abril 27, 2006

Barça vs Arsenal: a final esperada!


O futebol nem sempre é justo, mas este ano no que à Liga dos Campeões diz respeito isso não aconteceu! O Barcelona e o Arsenal estão na final por mérito próprio, e analisando o percurso no decorrer da competição chega-se à conclusão que foram as duas melhores equipas. O Barcelona eliminou o "todo-podero$o Chelsea de Mourinho" e o "sempre finalista" Milão! O Arsenal eliminou o "galáctico" R. Madrid e a "muralha defensiva" da Juventus! Como tal, penso que é a final justa e apriori promete ser um bom espectáculo para os amantes da modalidade. De um lado a geometria de Cesc e o artista Henry e do outro, entre outros o fenómeno Ronaldinho e o leão Eto'o.

Brutal mesmo, era eu este ano voltar a conseguir ir a uma final europeia pelo 3º ano consecutivo!! não custa nada voltar a sonhar..

abril 26, 2006

"Mozart and the Whale"


Filme romântico com dois bons actores, sendo que um deles é já um dos meus actores referência: Josh Hartnett. Como eu muitas vezes digo, "Nunca me falhou!!", sendo a sua participação em "O Apartamento" a cereja no topo do bolo, mas até no seu pequeno papel em "Sin City" mostra carisma e personalidade!

Quanto ao filme vê-se bem e considero-o mesmo um pouco acima da média, dentro dos muitos filmes que há do género. Ser diferente é um ponto de vista, dependendo de quem o vê.

"Antárctida"

Um filme da Disney (sinónimo de qualidade) sobre uma história de amizade e sobrevivência entre o homem e o animal. O animal neste caso é aquele que é apelidado como "o melhor amigo do homem": o cão. Tenho que admitir que é o meu ponto fraco e como tal, adorei o filme que é muito bem conseguido e bastante emocionante.

abril 22, 2006

"Hostel"


BRUTAL!!! Tem cenas de cortar a respiração e outras de olhar pró lado, pois é dificil aguentar continuar a ver o que nos é apresentado!! Bem diferente para melhor de muitos filmes do género que depois perdem ou pelo argumento ou por aspectos que não mostram as cenas de uma forma credível para o espectador.

Recomendo, mas só aqueles que têm estômago para aguentar!

abril 09, 2006

Sporting 0:1 Porto : filhos de um deus menor!

É complicado dizer alguma coisa numa altura destas. É complicado porque provavelmente o jogo ficaria 0:0 e quem sabe se a 4 jornadas do fim e a 1 pt de diferença, o título não seria ainda possível!! Paulo Bento arriscou para ganhar e..perdeu! Fez bem? Sem dúvida! Mas...talvez fosse mais prudente não o fazer até porque o Sporting não tem claramente as armas do Porto! Mas ele era o "chefe" e esse, mesmo que haja elementos nas tropas que não ofereçam confiança total, ele tem que lutar pelo grupo!! Paulo Bento tomou a atitude que tinha que tomar para tentar vencer e passar o Porto na classificação! Mas...Paulo Bento não tinha no banco o Hugo Almeida por exemplo, tinha o Koke! Paulo Bento não tinha o Adriano, tinha o Douala! O único trunfo de Paulo Bento dava pelo nome de Nani e é apenas um miúdo de 19 anos que está na 1ª época de sénior! Por muito que custe, estas são as diferenças que se notam quando há 2 equipas tão iguais a nível de rendimento e separadas por tão poucos pontos! Mas há ainda um factor...e esse nunca esteve do lado do Sporting..ou melhor esteve uma vez, uma única vez: o ano passado na meia final da Taça Uefa em Alkmaar quando aos 120 minutos o Sporting marcava o golo que o metia na final!! Esse factor é sempre importante tê-lo! Não há campeões sem ele! É o factor sorte..

