julho 30, 2010

fica bem António

Estou muito triste. :( Tive o privilégio de o ver ao vivo 3 vezes. Estávamos à espera mas nunca se está preparado. É triste. A vida é muitas vezes injusta para quem mais luta. Ontem morreu também o, já saudoso, Tony ou o Túlio Gonzaga, entre outros. Nestas alturas não há muito a dizer...

Portugal está mais pobre.

julho 26, 2010

"Inception - A Origem": brilhante!

Depois de aberto e espalhado sobre a mesa, começamos a olhar para as peças do puzzle e a primeira reacção é não fazer ideia onde aquilo se encaixa! Estamos muito longe de ter o quadro completo. Não faz sentido. Conforme vamos colocando peças, o desenho vai-se compondo e aquelas peças que inicialmente não faziam sentido, começam a encaixar-se. Quando já sobram poucas pegamos naquela que já vislumbrámos como a peça final e com surpresa apercebemo-nos que não encaixa! Substituímos por outra e voilá! Puzzle completo. Assim se podem definir os filmes de Nolan com uma diferença: no final o puzzle, aparentemente completo, pode não o estar! Nolan gosta de deixar a dúvida em quem vê, ainda que aparentemente a nossa "imagem" do puzzle completo, bata certo...

Cobb (Di Caprio) vive oprimido com acontecimentos passados e rouba segredos e ideias às pessoas directamente das suas mentes, durante os sonhos, o que faz dele um homem poderoso mas também um alvo. Contudo, um último trabalho pode devolver-lhe a sua antiga vida. Um trabalho onde lhe é pedido que faça o inverso do que costuma fazer: instalar uma ideia na mente de alguém.

"A Origem" é brilhante! Nolan tem o condão a cada novo filme que faz se reinventar e criar algo de novo numa 7ª arte cheia de clichés e filmes sem sabor. Um filme de Nolan é sempre um desafio para o espectador que sabe, de antemão, que vai pôr a massa cinzenta a trabalhar durante o visionamento da sua obra. Nolan volta, mais uma vez, a surpreender (e se a fasquia já estava alta!!) e a dar-nos um filme daqueles que marca e fica na cabeça de quem vê durante muito tempo. Demorou perto de 10 anos até ter o argumento completo e como ele o queria, mas aí está: Nolan criou uma nova obra de culto.

O elenco brilha, como seria de esperar! Di Caprio novamente em grande (só mesmo a Academia se recusa a dar mérito a um dos melhores actores da actualidade) muito bem acompanhado por todo o cast (muitos e bons), donde destaco ainda Cotillard que pode muito bem voltar aqui a receber uma estatueta dourada. Depois há um "personagem", sempre presente, que eleva o filme a um patamar ainda mais elevado: a magnífica banda sonora de Hans Zimmer. Brutal!

Para alguns realizadores fazerem um filme como "A Origem" seria criar a obra-prima de toda uma vida! Para Nolan é somente mais um grandíssimo filme que nos faz aguardar ansiosamente pelo próximo, porque se há realizador que não defrauda os seus seguidores, esse é Christopher Nolan!

Aguardo agora com alguma curiosidade que chegue Janeiro, e com ele venham as nomeações para os Óscares da Academia! É que pelo menos 7 ("Filme" - ainda por cima agora que há 10 nomeados!, "Argumento Original", "Montagem", "Fotografia", "Banda Sonora", "Actriz Secundária" e "Efeitos Visuais") devem cair! Se assim não for lastimo, mas por outro lado congratulo-me por os filmes de Nolan não cairem no goto das "altas esferas" da 7ª arte. Porque para nós, espectadores, eles não só caem como ficam a levitar na nossa mente, como um vírus...

julho 24, 2010

Sporting 2:0 Man City

Trocas de bola rápidas e quase sempre ao primeiro toque. Controlo absoluto da posse de bola, mas sempre com os olhos virados para a baliza. Laterais bastante ofensivos e a ajudar constantemente os "extremos", o mesmo acontecendo no sentido contrário. Bastante entre ajuda entre todos os sectores. Futebol simples. Evaldo, Maniche e Valdés são mesmo reforços. Gostei.

julho 20, 2010

"Unthought Known"

Desde a primeira audição, que é uma das minhas preferidas de "Backspacer". Ao vivo funciona às mil maravilhas. Eis o novo vídeo. Yeaaaaaaaaah!


julho 17, 2010

de loucos!!

Semana absolutamente surreal!! Mas vá lá...já passou! A gaija já está em casa a recuperar da operação e a acção de formação não podia ter corrido melhor! Fica a sensação do dever cumprido, com qualidade como se quer. Mas foi do caneco...

julho 13, 2010

dá que pensar...

Já o tinha dito aqui. Dois anos depois, mantém-se actual! São campeões do mundo em Futebol, Basquetebol Gasol é campeão da NBA, Rafa Nadal o nº 1 do ranking ATP de Ténis, Alonso está na Ferrari, continuam a dominar o Hóquei em Patins e a ser uma potência no Andebol e no Futsal. Dá que pensar, não dá?

julho 11, 2010

Espanha é o novo Campeão Mundial!

No Mundial do futebol, a selecção da Espanha foi uma justa campeã! Foi uma vitória sofrida, mas justa, perante outra grande selecção que contudo na final usou e abusou da agressividade, ainda que tivesse também as suas oportunidades.

