junho 27, 2011

"A Árvore da Vida"

"Someday we'll fall down and weep. And we'll understand it all, all things."

Finalmente vi o tão esperado "A Árvore da Vida". O que dizer. Nem sei por onde começar.

Se gostei? Sim, no geral gostei. Mas devo dizer que esperava muito mais!

Se me decepcionou? Sim, um pouco. Tendo em conta a temática que o trailer deixava antever, devo dizer que acabou por mexer menos comigo do que esperava.

E Malick? O costume. Filma como só ele sabe. Os seus filmes têm uma fotografia e um "silêncio" únicos. A complexidade das relações humanas, na maioria das vezes através do olhar de um miúdo, as divagações da mente e a criação do Universo estão soberbas! Neste aspecto, da realização, devo dizer que foi o que esperava, muito bom.

A história? Complexa. Diria mesmo, complexa de mais. Mas a vida, o ser humano e as suas relações não o são? Ainda assim, talvez o final do filme me tenha deixado um amargo de boca e esperasse algo diferente.

Resumindo. Malick não sabe fazer nada mal feito, mas tendo em conta a temática abordada, penso que o filme fica aquém daquilo que podia ou deveria transmitir para quem o vê. Ou então sou eu, também é possível...

n' "O Último a Sair" de ontem...



Lindo!! :')

junho 26, 2011

"Nunca Me Deixes"

Profundo. Talvez seja o melhor adjectivo para qualificar o quase desconhecido (infelizmente), "Nunca Me Deixes". Já tinha saudades de me sentar para ver um filme do qual pouco sabia e acabar de o ver, completamente rendido.

Antes de mais importa dizer que o filme é baseado numa obra de Kazuo Ishiguro, de nome "Never Let Me Go". A revista Time elegeu-a como a melhor obra de 2005 e colocou-a entre as 100 melhores de sempre. Foi passada para o grande ecrã em 2010. De facto, a história é um dos pontos fortes deste filme e aconselho a não visionarem o trailer, antes do mesmo..

Depois seria inqualificável não referir, pelo menos, dois nomes: Carey Mulligan e Andrew Garfield. Se para mais alguma coisa o filme serve, é para confirmar o enormíssimo talento destes dois. Se acabamos por nos envolver ainda mais no filme, o mérito vai por inteiro para o tremendo trabalho de ambos, especialmente de Carey, que faz de narradora. O Óscar não tardará muito, por certo..

Finalmente, o filme. Não vou dizer muito, porque acabaria por revelar o que deve ficar para o espectador descobrir por si. Apenas digo que é um filme sobre a vida e aquilo que ela nos tem para oferecer, porque nem todos têm algo tão precioso, mas que muitos teimam em menosprezar: o livre arbítrio.


Imperdível.

junho 25, 2011

livros: "Paulo Futre - El Portugués"

Bastou uma conferência de imprensa, para que um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos, ultimamente esquecido e ainda mal amado por grande parte dos sportinguistas, voltasse à ribalta. Paulo Futre estava de novo sob a luz dos holofotes!


Pessoalmente confesso que quando Dias Ferreira anunciou que o homem forte para o futebol da sua candidatura às eleições do Sporting, era Futre, pensei para comigo que o homem tinha acabado de dar um tiro no pé! Pensei eu e, acredito, terão pensado muitos sportinguistas que ainda não esqueceram a sua saída para o Porto com 17 anos ou pior ainda, o seu regresso a Portugal, anos mais tarde, para o vizinho da segunda circular. A memória nestas coisas não perdoa. Contudo, bastaram uma conferência de imprensa e várias aparições em tudo o que era programa de tv, para perceber que Futre é genuíno e humilde. E assim, bastantes anos mais tarde se ficou a saber que saiu do Sporting para o Porto, porque ia ser dispensado por Toshack e que regressou a Portugal para o Benfica, porque Sousa Cintra não cumpriu uma promessa e o deixou durante 1 dia à espera no aeroporto...mais que sempre que defrontou o Sporting, como o próprio faz questão de dizer, era contra Toshack primeiro e S. Cintra depois que jogava e nunca contra o clube que o viu nascer.

Estas histórias e muitas outras, tão ou mais interessantes (como por exemplo a ida de Figo do Barcelona para o R. Madrid! Sim. Futre teve uma quota parte importantíssima para o sucesso do negócio...infelizmente!), fazem parte deste livro que serve acima de tudo para passar um bom bocado, para conhecer um pouco mais duma das figuras ilustres do nosso desporto rei, que a foi numa altura em que o nº de estrangeiros num plantel era limitado a 4 e só 3 jogavam. Ainda assim, Futre foi rei em Espanha e um dos melhores extremos esquerdos que o mundo do futebol já viu.

Fica o livro, para já, para o conhecer um pouco melhor.

junho 23, 2011

acabou...ou não!

Acabei ontem a profissionalização...ou não! :) Ontem foi o último p-fólio (do género de frequência "supostamente" para consolidar os conhecimentos apresentados nos trabalhos práticos - e-fólios). Um p-fólio que foi um autêntico exame (7 perguntas para 1h30 para um total de 210 linhas!) a uma unidade que foi uma autêntica palhaçada! Não foi a única, mas foi a rainha nesse sentido! Saí do exame com a sensação de estúpido, depois de ter estudado horas durante os 3 dias anteriores ao exame e ter escrito, entre resumos e resumos de resumos, 17 páginas! A contar com 3/4 perguntas aparecem-nos perguntas sobre onde está a agulha no palheiro, isto num livro que tinha 200 páginas. Enfim...é a merda de ensino que temos, também ao nível da profissionalização, o que ainda é mais grave, porque noutras unidades defendem-se teses e práticas que depois (como é óbvio) ninguém pratica.

Estou aliviado por ter acabado os testes e trabalhos, mas ao mesmo tempo estou com uma sensação esquisita de impotência, perante o que nos foi apresentado. Como os testes vão a pé para quem os corrige, só lá para finais de Julho é que devemos ter as duas notas que faltam e que vão ditar se acabei de vez esta bodega ou no início de Setembro tenho direito a mais umas leituras.

Pronto. Já está. Era só isto.

junho 17, 2011

Gosto!

Primeiro van Wolfswinkel. Hoje Schaars. Ambos holandeses, ambos internacionais. Jornalecos a mandar nomes cá para fora e estes...nada! Lindo! Finalmente parece que o Sporting está a trabalhar bem e no silêncio!

Soube-se também hoje que Bendtner do Arsenal tem uma proposta do Sporting. Mostra duas coisas: ambição e critério na escolha. Mais uma vez, gosto!

Parece que os sportinguistas podem ficar descansados porque, para já, o trabalho está a ser bem feito...

junho 12, 2011

ando...

..cansado! Farto. Provavelmente porque todo o esforço e o investimento dum ano poderá cair em saco roto! Ainda assim, e porque faltam 10 dias para o fim desta treta, tem que ser. Haja força e paciência....muiiiiita paciência!

junho 06, 2011

"A Ressaca - parte II"

"A Ressaca - parte II" entretém. Mas só. Ao contrário do 1º filme que entretinha e fazia dar umas valentes gargalhadas.

Obviamente que este segundo filme já não tem o impacto que o primeiro teve, mas na minha opinião é um filme que vive muito à custa do personagem de Alan e que nalgumas coisas rende-se à piada fácil, o que raramente acontecia no predecessor.

Resumindo, passamos um bom bocado, vale a pena ver mas não se espere muito, porque o "rir e chorar por mais" praticamente ficou-se pelo primeiro filme.

não as há não...