Contudo há que tirar o chapéu ao trabalho de Paulo Bento! Com um plantel limitado construiu um verdadeiro grupo e uma equipa que fez sonhar os sportinguistas, quando há uns meses atrás dizer que o Sporting iria discutir a taça e o campeonato até ao fim era motivo de anedota! O Sporting tem apenas 1 empate e 1 derrota (ontem) na 2ª volta, de repente é a 2ª defesa menos batida e isto com uma equipa boa, mas sem recursos no banco de suplentes e algo limitada. Possa a direcção estabilizar e o mister Paulo poder continuar o seu trabalho na próxima época com jogadores escolhidos por ele desde o início e teremos um caso sério! A ver vamos.

abril 07, 2006

um dos grandes: Andy Kaufman

"If you believe there's nothing up the sleeve, then nothing is cool"

Quando a 16 de Maio de 1984 os jornais americanos davam a notícia de que Andy Kaufman morria de um cancro de pulmão com a idade de 35, 80% do país não acreditou!! Um homem de princípios e que se guiou toda a vida por eles, ainda que os mesmos fossem contra tudo aquilo que poder-se-ia achar de aceitável. Andy viveu com as suas regras, teve os seus momentos de fama, mas ele queria mais, ele queria acima de tudo estar de bem com ele próprio.

Isto vem a propósito de eu ter visto há pouco um especial do Biography Channel datado de 1999 sobre a vida deste excêntrico comediante. Para quem não sabe, foi feito também no ano de 1999 um filme sobre a sua vida "Man on the Moon" no qual o seu papel foi interpretado pelo também brilhante Jim Carrey. O filme é fantástico e dava-nos a conhecer um personagem que poucos de nós portugueses conhecíamos. Mas o fabuloso de isto tudo é que após ver a biografia e comparando com o que nos é mostrado no filme, chegamos à conclusão que o filme é 100% fiel aquilo que se passou na realidade!!! Que ele era excêntrico e rebelde a gente ficava a saber pelo filme, mas o facto de ser um filme poderia levar a pensar que uma ou outra situação tivesse sido algo exagerada, o que não corresponde à realidade!! Tudo no filme é verídico, inclusivé a forma como Andy morreu, ou como 1 ano após a sua morte um dos seus personagens, Tony Clifton, apareceu num programa televisivo...

Se queres ter uma ideia da vida deste grande maluco deixo-te este link que te ajudará a conhecer um pouco melhor este fabuloso personagem. Andy Kaufman foi um dos grandes e pegando nas palavras do vocalista dos R.E.M. Michael Stype, a propósito da música "Man on the Moon" do album "Automatic for the People", "a funny, sad eulogy to a very great man".


"While all the other kids were out playing ball and stuff, I used to stay in my room and imagine that there was a camera in the wall. And I used to really believe that I was putting on a television show and that it was going out to somewhere in the world."

abril 06, 2006

o respeitinho ainda é muito lindo!

E pronto..lá acabou a aventura europeia do Benfica! Aliás, muito longe já eles chegaram para aquilo que jogam..mas vamos por partes!

Em relação ao Barcelona. Claramente neste momento a equipa está cansada e precisa urgentemente de rotatividade que as lesões e o facto do campeonato espanhol só ter ficado praticamente decidido este fim de semana, não deixou margem de manobra a Rikjaard. Aliás o facto do melhor jogador blaugrana da eliminatória ter sido Iniesta é disso consequência! É o médio mais "fresco" até porque só começou a jogar com mais assiduidade aquando da lesão de Xavi em Dezembro. Com o campeonato decidido, com a volta de pedras chave como Marquez, Edmilson e principalmente Messi e com o descanso merecido aos domingos de Eto'o e Ronaldinho pelo menos, o Barça voltará em força para as meias finais! Contudo, em relação a esta eliminatória o Barça foi justo vencedor e o 2:0 final acaba por não reflectir nem de longe a diferença entre ambas equipas, mas...chega! E o Barça que jogou ontem, jogou quanto baste. O de Lisboa, podia ter feito um resultado histórico mas o factor sorte esteve do lado encarnado.