No cômputo geral quem sai a ganhar é o futebol! Porque as selecções presentes nas meias finais apresentaram um futebol atractivo durante toda a competição, o que raramente acontece nas provas importantes. Foi pois, uma lufada de ar fresco este mundial onde apenas 2 jogos se decidiram por penalties e onde apesar de uma primeira fase algo apática, teve bastante qualidade nas restantes fases.

Fica aquela que foi para mim a equipa deste mundial: na baliza Casillas (Esp); na defesa, Lahm (Ale) na direita e Coentrão (Por) na esquerda, com Puyol (Esp) e Piqué (Esp) ao centro; no meio campo Schweinsteiger (Ale) e Sneijder (Hol) ao centro, com Mueller (Ale) e Iniesta (Esp) pelos flancos. Na frente Forlan (Uru) e Villa (Esp).


Daqui a 4 anos há mais.

Pearl Jam e o amor lusitano!

Primeiro começamos pelo menos bom! 40 mil num recinto e quando chegou a hora de procurar lugar para o concerto (isto porque The Legendary Tiger Man provou ser uma belíssima surpresa!!)...longe, muito longe do palco! Valeu ainda assim o ecrã gigante colocado a meio do recinto. Depois, não é que fosse má, porque uma playlist de um concerto de Pearl Jam nunca o será, mas esperava mais músicas do último album! Finalmente, o balde de água fria: Pearl Jam não vai voltar tão depressa ao nosso país e aos palcos. :(

Posto estes pequenos lamentos, o melhor de ontem. Mais uma vez deu para constatar que Pearl Jam e Portugal nutrem um amor recícproco, diria mesmo, único! Eddie fez questão de, novamente, o demonstrar dizendo-o, olhando incrédulo muitas vezes para a multidão enquanto simplesmente tocava e deixava o público entoar o que já são hinos e até mesmo escrevendo e cantando uma música só para nós, portugueses!! Foi acima de tudo uma noite de memórias e uma noite para festejar com estes rapazolas de Seattle que se despediram, ao contrário do habitual, com um "goodbye". Resta-nos esperar e torcer para que esta pausa não seja muito longa e o regresso se dê num pavilhão ou até mesmo num estádio!



Uma nota final. O concerto terminou e a banda foi, depois de cumprimentar efusivamente os presentes, saindo um a um. Eddie ficou para o fim. Lançou um último olhar para a multidão e com a sua inseparável garrafa de vinho foi saindo. De repente parou. Voltou atrás, apanhou a bandeira de Portugal que o acompanhou no encore, meteu-a nas costas e foi embora. Um pequeno gesto que diz muito...

julho 05, 2010

momentos remember: Sandra

Em 1985 aparecia uma música que andou semanas no nº 1 do, na altura, Top Disco. Uma alemã de nome Sandra e o seu "Maria Magdalena" varreram completamente o panorama musical de então. Confesso que com os meus 8 anitos apaixonei-me pelas suas covinhas e de vez em quando lá ia buscar o single em vinyl para ouvir no gira-discos à socapa do meu irmão, porque ele não gostava que eu mexesse na máquina!

Mais tarde, Sandra seria a voz dos Enigma. Mas agora, é tempo de recordar. PLAY.


julho 04, 2010

mai uma!!

Porque felizmente há coisas que nunca mudam! Ontem foi mais um :)

Baaaaaza!

Confesso que a minha primeira reacção foi de choque! "O nosso capitão vendido a um rival!!??!!". A emoção falou mais alto nos momentos seguintes e permaneci incrédulo à espera de desenvolvimentos. Ao fim da tarde (e a notícia continua sem confirmação oficial um dia depois! A CNVM anda a dormir?) e depois de ler algumas opiniões, raciocinar e voltar o filme atrás, concluo que é capaz de ser o melhor mesmo!

João Moutinho era para mim "o último dos moicanos". Aquele jogador raçudo que sentia a camisola e o emblema como poucos...até há 2 anos atrás! Já o ano passado tinha feito birra e só faz falta quem quer jogar no Sporting Clube de Portugal! Jogadores há muitos. Mais uma vez fica é provado que o Sporting tem a melhor escola a formar jogadores, mas continua a precisar de melhorar muito na formação de homens...

julho 03, 2010

"Invictus"

Eis mais um grande filme do mestre Eastwood!

"Invictus" acompanha o fenómeno que foi o Campeonato Mundial de Rugby que decorreu na África do Sul em 1995, numa altura em que Nelson Mandela (Freeman) tinha sido eleito há 1 ano depois de 27 anos preso numa cela minúscula. A África do Sul ainda se encontrava totalmente dividida e é num dos símbolos do apartheid, a selecção nacional de rugby, que Mandela pega para mostrar a todo o país que é possível perdoar e seguir em frente. Para conseguir chegar a bom porto Mandela inspira o capitão de equipa, François Pienaar (Damon), para liderar aquele conjunto de homens e mostrar a um povo que a união faz a força, mesmo nos momentos mais difíceis.

"Invictus" é um filme inspirador e tocante que nos mostra dois grandiosos actores (foram ambos nomeados para os Óscares) na pele de dois seres humanos exemplares. Mandela é uma enorme fonte de inspiração onde este mundo deveria pôr os olhos ao mesmo tempo que metia a mão na consciência. Durante 27 anos esteve preso numa pequena cela e a primeira coisa que faz quando é posto em liberdade, é perdoar quem o lá pôs e sonhar em criar um país forte, unindo duas raças que até há bem pouco tempo se matavam uma à outra. Um exemplo, num bom filme que vale a pena ver.

julho 01, 2010