outubro 05, 2006

já não era sem tempo!!!

Finalmente!!! Vem com uns anos de atraso, mas vem!! A 1ª temporada da série "Adultos à Força" foi finalmente editada em DVD de região 2! É uma das minhas séries de eleição, e que saudades eu tenho, primeiro, dos fins de tarde e posteriormente das madrugadas em Castelo Branco, que passava acordado até às 4 só para ver mais um episódio!! Com televendas pelo meio e publicidades de 20m, coisa a que o canal quatro sempre nos habituou, daí a minha predilecção por eles, mas isso dava outro post..

A série retrata a vida de 5 irmãos (Charlie, Julia, Claudia, Bailey e o pequeno Owen) que de um momento para o outro se vêm órfãos e têm que cada um à sua maneira procurar ser responsáveis e levar a família a bom porto. Muitas vezes me emocionei ao longo das 6 temporadas da série e é um autêntico tesouro que obviamente eu vou adquirir, ficando na esperança que talvez um dia acabem por ser editadas as restantes 5 seasons..

Uma palavra final para o Chico. Foi ele que me pegou o bichinho desta série e estou-lhe bastante agradecido pois foi uma das séries que mais me marcou até hoje! Obrigado ;)