Agora o Benfica. Na minha opinião perderam a oportunidade de uma vida! Duvido que numa eliminatória com o Barcelona tenham sequer metade da sorte que tiveram em Lisboa, mas não souberam ser audazes em Espanha!! Jogaram quase sempre à defesa e o treinador apenas arriscou algo nos ultimos 5 minutos!! Muito pouco, para quem queria chegar às meias! Tiveram hipóteses, pois tiveram mas isso são incontingências do futebol, mas a meio da 2ª parte e a precisarem de marcar pelo menos 1 golo o Benfica jogava com 4 (QUATRO) trincos: M. Fernandes, Petit, Beto e Karagounis!!! Assim, não admira que não sofressem mais golos!! Defender bem não significa meter muita gente no meio campo!! Contra o Liverpool resultou, porque o Liverpool não tem nenhum fora de série e é uma equipa muito certinha, sem rasgos ofensivos. Contra o Barcelona, foi resultando pela desinspiração e cansaço de quem podia desiquilibrar, mas assim sendo o máximo a que o Benfica podia aspirar era a 2 jogos empatados a zero!! É importante defender bem, mas também é importante saber sair a jogar de trás e o Benfica não o sabe fazer, ou pelo menos não o demonstrou! Fica o mérito de terem chegado aos quartos com um futebol que em Portugal vai dando para enganar, mas que na Europa não chega. Só mais um pormenor, o Benfica nunca perdeu o respeito ao Barcelona e aos seus jogadores! Aliás, eu não vi nos 2 jogos o Petit a reclamar uma vez com o árbitro ou a fazer daquelas entradas que em Portugal já nos habituou!! Porque será?? No final, era só sorrisos e o Luisão até trocou a camisola com o Ronaldinho ao intervalo, o R. Rocha abraçava o Eto'o...o Benfica já entrou derrotado só pelo nome do adversário (não é à toa que aparece aquele penalty aos 3m tantos eram os jogadores vermelhos na grande área), não acreditou em si próprio e teve o destino mais certo: foi eliminado!

Finalmente uma curiosidade. O Liverpool veio jogar à Luz no "deixa andar" e perdeu! O Porto veio jogar à Luz sem assumir o risco de ganhar e perdeu! O Barcelona veio com a carga toda, mas sem sorte, remetendo-se no final do jogo da Luz para o empate. Este ano só uma equipa foi jogar à Luz com o Benfica sem medo e desde cedo a mostrar o que queria. Foi o Sporting de Paulo Bento, que chegou lá, começou a perder, mas soube dar a volta, deu banho de bola e o resultado só podia ser um: ganhou! Mais do que palavras mansas, há que ter atitude! É essa a diferença entre as boas e as grandes equipas..

abril 02, 2006

Banda Sonora: "A Love Song for Bobby Long"

Eis uma das melhores bandas sonoras que conheço! Desde que vi o filme que a ouço regularmente! Tem vários estilos musicais, alguns originais cantados pelo intérprete do filme, John Travolta e o resultado é ESPECTACULAR!! Recomendo vivamente!

Aqui fica a letra de uma das faixas..

Trespassers Williams "Different stars"

So you'd sing a lullaby to get me to sleep
So it's no surprise my eyes are never heavy
For i've not seen you in the flesh for so long
That i'm not sure we would know each other at all

Oh the weight it must be light wherever you are
And i know you don't think twice wherever you are
Oh the weight it must be light wherever you are
And i know you don't think twice wherever you are

So i will hum alone, too far from you
All that i say now is nothing to you
We will lie under different stars
I am where i am and you're where you are, you're where you are.

Oh the weight it must be light wherever you are
And i know you don' t think twice wherever you are
And i'd ask if you're all right wherever you are
And do you think of me, you might, wherever you are.