junho 28, 2012

perder assim custa...


...mas "caímos de pé" e olhando olhos nos olhos, a campeã da Europa e do Mundo! Algum dia há-de chegar a nossa vez...

junho 25, 2012

acreditar..unidos...


...e não se esqueçam: sejam vocês próprios e espero que o Paulo os ponha a jogar sem medo, porque quando uma selecção muda a sua forma de jogar só porque tem pela frente uma teoricamente mais forte, é meio caminho andado para a derrota. Mantenham a identidade, vejam o vídeo, interiorizem e façam o resto!

POR TU GAL!

junho 06, 2012

um olhar sobre o Euro´12

O Europeu de Futebol começa dentro de dois dias. Como é costume aqui no estaminé, eis a minha opinião sobre o que me parece que possa vir a acontecer.
No Grupo A parece-me que há uma equipa favorita que é a Rússia. Tem um colectivo forte e é uma equipa muito compacta. Curiosamente o seu maior problema é o facto de ter calhado num grupo teoricamente mais fraco, o que fará com que tenha que tomar a iniciativa do jogo, deixando assim a sua arma mais forte (contra-ataque), provavelmente, para a fase seguinte, pois acredito que com maior ou menor dificuldade, acabará por passar. Depois temos a Polónia que joga em casa e tem alguns bons jogadores, entre eles o avançado do Bor. Dortmund, Lewandovski. O primeiro jogo é decisivo. Vencendo a Grécia têm meio caminho andado, caso contrário terão dificuldades em apurar-se. A Rep. Checa chega a este Europeu abaixo de forma e muito longe da qualidade que já nos habituou noutras competições. Não acredito que façam muita mossa nesta competição. A Grécia é, na teoria, o elo mais fraco do grupo contudo também o eram no Europeu de 2004! Tem Fernando Santos no banco (que sabe muito da poda) e poderá causar uma surpresa, já a começar no jogo inaugural, acabando por se apurar. Vamos ver.

O Grupo B é o chamado grupo da "morte" por ter 3 selecções que estão entre as 10 melhores do Mundo no ranking. A Alemanha é, na minha opinião, a selecção mais forte do grupo e a par com a Espanha a principal favorita a vencer a competição. O futebol ofensivo que Low implantou na equipa é complicado de contrariar e muito dificilmente não vencerão o grupo. Nós, Portugal, nem sei que diga! Se por um lado não tenho muita fé, por outro, o facto de entrarmos com as expectativas em baixo e sermos considerados outsiders pode jogar a nosso favor, isto porque num dia bom, temos jogadores para vencer qualquer selecção! Resta saber se os jogadores estão com vontade de jogar..ou não! A Holanda é a outra favorita a seguir em frente. O seu futebol, sempre atractivo, tem ganho consistência e convém não esquecer que são actualmente os vice-campeões mundiais. Ainda assim, nas grandes competições, Portugal tem-lhes tratado do sebo! Vamos ver do que são capazes Van Persie, Sneijder e companhia que chegam a jogar um grande futebol. Finalmente, e convém não esquecer, a Dinamarca. Praticamente todos dão o jogo com eles como vencido, mas eu acredito que vai acabar por ser esta selecção a definir quem passa no grupo. Convém relembrar que ficaram à nossa frente nas eliminatórias de apuramento...

Grupo C. A Espanha é claramente a favorita do grupo e a principal candidata a vencer a competição. Apoiada na espinha dorsal do Barcelona, o futebol implantado por Del Bosque é bastante parecido com o dos catalães e vamos ver quem os consegue contrariar. Duvido que alguém o faça! Depois temos a Itália que chega numa fase menos boa. Esta é talvez a selecção transalpina mais fraca dos últimos anos mas...são a Itália! Há sempre que contar com eles. A Irlanda pode dar a surpresa e apurar-se. Trapattoni é um dinossauro e vai ser muito difícil conseguir bater esta selecção, porque são bons tacticamente e porque o irlandês por si só tem uma força de vontade de ferro! Finalmente a Croácia que pode ser capaz do melhor e do pior. Têm alguns bons jogadores do meio campo para a frente mas uma má defesa. O que fizerem no 1º jogo, contra os irlandeses, marcará o que poderão ou não fazer neste grupo.

O Grupo D é o grupo do outro país organizador, a Ucrânia, que é na minha opinião uma das mais fracas da competição. O facto de jogarem em casa e terem um forte apoio será mesmo o seu ponto mais forte, mas duvido que ganhem sequer um jogo. A França é uma das selecções que melhor chega à competição. A renovação levada a cabo por Blanc está a dar os seus frutos e são actualmente uma das melhores selecções europeias. Seguramente seguirão em frente. A Inglaterra é outra incógnita. Os jogadores estão lá, mas como equipa deixam muito a desejar. Possivelmente jogarão para o empate no jogo inaugural com os franceses e pontuando, bastar-lhes-á, provavelmente, ganhar um jogo para seguir em frente. Finalmente a Suécia. Têm a vantagem, ou não, de começarem com a Ucrânia. Tem um ataque forte mas uma defesa algo permissiva. O 1º jogo, como referi, é fundamental.

Resumindo e se tudo correr dentro da normalidade teremos um Alemanha-Espanha na final. São as duas melhores selecções e as favoritas. No patamar seguinte estão equipas como a França e a Holanda. Mas todos sabemos que normalmente há selecções que vão crescendo com o decorrer da competição, e selecções como a Rússia e até mesmo Portugal poderão chegar longe na competição. Sexta-feira a partir das 17 horas é dado o pontapé de saída. Que role a bola!

Na imagem seguinte é possível visualizar o mapa de transmissões televisivas da 1ª fase.


junho 04, 2012

"Paulinho - Esforço, Dedicação e Devoção ao Sporting"

«O Sporting deu-me tudo e eu dei tudo ao Sporting. O Sporting é o meu lar, é a minha família e fez de mim um homem pronto para enfrentar a vida...Não tenho mãe, não tenho pai, não tenho irmãos, mas tenho o Sporting....só tenho pena que haja por aí tanto jovem sem abrigo, sem ajuda que não tem possibilidade de chegar onde cheguei...», Paulinho.

Sinceramente o livro ficou um pouco aquém, porque basicamente é um conjunto de depoimentos de figuras ilustres que privaram ao longo dos anos com o agora técnico de equipamentos (antigo roupeiro) do Sporting Clube de Portugal. Ainda assim não deixa de ser uma história inspiradora, de alguém que encontrou no Sporting o caminho para ter uma vida. Parabéns e uma palavra de apreço e orgulho ao meu Sporting, porque a grandeza de um clube não se mede só pelas bolas que entram ao fim de semana e pelos títulos que se ganham. Ser Sporting também é isto e fica o livro para o relembrar.

"Temos de Falar Sobre Kevin"

Sinceramente, faltam-me as palavras para falar sobre este "Temos que Falar Sobre Kevin". É um filme que choca, que mói, que várias vezes nos faz pensar sobre o porquê de determinadas atitudes ou situações que estamos a presenciar e nem sempre encontramos a(s) resposta(s), talvez porque se calhar ela(s) nem existe(m)! Simplesmente é assim, porque sim. Ou se calhar até existem, é possível. Lá está, este filme mexe com o espectador também por isso, porque nos põe a questionar, a pensar, e isto, para mim, também é cinema.

É seguramente um dos que aparecerá na lista final dos melhores filmes do ano. Se quiserem uma crítica mais alargada sobre o filme, aconselho a leitura desta, mas só depois de o verem.

Recomendo vivamente.