julho 25, 2008

"O Cavaleiro das Trevas"

Fôlego recuperado e algumas horas depois, já com palavras, eis a minha opinião sobre, muito provavelmente, "o filme" de 2008: "O Cavaleiro das Trevas".

Antes de mais, o filme é absolutamente brilhante! É um autêntico carrocel, em que a câmara tal como a acção não pára um segundo que seja, dando sempre uma sensação frenética de movimento. O filme suficientemente dark e violento quando tem de o ser, com um elenco verdadeiramente notável onde todos estão mais que à altura. Destaca-se ainda assim, aquele que acaba por ser uma das personagens principais do filme, Joker. O malogrado Heath Ledger prova (se é que fosse necessário) com um papel totalmente diferente, que aquilo que mostrou entre outras personagens como Ennis del Mar, não foi mero acaso. Neste filme está ao nível de todo o filme, fenomenal. Cada sequência em que entra traz uma carga dramática e violenta tremenda só superada, infelizmente, pela ideia de que jamais o poderemos voltar a apreciar no grande ecrã. Já vi nomeações para o Óscar por muito menos...

Nolan deu ao homem-morcego o impulso que este merecia com estes 2 filmes ("Batman Begins" e este) tornando-o mais escuro e "humano". Honra lhe seja feita, porque temos aqui um filme daqueles que ficam a vaguear na nossa cabeça nos minutos seguintes à saída da sala de cinema, e que mais tarde após ordenar as ideias, facilmente concluímos que é um dos melhores filmes já realizados. Não é melhor nem pior que outros. Não há que comparar. Há apenas que dizer que "O Cavaleiro das Trevas" é grande. Muito grande.

1 comentário:

Anónimo disse...

MUIIIIIIIIIIIIITO bom..